FBI evacua misteriosamente Observatório perto de Roswell (e não explica por quê)

uıɐɾ ʞ ʇɐɯɐs / Wikimedia

Observatório Solar Nacional em Sunspot, no Novo México, EUA

O fechamento súbito e sem explicações do Observatório Solar Nacional, em Sunspot, no Novo México (EUA), por parte do FBI gerou uma onda de teorias da conspiração. Uma semana depois do estranho fechamento do local, ainda não se sabe o que aconteceu.

Na quinta-feira da semana passada (6), o FBI fechou misteriosamente o Observatório Solar em Sunspot, e uma agência dos Correios que está localizada nas suas imediações, não apresentando justificativas oficiais para o sucedido.

Essa ausência de explicações originou uma série de teorias da conspiração. E uma semana depois do fechamento, ainda não foram revelados motivos para a evacuação do local.

Em uma publicação no Facebook, o Observatório fala de um “problema de segurança”, notando que o fechamento foi uma “medida de precaução”, mas sem explicar mais nada.

Thank you all for your patience while the closure at Sunspot Observatory is resolved. Our other facilities remain open…

Posted by National Solar Observatory on Thursday, September 13, 2018

A associação das Universidades para a Pesquisa em Astronomia (Aura), que gere o Observatório, anunciou que foi a decisão de “desocupar a instituição” como “uma medida preventiva“, conforme declarações da porta-voz Shari Lifson, que recusou ser mais concreta sobre o tal “problema de segurança”.

Shari Lifson acrescentou que o Observatório ficará fechado “até notificações posteriores”.

O xerife do condado, Benny House, fala de uma situação bizarra, lamentando que “o FBI se recusa a dizer o que está acontecendo”. “Queriam que ajudássemos na evacuação sem nos dizer nada”, afirma, destacando que tudo parecia tranquilo e sem sinal de ameaça.

“Não sei por que o FBI se envolveria tão rapidamente e não nos disse nada”, reclama Benny House, revelando que “havia helicópteros Blackhawk, um grupo de pessoas ao redor de antenas e equipes de trabalho em torres”.

Nem a Aura, nem o Observatório comentaram, até agora, o envolvimento do FBI e o serviço de inteligência dos EUA não apresenta qualquer explicação.

Não muito longe de Roswell…

Tanto mistério alimenta as teorias de conspiração que lembram o fato de o Observatório estar localizado a cerca de 200 quilômetros de Roswell, a cidade do Novo México onde alguns defendem ter caído um óvni em 1947.

Agora, há também quem argumente que o FBI pode ter encontrado no Observatório de Sunspot alguma prova de vida extraterrestre.

Por outro lado, há quem refira que a evacuação foi motivada pelo fato de o local estar alinhado com a tempestade solar, que está prevista para esta sexta-feira. Mas à parte perturbações nos GPS e nos satélites, o fenômeno não parece justificar o fechamento.

Outros teóricos da conspiração reparam que a evacuação coincidiu com uma tempestade geomagnética que assolou a Terra no início da semana.

O Observatório de Sunspot existe desde 1958, acolhendo vários telescópios para estudar o Sol. O espaço tem uma zona aberta a visitantes, onde podem conhecer algumas das instalações, bem como usar telescópios. Mas após a estranha evacuação, nem sequer os funcionários podem entrar.

Ciberia // Sputnik / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Polônia concede visto humanitário a atleta olímpica e alimenta tensões com Belarus

A Polônia concedeu nesta segunda-feira (2) um visto humanitário para a atleta olímpica bielorrussa Krystsina Tsimanuskaya. A jovem afirma que estava sendo obrigada a deixar o Japão após ter criticado sua equipe e temia …

EUA e Reino Unido teriam dado 'luz verde' a Israel para retaliar Irã após ataque a petroleiro

Irã rejeitou o envolvimento do país no ataque contra o petroleiro Mercer Street no mar Arábico que ocorreu na quinta-feira (29), condenando as acusações lançadas pelo governo israelense. Tel Aviv teria recebido "luz verde" de Washington …

Incêndios causam mortes e devastação no sul da Europa

A União Europeia EU) enviou ajuda para a Turquia nesta segunda-feira (02/08), e voluntários se juntaram a bombeiros na luta contra fortes incêndios que já duram seis dias e mataram oito pessoas no país. Em …

Golpe militar em Mianmar completa seis meses e já resultou em quase mil mortes de civis

Aterrorizados pela repressão da junta militar e pela propagação do coronavírus, poucos birmaneses se atreviam a ir às ruas para protestar neste domingo (1º), quando completam-se seis meses do golpe de Estado que mergulhou …

Governo italiano vende casas a 2 euros na região da Sicília

Mais uma vez o governo italiano está vendendo casas em áreas rurais da Itália, após o sucesso da campanha para repovoamento de áreas abandonadas. Além de promover a ocupação por meio de incentivos para jovens e …

Bolsonaro admite não ter provas de fraudes eleitorais

Em live para a qual convocou veículos de imprensa, Bolsonaro exibiu uma série de teorias falsas, cálculos equivocados e vídeos antigos, já verificados e desmentidos, mas que ainda circulam na internet, como supostas evidências de …

A incrível civilização antiga que mumificava os mortos 2 mil anos antes dos egípcios

"As mais antigas evidências arqueológicas conhecidas de mumificação artificial de corpos", segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), estão presentes na América do Sul, na costa árida …

Delta pode causar covid-19 mais grave, alerta agência americana

Documento interno do órgão de prevenção de doenças dos EUA indica que a variante delta do coronavírus é tão contagiosa quanto a catapora e pode ser transmitida mesmo por indivíduos vacinados. "A guerra mudou", diz …

Vendas de vacinas anticovid impulsionam lucros de laboratórios

A empresa farmacêutica AstraZeneca anunciou nesta quinta-feira (28) que as vendas de sua vacina contra a Covid-19 alcançaram US $ 1,17 bilhão no primeiro semestre do ano. Este número corresponde à entrega de aproximadamente …

Cientistas transformaram água pura em metal pela primeira vez

Cientistas transformaram, pela primeira vez, água pura em metal. A pesquisa poderia permitir um estudo detalhado das condições de extrema alta pressão dentro de grandes planetas. A água pura é um isolante quase perfeito. Sim, a …