Vermes gigantes originários da Ásia e da África estão invadindo a França

Pierre Gros

Vermes cabeça de martelo invasores (Diversibipalium multilineatum)

Segundo um estudo recente, espécies invasoras de vermes invadiram o território francês vindas dos territórios ultramarinos do país na Ásia e na África.

Diferentes variedades de vermes gigantes, com 40 centímetros de comprimento, estão invadindo o território francês. Uma equipe, liderada por Jean-Lou Justine, zoólogo do Museu Nacional francês de História Natural, realizou o primeiro estudo destas espécies invasoras, sendo o artigo científico publicado na Peerj.

Vários destes vermes invasores, incluindo platelmintos (Platydemus manokwari), já tinham sido reportados na França. No entanto, a maioria dessas espécies são animais pequenos, com menos de cinco centímetros. Mas os platelmintos de cabeça de martelo são gigantes entre esse tipo de verme, com algumas espécies a alcançar um metro de comprimento.

De acordo com o estudo, o fato de os vermes cabeça de martelo se espalharem por todo país significa que não encontram resistência por parte da fauna natural. O estudo defende que o processo de globalização e comércio internacional crescente contribuem para a disseminação desses tipos raros de animais.

Mas a invasão configura um sério problema: a espécie é uma forte predadora de animais do solo, incluindo minhocas, e, por isso, são uma possível ameaça para a biodiversidade dos animais nativos e para a ecologia do solo, embora o impacto ecológico ainda não tenha sido estudado.

Duas espécies registradas na França, Bipalium kewense e Diversibipalium multilineatum, são espécies gigantes, com até 40 centímetros de comprimento. Uma espécie relativamente pequena, Bipalium vagum, foi encontrada na maioria dos territórios tropicais. A espécie Diversibipalium sp. “azul”, detectada em Mayotte, uma ilha francesa na costa leste da África, tem um tom turquesa brilhante impressionante.

As observações são principalmente de cientistas amadores, tendo os cientistas recebido mais de 100 contribuições. Algumas datam de 1999.

Laurent Charles

Verme cabeça de martelo azul encontrado em Mayotte

Os estudos moleculares, baseados em sequências da citocromo oxidase tipo 1, mostram que as espécies não apresentam variação genética. As espécies são clonais, ou seja, geneticamente idênticas, e se reproduzem assexuadamente.

Os autores ficaram surpreendidos quando descobriram que os vermes de 40 centímetros de comprimento poderiam invadir um país europeu desenvolvido por mais de duas décadas sem nenhuma resposta das autoridades científicas.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …