Famosos ônibus de Londres agora são movidos a café

philippreiner / Pixabay

É a primeira vez que um biocombustível derivado do café é usado nos transportes públicos de Londres. A partir desta segunda-feira (20), parte do combustível usado nos double deckers londrinos é feito a partir de borras de café.

A startup londrina Bio-Bean, que produziu um combustível à base de óleo de café, garante que já produziu biodiesel suficiente para abastecer um ônibus durante um ano, revelando que isso equivale a borras de café de 2,5 milhões de xícaras.

Segundo a TSF, o processo passa por recolher o desperdício de café dos estabelecimentos comerciais da cidade, processando-os de forma a extrair um óleo. O biocombustível é então criado com a mistura do óleo extraído das borras do café com diesel B20.

A par desta iniciativa, a capital do Reino Unido tenta então substituir os ônibus convencionais por modelos híbridos (elétricos e a combustão) ou movidos exclusivamente a eletricidade.

Para conseguir reduzir as emissões dos transportes na cidade, o órgão responsável pelos transportes públicos, a Transport for London (TfL), tem investido cada vez mais no uso de biocombustíveis. A TfL já usava biocombustíveis feitos a partir de gordura animal ou óleo de cozinha.

No entanto, esta é a primeira vez que um biocombustível derivado do café é adicionado ao sistema de transportes públicos de Londres. Os ônibus podem ser abastecidos diretamente com o combustível sem necessitar de qualquer adaptação.

De acordo com a Bio-Bean, os londrinos produzem 200 mil toneladas de resíduos de café por ano. O Reino Unido consome cerca de 55 milhões de xícaras de café por dia, segundo a British Coffee Association.

“A iniciativa é um ótimo exemplo do que pode ser feito com o lixo, um recurso completamente inexplorado”, conclui Arthur Kay, fundador do projeto.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Agora sabemos sobre o que os orangotangos estão conversando: estudo

Um novo estudo da Universidade de Exeter desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os pesquisadores passaram dois anos filmando mais de 600 horas do comportamento …

Cientistas desenvolvem holograma com som e toque iguais aos de Star Wars

Quando pensamos em desenvolver tecnologias baseadas nos filmes de Star Wars, a primeira, segunda e terceira coisa que passa pela cabeça dos fãs é a criação de sabres de luz da vida real. Mas, para os …

Secom diz que não há 'indicativo de câncer de pele' em Bolsonaro

Após o presidente Jair Bolsonaro declarar que tinha feito exame para investigar "possível câncer de pele", a Secretaria de Comunicação da Presidência disse por nota que não havia qualquer indicativo da doença. O chefe de Estado …

Evo Morales vai fazer da Argentina o seu comitê de campanha para as eleições na Bolívia

Em uma operação secreta, o ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, chegou à Argentina de onde vai comandar a campanha do seu partido para as próximas eleições. Depois de passar quase um mês no México, …

Boris Johnson vence por ampla margem no Reino Unido

O Partido Conservador do atual primeiro-ministro, Boris Johnson, conquistou a maioria absoluta dos assentos no Parlamento do Reino Unido nas eleições realizuadas nesta quinta-feira (12/12) no país. Esse resultado eleitoral garante ao premiê o número …

Simples e atemporal, azul clássico é a cor de 2020, segundo a Pantone

A cor do ano de 2020 será o Classic Blue, um azul clássico que oferece estabilidade e conexão. Quem diz isso é a Pantone, a principal empresa de cores do mundo, que oferece o sistema …

Segredos do idioma dos orangotangos são revelados

Um novo estudo da Universidade de Exeter (Inglaterra) desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os pesquisadores passaram dois anos filmando mais de 600 horas do comportamento …

Exaustos com o Brexit, britânicos vão às urnas pela quarta vez em quatro anos

O Reino Unido está indo às urnas nesta quinta-feira (12) para o que está sendo chamada de a eleição mais importante desta era. Os britânicos estão diante de duas escolhas: apoiar o primeiro-ministro conservador Boris Johnson e …

VÍDEO da NASA revela degelo dramático das geleiras do Alasca

Vídeo recém-publicado mostra derretimento de geleiras e calotas de gelo do Alasca visto do espaço. Algumas imagens revelam mudanças de quase 50 anos, e dão aos cientistas novas ideias relacionadas aos efeitos das mudanças climáticas …

Greta Thunberg é eleita Pessoa do Ano pela "Time"

Revista dedica capa à jovem adolescente sueca por liderar a maior manifestação pelo clima na história da humanidade e diz que mudanças significativas raramente ocorrem sem a força mobilizadora de indivíduos influentes. A ativista sueca Greta …