Bizarro mecanismo em vermes pode nos ajudar a enganar a morte

Pela primeira vez, os cientistas observaram o fenômeno do rigor mortis – a “rigidez da morte” – se apoderando de vermes moribundos. Mas parece que os vermes conseguem voltar atrás e enganar a morte.

“O que realmente nos surpreendeu no início foi que o rigor mortis em vermes começa enquanto ainda estão vivos“, explica o biólogo molecular Evgeniy Galimov, do University College, em Londres. O estudo foi publicado na semana passada nos Cell Reports.

Nos humanos, a morte acontece quando o coração para de bater e nosso cérebro deixa de funcionar – mas nossos processos fisiológicos não possuem equivalentes exatos nos minúsculos Caenorhabditis elegans, e é por isso que o “ceifeiro” tem que abordar as coisas de forma um pouco diferente aqui.

“A morte por insuficiência circulatória, como nos mamíferos, não acontece nos C. elegans”, diz Galimov. “Os vermes são tão pequenos que não precisam de um sistema circulatório para obter oxigênio para a respiração”.

Em 2013, membros da mesma equipe de pesquisa descobriram o “aspecto” da morte neste nematoide transparente, capturando uma notável “explosão de fluorescência azul intensa”, que ondula através de seus corpos à medida que as células morrem.

Desta vez, os pesquisadores mergulharam mais profundamente, descobrindo que a onda azul de necrose é acoplada a um rigidez do tipo rigor mortis, enquanto os músculos do verme se restringem em uma contração final de morte – mesmo que o resto do corpo continue se mexendo como se nada de especial estivesse ocorrendo.

O problema aqui é o cálcio. À medida que a morte se espalha pelo corpo, as células moribundas desencadeiam a morte das células adjacentes, liberando produtos químicos, e no momento em que a onda imparável atinge o intestino, a fluorescência azul é gerada por uma explosão de ácido antranílico.

“É como um ‘ceifeiro’ azul, rastreando a morte à medida que ela se espalha por todo o organismo até que toda a vida acabe”, explicou David Gems, membro da equipe.

Provavelmente, você deve estar se perguntando o que a morte do verme tem a ver com a mortalidade humana.

Essa é uma excelente pergunta, e é algo que a equipe também quer saber. Embora existam muitas diferenças entre os corpos humanos e os nematoides, também existem semelhanças e, se pudermos obter o suficiente sobre quais são, isso poderia nos ajudar a entender formas de prevenir a morte.

No centro do quebra-cabeças está a ATP (trifosfato de adenosina), unidade molecular de transferência de energia encontrada em todos os seres vivos.

As células liberam o cálcio mortal quando a ATP se esgota, mas ainda não está claro exatamente como, por que e quando os níveis de ATP caem, e em que ponto a morte em um organismo se torna inevitável.

Neste estudo, os níveis de ATP não diminuíram significativamente até que os nematoides estivessem muito próximos da morte, o que poderia nos ajudar- a entender mais sobre a senescência – como nossos corpos se deterioram com a idade.

“Descobrir a rigor mortis em vermes é emocionante, pois destaca um passo fundamental na cadeia de eventos desde a idade adulta saudável até a morte por velhice”, diz Gem. “Isso nos ajuda a entender a morte nos seres humanos, e talvez no futuro para evitar a morte em pacientes fatalmente doentes”.

Antes de chegar lá, porém, há muito mais pesquisas a serem feitas. O que mais os C. elegans podem nos contar sobre os processos de morte do organismo? Eles podem ser modificados? Talvez até resistir.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …