FBI evacua misteriosamente Observatório perto de Roswell (e não explica por quê)

uıɐɾ ʞ ʇɐɯɐs / Wikimedia

Observatório Solar Nacional em Sunspot, no Novo México, EUA

O fechamento súbito e sem explicações do Observatório Solar Nacional, em Sunspot, no Novo México (EUA), por parte do FBI gerou uma onda de teorias da conspiração. Uma semana depois do estranho fechamento do local, ainda não se sabe o que aconteceu.

Na quinta-feira da semana passada (6), o FBI fechou misteriosamente o Observatório Solar em Sunspot, e uma agência dos Correios que está localizada nas suas imediações, não apresentando justificativas oficiais para o sucedido.

Essa ausência de explicações originou uma série de teorias da conspiração. E uma semana depois do fechamento, ainda não foram revelados motivos para a evacuação do local.

Em uma publicação no Facebook, o Observatório fala de um “problema de segurança”, notando que o fechamento foi uma “medida de precaução”, mas sem explicar mais nada.

Thank you all for your patience while the closure at Sunspot Observatory is resolved. Our other facilities remain open…

Posted by National Solar Observatory on Thursday, September 13, 2018

A associação das Universidades para a Pesquisa em Astronomia (Aura), que gere o Observatório, anunciou que foi a decisão de “desocupar a instituição” como “uma medida preventiva“, conforme declarações da porta-voz Shari Lifson, que recusou ser mais concreta sobre o tal “problema de segurança”.

Shari Lifson acrescentou que o Observatório ficará fechado “até notificações posteriores”.

O xerife do condado, Benny House, fala de uma situação bizarra, lamentando que “o FBI se recusa a dizer o que está acontecendo”. “Queriam que ajudássemos na evacuação sem nos dizer nada”, afirma, destacando que tudo parecia tranquilo e sem sinal de ameaça.

“Não sei por que o FBI se envolveria tão rapidamente e não nos disse nada”, reclama Benny House, revelando que “havia helicópteros Blackhawk, um grupo de pessoas ao redor de antenas e equipes de trabalho em torres”.

Nem a Aura, nem o Observatório comentaram, até agora, o envolvimento do FBI e o serviço de inteligência dos EUA não apresenta qualquer explicação.

Não muito longe de Roswell…

Tanto mistério alimenta as teorias de conspiração que lembram o fato de o Observatório estar localizado a cerca de 200 quilômetros de Roswell, a cidade do Novo México onde alguns defendem ter caído um óvni em 1947.

Agora, há também quem argumente que o FBI pode ter encontrado no Observatório de Sunspot alguma prova de vida extraterrestre.

Por outro lado, há quem refira que a evacuação foi motivada pelo fato de o local estar alinhado com a tempestade solar, que está prevista para esta sexta-feira. Mas à parte perturbações nos GPS e nos satélites, o fenômeno não parece justificar o fechamento.

Outros teóricos da conspiração reparam que a evacuação coincidiu com uma tempestade geomagnética que assolou a Terra no início da semana.

O Observatório de Sunspot existe desde 1958, acolhendo vários telescópios para estudar o Sol. O espaço tem uma zona aberta a visitantes, onde podem conhecer algumas das instalações, bem como usar telescópios. Mas após a estranha evacuação, nem sequer os funcionários podem entrar.

Ciberia // Sputnik / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Fóssil quase completo revela segredos sobre leão marsupial que aterrorizou a Austrália

A recente descoberta do fóssil de um esqueleto quase completo de um leão marsupial extinto revelou alguns dos seus segredos. Segundo a equipe de cientistas, cujo estudo foi publicado no dia 12 de dezembro na revista …

Boris, um robô altamente avançado, era na verdade um homem disfarçado

Em um fórum dedicado à robótica, a estação televisiva Rússia 24 apresentou um robô humanoide altamente avançado. Mas Boris era apenas um disfarce. “O Boris já aprendeu a dançar e não é ruim nisso”, foi assim …

Senado dos EUA responsabiliza príncipe saudita pelo homicídio de Khashoggi

Os senadores norte-americanos aprovaram por unanimidade uma resolução que refere que o príncipe herdeiro é “responsável pelo homicídio”, solicitando ao governo da Arábia Saudita que “garanta a aplicação de medidas apropriadas”. O Senado dos Estados Unidos …

Desigualdade cria ambiente propício para extrema direita no Brasil, diz Dilma

Personificada no presidente eleito Jair Bolsonaro, a extrema direita estava latente no Brasil e aproveitou-se da desigualdade para pavimentar seu crescimento. A avaliação foi feita pela ex-presidente Dilma Rousseff, derrotada nas eleições de outubro ao …

Químicos usados em panelas e roupas tornam os pênis menores

Um novo estudo científico concluiu que a exposição a altos níveis de compostos perfluoroalquílicos, mais conhecidos por PFCs, atrofia o crescimento dos órgãos sexuais masculinos, tornando os pênis menores e afetando também a fertilidade dos …

Atriz pornô é condenada a pagar 293 mil dólares a Donald Trump

Stormy Daniels foi condenada a pagar 293 mil dólares a Donald Trump para cobrir os gastos do presidente dos EUA com a Justiça. A atriz pornô Stormy Daniels, cujo nome real é Stephanie Clifford, foi condenada …

McDonald's vai reduzir uso de antibióticos na produção da carne

A resistência aos antibióticos representa uma ameaça à saúde global e à segurança alimentar. Quanto mais antibióticos são dados ao gado, mais rapidamente as bactérias podem se adaptar e se tornar resistentes. Quando se trata de …

Uma tonelada de chocolate invadiu as ruas de uma cidade na Alemanha

Um “rio” de chocolate invadiu as ruas de Werl, na Alemanha, esta semana. Um tanque de uma fábrica local produtora de chocolate transbordou, derramando cerca de uma tonelada de chocolate nas ruas da cidade, se …

Sonda da NASA captou o som do vento em Marte

A sonda InSight da NASA pousou em Marte em 26 de novembro, tendo a missão de estudar o interior do Planeta Vermelho. Por enquanto, nos presenteou com o som do vento no nosso planeta vizinho. No …

Voyager 2 da NASA já entrou no espaço interestelar

Pela segunda vez na história, um objeto feito pelo homem alcançou o espaço entre as estrelas. A sonda Voyager 2 da NASA saiu da heliosfera – a bolha protetora de partículas e campos magnéticos criada …