É a primeira vez que um biocombustível derivado do café é usado nos transportes públicos de Londres. A partir desta segunda-feira (20), parte do combustível usado nos double deckers londrinos é feito a partir de borras de café.
A startup londrina Bio-Bean, que produziu um combustível à base de óleo de café, garante que já produziu biodiesel suficiente para abastecer um ônibus durante um ano, revelando que isso equivale a borras de café de 2,5 milhões de xícaras.
Segundo a TSF, o processo passa por recolher o desperdício de café dos estabelecimentos comerciais da cidade, processando-os de forma a extrair um óleo. O biocombustível é então criado com a mistura do óleo extraído das borras do café com diesel B20.
A par desta iniciativa, a capital do Reino Unido tenta então substituir os ônibus convencionais por modelos híbridos (elétricos e a combustão) ou movidos exclusivamente a eletricidade.
Para conseguir reduzir as emissões dos transportes na cidade, o órgão responsável pelos transportes públicos, a Transport for London (TfL), tem investido cada vez mais no uso de biocombustíveis. A TfL já usava biocombustíveis feitos a partir de gordura animal ou óleo de cozinha.
No entanto, esta é a primeira vez que um biocombustível derivado do café é adicionado ao sistema de transportes públicos de Londres. Os ônibus podem ser abastecidos diretamente com o combustível sem necessitar de qualquer adaptação.
De acordo com a Bio-Bean, os londrinos produzem 200 mil toneladas de resíduos de café por ano. O Reino Unido consome cerca de 55 milhões de xícaras de café por dia, segundo a British Coffee Association.
“A iniciativa é um ótimo exemplo do que pode ser feito com o lixo, um recurso completamente inexplorado”, conclui Arthur Kay, fundador do projeto.
Ciberia // ZAP