Vermes congelados durante 32 mil anos “ressuscitam” na Sibéria

Um grupo de cientistas russos conseguiu “ressuscitar” vermes – nematoides ancestrais – que permaneceram congelados na Sibéria durante 32 mil anos. Esse sucesso poderá contribuir para a preservação de animais ou órgãos a baixas temperaturas e até ajudar a realizar longas viagens ao espaço.

Os nematoides são uma família de vermes microscópicas que reúne mais de 24 mil espécies diferentes.

Biólogos do Instituto de Edafologia da Academia de Ciências da Rússia e da Universidade Lomonosov de Moscou encontraram seis espécies desses animais congelados em amostras de terra do norte da Sibéria. Estima-se que as amostras encontradas sejam datadas entre 32 e 42 mil anos.

Os cientistas separaram os corpos dos nematoides das amostras de terra que os envolviam. Colocando-os, depois, em um recipiente com uma mistura nutritiva a uma temperatura de 20 °C. Pouco tempo depois, os pequenos vermes começaram a mostrar sinais de vida.

“Recebemos os primeiros dados que demonstram as capacidades dos organismos multicelulares de entrarem em criobiose prolongada“, disseram os pesquisadores, citados pelo portal Gazeta.ru.

Segundo o estudo, publicado na revista Doklady Biological Sciences, a primeira amostra, de 32 mil anos, continha nematoides da espécie Panagrolaimus. Os vermes foram encontrados a uma profundidade de 30 metros. Já a segunda amostra, com 42 mil anos, foi descoberta a apenas 3,5 metros de profundidade e continha a espécie Plectus.

Os cientistas já sabiam que os nematoides possuem boas capacidades de sobrevivência. Em estudos anteriores, pesquisadores já tinham conseguido “ressuscitar” alguns animais encontrados em folhas secas com 40 anos. No entanto, a descoberta não pode ser comparada a vermes congelados com 42 mil anos.

“É óbvio que os nematoides do Pleistoceno têm certos mecanismos adaptativos que podem ter importância científica e prática em várias áreas, como a criomedicina, a criobiologia e a astrobiologia”, concluem os autores do estudo.

Os pesquisadores acreditam ainda que a pesquisa pode ser uma contribuição significativa para futuras viagens espaciais. Frente à necessidade de atravessar enormes distâncias cósmicas, a humanidade precisará conseguir algum tipo de anabiose para poder sobreviver durante centenas ou talvez milhares de anos durante essas viagens.

No entanto, os biólogos realçam também o outro lado da descoberta: ninguém sabe o que ainda está escondido no pergelissolo – solo permanentemente congelado – e, se vai descongelar algum dia.

Apesar dos nematoides não representarem qualquer problema, no solo podem existir bactérias, vírus, fungos e até animais desconhecidos – e não se sabe como esses “seres ressuscitados” poderiam afetar nosso ecossistema no futuro.

[sc name=”assina2″ by=”Ciberia” url=”https://br.sputniknews.com/ciencia_tecnologia/2018072811823030-vermes-congelados-siveria-ressuscitar-nematoides/” source=”Sputnik” url2=”https://zap.aeiou.pt/vermes-congelados-32-mil-anos-ressuscitam-siberia-212367″ source2=”ZAP”

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Sauditas vão assumir morte de jornalista: foi um interrogatório que "não correu bem"

As autoridades sauditas, que negaram ter dado ordens para matar o jornalista Jamal Khashoggi, estão elaborando um relatório em que admitem a morte do jornalista e a justificam como resultado de um interrogatório que "não …

Startup brasileira oferece curso gratuito sobre estratégias do Vale do Silício

Um novo curso à distância promete ajudar os empresários brasileiros a descobrirem os segredos do sucesso do Vale do Silício. Oferecido pela Qulture.Rocks, startup de tecnologia para gestão de desempenho empresarial, o curso sobre OKRs (Objectives …

Se não pararmos de comer carne, vamos acabar com o planeta

Cada cidadão deverá reduzir em 75% o seu consumo de carne de vaca, 90% de carne de porco, comer metade da quantidade de ovos e triplicar o consumo de sementes e frutas secas. Segundo um estudo, …

TSE remove inserção de Haddad com informação falsa sobre Bolsonaro

O ministro Sergio Banhos, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou que a campanha do presidenciável do PT, Fernando Haddad, cesse a divulgação de uma propaganda eleitoral segunda a qual o candidato do PSL à Presidência, …

Igreja Ortodoxa rompe com Constantinopla: maior cisma do Cristianismo em 1.000 anos

A Igreja Ortodoxa Russa decidiu nesta segunda-feira (15), durante o Sínodo que realiza em Minsk, em Belarus, romper todos os vínculos com o Patriarcado de Constantinopla, anunciou o arcebispo metropolitano Hilarion. "O Santo Sínodo decidiu romper …

Menino morre após ser atingido por disparo de arma feito por garoto de 12 anos

Um menino de 11 anos foi morto em Guarantã do Norte, no Mato Grosso, depois de outro garoto, de 12 anos, usar uma arma. De acordo com informações da Polícia Judiciária Civil, o fato aconteceu …

Clube Republicano: Trump com uma Coca-Cola Light ao estilo dos cães jogando pôquer

Há um novo quadro nas paredes da Casa Branca: “Clube Republicano”, no qual Donald Trump aparece à mesa com outros dez presidentes republicanos. O que se bebe? Coca-Cola Light. Andy Thomas, o artista de Missouri que, …

Governo decide manter começo do horário de verão em 4 de novembro

O Palácio do Planalto informou nesta terça-feira (15) que o início do horário de verão será mantido no dia 4 de novembro, cancelando um novo adiamento. Geralmente, o horário começa em outubro, mas foi adiado …

Bolsonaro diz que "quem vai mandar no Brasil serão os capitães"

O candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, visitou nesta segunda-feira (15) a sede do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Bolsonaro chegou ao quartel, em …

A Teoria do Cabelo Macio: o último artigo publicado de Stephen Hawking

Artigo sobre entropia dos buracos negros e a Teoria do Cabelo Macio foram completados dias antes da morte do físico, em março. De acordo com o The Guardian, o último artigo do físico Stephen Hawking foi divulgado pelos físicos …