Vermes gigantes originários da Ásia e da África estão invadindo a França

Pierre Gros

Vermes cabeça de martelo invasores (Diversibipalium multilineatum)

Segundo um estudo recente, espécies invasoras de vermes invadiram o território francês vindas dos territórios ultramarinos do país na Ásia e na África.

Diferentes variedades de vermes gigantes, com 40 centímetros de comprimento, estão invadindo o território francês. Uma equipe, liderada por Jean-Lou Justine, zoólogo do Museu Nacional francês de História Natural, realizou o primeiro estudo destas espécies invasoras, sendo o artigo científico publicado na Peerj.

Vários destes vermes invasores, incluindo platelmintos (Platydemus manokwari), já tinham sido reportados na França. No entanto, a maioria dessas espécies são animais pequenos, com menos de cinco centímetros. Mas os platelmintos de cabeça de martelo são gigantes entre esse tipo de verme, com algumas espécies a alcançar um metro de comprimento.

De acordo com o estudo, o fato de os vermes cabeça de martelo se espalharem por todo país significa que não encontram resistência por parte da fauna natural. O estudo defende que o processo de globalização e comércio internacional crescente contribuem para a disseminação desses tipos raros de animais.

Mas a invasão configura um sério problema: a espécie é uma forte predadora de animais do solo, incluindo minhocas, e, por isso, são uma possível ameaça para a biodiversidade dos animais nativos e para a ecologia do solo, embora o impacto ecológico ainda não tenha sido estudado.

Duas espécies registradas na França, Bipalium kewense e Diversibipalium multilineatum, são espécies gigantes, com até 40 centímetros de comprimento. Uma espécie relativamente pequena, Bipalium vagum, foi encontrada na maioria dos territórios tropicais. A espécie Diversibipalium sp. “azul”, detectada em Mayotte, uma ilha francesa na costa leste da África, tem um tom turquesa brilhante impressionante.

As observações são principalmente de cientistas amadores, tendo os cientistas recebido mais de 100 contribuições. Algumas datam de 1999.

Laurent Charles

Verme cabeça de martelo azul encontrado em Mayotte

Os estudos moleculares, baseados em sequências da citocromo oxidase tipo 1, mostram que as espécies não apresentam variação genética. As espécies são clonais, ou seja, geneticamente idênticas, e se reproduzem assexuadamente.

Os autores ficaram surpreendidos quando descobriram que os vermes de 40 centímetros de comprimento poderiam invadir um país europeu desenvolvido por mais de duas décadas sem nenhuma resposta das autoridades científicas.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Preço para voar em nave da Boeing será 60% mais caro do que na da SpaceX

O inspetor-geral da NASA divulgou nesta quinta-feira (14) um relatório sobre o Programa Commercial Crew, com detalhes sobre os problemas técnicos enfrentados pelas empresas SpaceX e Boeing no desenvolvimento de suas espaçonaves - Crew Dragon …

A corrida para salvar 33 marinheiros e 1 cachorro da ilha onde missionário foi morto por nativos há 1 ano

"Homens selvagens, provavelmente mais de 50, com armas caseiras, estão fazendo dois ou três barcos. Temo que eles nos alcancem no pôr do Sol. A vida de todos os tripulantes está em risco." A corrida contra …

Gigante chinesa do comércio eletrônico vende U$ 1 bilhão em 1 minuto

Sessenta e oito segundos. Esse foi o tempo que consumidores chineses levaram para gastar seu primeiro bilhão de dólares em vendas pela internet numa tradicional liquidação do país. O resultado surpreendente de vendas foi alcançado …

“A Tumba”: depósito de lixo nuclear está começando a se romper e afundar nas Ilhas Marshall

Antes de lançar a primeira bomba atômica do mundo, os EUA fizeram vários testes de detonações em locais remotos. O problema é que toda a radiação está até hoje nesses lugares, sendo que um desses …

Brasil dá 'sinal positivo' e valoriza participação no BRICS, diz especialista

Contrariando estimativas de que o governo de Jair Bolsonaro reduziria a importância do BRICS na sua política externa, o Brasil demonstra empenho e compromisso com o bloco, segundo especialista ouvido pela Sputnik. Em entrevista à Sputnik, …

Elon Musk fala em "curar o autismo" com as inovações da Neuralink

Participando de um podcast voltado à discussão da inteligência artificial (IA), o CEO da Neuralink, Elon Musk, erroneamente afirmou que sua empresa será capaz de curar distúrbios neurológicos como a esquizofrenia e o Alzheimer, além …

Bomba-H da Coreia do Norte seria 17 vezes mais poderosa que a de Hiroshima

Dados de satélite japonês forneceram detalhes do teste de uma arma termonuclear, realizado em 2017, indicando que sua explosão teria sido 17 vezes mais poderosa do que a bomba de Hiroshima. A Coreia do Norte estimou …

Aquecimento global afetará saúde das novas gerações, diz relatório

Um relatório publicado nesta quinta-feira na revista científica The Lancet, a poucas semanas da conferência internacional para o clima (COP25), alerta para os riscos sanitários relacionados ao aquecimento global e às emissões de gás carbônico. O …

Estudante abre fogo em escola na Califórnia

Ao menos duas pessoas morreram e outras três ficaram feridas depois que um aluno abriu fogo nesta quinta-feira (14/11) numa escola secundária no sul da Califórnia, nos Estados Unidos, causando pânico entre estudantes e funcionários. …

Governo italiano deve decretar estado de catástrofe natural em Veneza

Metade da cidade está debaixo d’água, atingida pela pior cheia em 53 anos. O nível subiu 187 cm na terça-feira (12), o segundo mais alto desde 1966. A situação levou o governo a decidir decretar …