Familiares de desaparecidos pedem busca para resolver mistério do voo MH370

Uma associação de familiares dos 239 desaparecidos no voo MH370 da Malaysia Airlines, que caiu no dia 8 de março de 2014, pediu neste domingo uma nova busca para resolver o mistério do que aconteceu com a aeronave.

Em um evento público realizado em Kuala Lumpur, poucos dias antes do quinto aniversário da tragédia, o grupo “voice 370” renovou o seu pedido às autoridades da Malásia para iniciar uma nova busca, que seria a terceira desde a queda da aeronave.

Muitos de nós continuamos lutando todos os dias. Queremos respostas sobre o que, por que ou como, e, se for necessário, quem. Nos deem a verdade”, declarou sobre o palco, KS Narendran, esposa de um dos desaparecidos.

Investir na pesquisa é um investimento para a segurança da aviação global. Se o avião for encontrado, ele irá beneficiar a todos”, afirmou Grace Nathan, cuja mãe viajava no avião, ao descrever a tragédia como “uma ferida que não pode ser curada”, afirmou. A cerimônia, transmitida ao vivo pelas redes sociais, contou com a presença do ministro dos Transportes da Malásia, Anthony Loke.

“Os esforços para encontrar o avião não foram abandonados, ainda estamos esperançosos em dar respostas sobre o que aconteceu”, afirmou o ministro.

As duas missões de rastreamento anteriores, centradas em uma parte do Oceano Índico, não encontraram os restos do avião. Oliver Plunkett, CEO da Ocean Infinity, empresa responsável pela segunda busca, ofereceu um novo rastreamento do fundo do mar, de graça, para tentar localizar o avião. Seria cobrado somente se a operação “tiver sucesso”, disse ele em um vídeo gravado.

Os investigadores concluíram após analisar várias peças encontradas na costa leste da África e que foram confirmados pertencentes à aeronave, um Boeing 777, que o avião acabou caindo no Oceano Índico depois de consumir todo o combustível.

O MH370 desapareceu dos radares no dia 8 de março de 2014, cerca de 40 minutos depois de decolar em Kuala Lumpur, a caminho de Pequim, depois que alguém desligou os sistemas de comunicação, segundo a investigação oficial.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Estudo descobre 1,8 bilhão de árvores no deserto do Saara e no Sahel

Um estudo publicado na revista Nature descobriu que na região do Saara Ocidental e no Sahel, há mais de um bilhão de árvores. No meio da aridez do local, a surpreendente descoberta colocou um novo …

Guerra Fria 2.0 entre EUA e China será uma batalha tecnológica, dizem especialistas

A batalha mundial pelo domínio da alta tecnologia está cada vez mais centrada em EUA e China. Com confronto aberto no caso da Huawei, especialistas do clube Valdai alertam para uma longa guerra fria tecnológica …

Combate à corrupção reduz mortalidade infantil, aponta estudo

Auditorias anticorrupção realizadas em municípios brasileiros entre 2003 e 2015 reduziram a mortalidade infantil. Esta é a principal conclusão de um estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, que relacionou o …

2.300 maneiras de prevenir o Covid-19 foram mapeadas por universidade brasileira

Está disponível online a Plataforma das Universidades contra COVID-19 organizada pelo Projeto Ciência Popular e desenvolvida em parceria com a Empresa Júnior de Sistemas de Informação da EACH/USP (Síntese Jr.). Em setembro havia sido publicado o …

Debate nos EUA: Trump não disse nada de novo para reverter vantagem de Biden, diz historiador

O segundo e último debate entre o presidente americano, Donald Trump, e seu rival democrata Joe Biden, nesta quinta-feira (22), em Nashville, foi mais civilizado do que a primeira confrontação entre os dois candidatos …

Mais humanos estão evoluindo para ter três artérias nos braços; entenda porquê

Não se engane ao achar que o corpo humano não está em constante evolução. Pesquisadores australianos descobriram recentemente que o nosso organismo parece estar, aos poucos, desenvolvendo uma nova artéria no braço: a artéria mediana. Esse …

Tesla supera expectativas e apresenta quinto trimestre consecutivo de lucros

A Tesla divulgou nesta quarta-feira (21) seus resultados financeiros relativos ao terceiro trimestre de 2020. E as notícias foram boas: além de apresentar lucros pelo quinto trimestre consecutivo, a montadora elétrica apresentou os três meses …

Bitcoin alcança valor máximo anual após anúncio do PayPal

Nesta quarta-feira (21), o PayPal anunciou que vai lançar um sistema que permite efetuar compras e vendas em moedas digitais. Nesta quarta-feira (21), o bitcoin alcançou seu valor máximo neste ano, acima de US$ 13.200 (R$ …

Papa Francisco defende união civil homossexual

Pela primeira vez desde que assumiu a liderança da Igreja Católica, pontífice se manifesta a favor da união civil entre pessoas do mesmo sexo. "Gays têm direito a ter família, são filhos de Deus", diz …

Obama faz campanha para Biden e tenta ganhar votos republicanos com evento drive-in na Pensilvânia

Em seu primeiro evento presencial do ano, o ex-presidente Barack Obama vai participar de uma campanha drive-in na noite desta quarta-feira (21) na Pensilvânia. A expectativa é que Obama conquiste eleitores negros no sul …