Famílias denunciam Danone após descoberta de vermes em leite infantil da marca

Ao menos cinco famílias francesas abriram um processo contra a gigante Danone, depois da descoberta de vermes em latas de leite infantil da gama Gallia. A empresa pede que os consumidores devolvam os produtos contaminados “para análises aprofundadas”.

O caso comoveu a França depois que uma família de Saint-Malo, no noroeste do país, denunciou a empresa. O bebê do casal, de três meses, regurgitou um verme de “de vários centímetros” após ter ingerido uma mistura que levava o leite em pó Gallia, segundo o jornal Ouest France.

A Danone reconheceu nesta sexta-feira (28) que está recebendo reclamações de pais sobre a contaminação do produto. “Pedimos a todas as famílias que nos contatem para que possamos encontrar uma explicação”, afirma Florent Lalanne, diretor de setor de casos de saúde da Danone. Segundo ele, a situação é surpreendente. “É algo excepcional. Queremos entender como esses vermes puderam aparecer no produto”, reiterou.

“Não acreditamos que isso aconteça durante a produção porque o pó do leite nunca é exposto. Se houvesse um corpo estranho, não poderia permanecer vivo”, explicou Lalanne. “A hipótese mais provável é que a falha tenha acontecido após a passagem do produto pelo local de produção”, completou.

Leite é produzido na Irlanda

Até o momento, as duas latas de leite que os consumidores das regiões de Puy-de-Dôme (centro) e Landes (sudoeste) enviaram de volta à empresa fazem parte de lotes diferentes e foram produzidas com dois meses de diferença.

Os produtos vieram de uma mesma fábrica da empresa em Wexford, na Irlanda. Famílias das regiões da Bretanha (noroeste), Var e Bouches-du-Rhône (sudeste) também dizem ter encontrado vermes em latas do leite Gallia.

A Danone disponibilizou um número exclusivo para assistência de consumidores na França: 0800 202 202. As reclamações também podem ser feitas no site: laboratoire-gallia.fr. A gama de leite em pó infantil Gallia não é comercializada no Brasil.

Essa não é a primeira vez que uma gigante do setor alimentar na França enfrenta um problema sanitário envolvendo produtos infantis.

Em 2017, o grupo Lactalis se viu envolvido em um imenso escândalo de contaminação com salmonela de uma de suas gamas de leite para crianças.

Em 2018, o governo anunciou um plano reforçado de controle dos estabelecimentos onde esse tipo de produto é fabricado e armazenado. Um ano depois, um novo alerta sobre contaminação com salmonela de produtos para nutrição de crianças veio à tona novamente contra a Lactalis e também contra a francesa Savencia.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

TikTok impõe restrições em anúncios de emagrecimento para combater gordofobia

O TikTok anunciou nesta quarta-feira (23) uma série de novas regras que restringem a veiculação de anúncios de aplicativos e suprimentos de emagrecimento dentro da plataforma. Segundo o comunicado oficial da rede social, o objetivo das …

Volkswagen vai indenizar ex-trabalhadores que denunciaram ditadura militar no Brasil

A subsidiária da montadora alemã Volkswagen anunciou que vai indenizar ex-trabalhadores por violações de direitos humanos no Brasil. Como reconhecido pela própria empresa, seus serviços de segurança interna colaboraram com a ditadura militar brasileira …

Coreia do Sul acusa Norte de ter matado brutalmente um de seus funcionários desaparecido

A Coreia do Sul afirmou que um dos funcionários de seu Ministério dos Oceanos e Pesca foi morto e queimado após ter desaparecido durante o serviço no mar. O funcionário de 47 anos teria desaparecido nesta …

Pedaço de gelo quase do tamanho do Recife se descola da última plataforma do Ártico

Um pedaço de quase 110 quilômetros quadrados de gelo se desprendeu da última plataforma de gelo da Groenlândia, chamada de Nioghalvfjerdsfjorden ou 79N. A título de comparação, o tamanho da parte que se soltou equivale …

Blue Origin quer criar habitats espaciais comerciais já na década de 2020

Parece que a Blue Origin, empresa de Jeff Bezos focada em voos espaciais comerciais, está mesmo querendo entrar no novíssimo e vindouro mercado de habitats na órbita da Terra — e pode ter a NASA …

Brasil é líder em conflitos socioambientais na Amazônia

Dono da maior extensão de Floresta Amazônica, o Brasil também é campeão em conflitos socioambientais na região. Um levantamento inédito comparando a situação de quatro países mostrou que, dos 1.308 confrontos registrados em 2017 e …

Lukashenko toma posse em cerimônia secreta em Belarus

O presidente de Belarus prestou juramento, nesta quarta-feira (26), em uma cerimônia mantida em sigilo. Este é o sexto mandato do chefe de Estado, no poder há 26 anos. "Alexander Lukashenko prestou juramento no idioma bielorrusso, …

Pássaros sacrificados como oferenda aos deuses são encontrados no Egito

Milhões de aves, que teriam sido utilizadas como oferenda aos deuses Hórus, Rá ou Thoth foram encontradas por uma equipe de arqueólogos no Egito. Os arqueólogos da Universidade Claude Bernard Lyon estavam trabalhando nas escavações de …

Navalny deixa hospital em Berlim

Oposicionista russo recebe alta após um mês de tratamento para curar envenenamento por agente neurotóxico do tipo Novitchok. Médicos dizem que recuperação total é possível, mas não sabem estimar efeitos de longo prazo. O oposicionista russo …

Governo pede suspensão de filme da Netflix após acusações de pedofilia

Após diversas acusações de pedofilia nas redes sociais ao filme Lindinhas, que estreou com exclusividade na Netflix, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos pediu a suspensão e investigação sobre sua distribuição …