FBI evacua misteriosamente Observatório perto de Roswell (e não explica por quê)

uıɐɾ ʞ ʇɐɯɐs / Wikimedia

Observatório Solar Nacional em Sunspot, no Novo México, EUA

O fechamento súbito e sem explicações do Observatório Solar Nacional, em Sunspot, no Novo México (EUA), por parte do FBI gerou uma onda de teorias da conspiração. Uma semana depois do estranho fechamento do local, ainda não se sabe o que aconteceu.

Na quinta-feira da semana passada (6), o FBI fechou misteriosamente o Observatório Solar em Sunspot, e uma agência dos Correios que está localizada nas suas imediações, não apresentando justificativas oficiais para o sucedido.

Essa ausência de explicações originou uma série de teorias da conspiração. E uma semana depois do fechamento, ainda não foram revelados motivos para a evacuação do local.

Em uma publicação no Facebook, o Observatório fala de um “problema de segurança”, notando que o fechamento foi uma “medida de precaução”, mas sem explicar mais nada.

Thank you all for your patience while the closure at Sunspot Observatory is resolved. Our other facilities remain open…

Posted by National Solar Observatory on Thursday, September 13, 2018

A associação das Universidades para a Pesquisa em Astronomia (Aura), que gere o Observatório, anunciou que foi a decisão de “desocupar a instituição” como “uma medida preventiva“, conforme declarações da porta-voz Shari Lifson, que recusou ser mais concreta sobre o tal “problema de segurança”.

Shari Lifson acrescentou que o Observatório ficará fechado “até notificações posteriores”.

O xerife do condado, Benny House, fala de uma situação bizarra, lamentando que “o FBI se recusa a dizer o que está acontecendo”. “Queriam que ajudássemos na evacuação sem nos dizer nada”, afirma, destacando que tudo parecia tranquilo e sem sinal de ameaça.

“Não sei por que o FBI se envolveria tão rapidamente e não nos disse nada”, reclama Benny House, revelando que “havia helicópteros Blackhawk, um grupo de pessoas ao redor de antenas e equipes de trabalho em torres”.

Nem a Aura, nem o Observatório comentaram, até agora, o envolvimento do FBI e o serviço de inteligência dos EUA não apresenta qualquer explicação.

Não muito longe de Roswell…

Tanto mistério alimenta as teorias de conspiração que lembram o fato de o Observatório estar localizado a cerca de 200 quilômetros de Roswell, a cidade do Novo México onde alguns defendem ter caído um óvni em 1947.

Agora, há também quem argumente que o FBI pode ter encontrado no Observatório de Sunspot alguma prova de vida extraterrestre.

Por outro lado, há quem refira que a evacuação foi motivada pelo fato de o local estar alinhado com a tempestade solar, que está prevista para esta sexta-feira. Mas à parte perturbações nos GPS e nos satélites, o fenômeno não parece justificar o fechamento.

Outros teóricos da conspiração reparam que a evacuação coincidiu com uma tempestade geomagnética que assolou a Terra no início da semana.

O Observatório de Sunspot existe desde 1958, acolhendo vários telescópios para estudar o Sol. O espaço tem uma zona aberta a visitantes, onde podem conhecer algumas das instalações, bem como usar telescópios. Mas após a estranha evacuação, nem sequer os funcionários podem entrar.

Ciberia // Sputnik / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Reino Unido anuncia novas restrições após fim do lockdown para tentar conter segunda onda de covid-19

O Reino Unido sai na próxima semana de um novo lockdown, mas, diante do aumento de casos de covid-19 no país, não entra em um período de flexibilização das medidas de distanciamento social. Nesta quinta-feira (26/11), …

Neandertais podem ter usado as mãos de maneira diferente à dos humanos modernos

Os neandertais podem ter feito um uso diferente das mãos em comparação à forma como os humanos modernos as usam, para eles seria difícil repetir muitos gestos normais para nós hoje em dia. Os dedos do …

Catarro? Som da tosse? Conheça métodos alternativos para detectar a covid-19

Desde o início da pandemia, a realização de testes para detectar a covid-19 fez-se extremamente necessária. No entanto, com o passar dos meses, instituições e empresas privadas ao redor do mundo deram início ao desenvolvimento …

Ativistas preparam protesto global contra a Amazon

Um grupo internacional de ativistas climáticos, aliados a trabalhadores de armazéns da Amazon, lançou uma campanha online global, cujo objetivo é pressionar a gigante do e-commerce a oferecer melhores condições de trabalho para seus funcionários …

Pesquisadores descobrem em cometa elemento essencial para vida na Terra

A descoberta indica que os elementos imprescindíveis para o surgimento da vida podem ter chegado à Terra por meio de cometas. Pesquisadores identificaram fósforo e flúor em partículas de poeira sólida coletadas no interior do cometa …

Consumo de plásticos explode na pandemia e Brasil recicla menos de 2% do material

Com o avanço do delivery de alimentos e do comércio eletrônico, além do maior uso de material hospitalar descartável como máscaras e luvas, o consumo de plásticos explodiu durante a pandemia do coronavírus. O aumento do …

Cientistas explicam por que não se consegue parar a pandemia

Cientistas turcos descobriram que a quantidade de vírus SARS-CoV-2 no organismo de pacientes assintomáticos é mais alta do que nos que apresentam sintomas, o que diferencia radicalmente o novo coronavírus de outros patógenos e explica …

Al-Ahly venceu Liga dos Campeões da CAF

A equipa egípcia do Al-Ahly arrecadou o troféu da Liga dos Campeões da Confederação Africana de futebol pela nona vez ao derrotar o outro clube egípcio, o Zamalek, por 1-2. A final 100% egípcia decorreu no …

Monolito misterioso achado no deserto dos EUA desaparece

O misterioso monolito de metal que causou grande especulação após sua descoberta em um deserto no estado americano de Utah, nos EUA, aparentemente desapareceu, segundo funcionários locais. O escritório de administração fundiária do estado de Utah …

Parlamento iraniano assina texto que impede inspeção de centrais nucleares

A proposta é uma represália ao assassinato do cientista Mohsen Fakhrizadeh, chefe do Departamento de Pesquisa e Inovação do Ministério da Defesa, nesta sexta-feira (27). O governo iraniano responsabilizou Israel pelo crime, dizendo que …