FBI evacua misteriosamente Observatório perto de Roswell (e não explica por quê)

uıɐɾ ʞ ʇɐɯɐs / Wikimedia

Observatório Solar Nacional em Sunspot, no Novo México, EUA

O fechamento súbito e sem explicações do Observatório Solar Nacional, em Sunspot, no Novo México (EUA), por parte do FBI gerou uma onda de teorias da conspiração. Uma semana depois do estranho fechamento do local, ainda não se sabe o que aconteceu.

Na quinta-feira da semana passada (6), o FBI fechou misteriosamente o Observatório Solar em Sunspot, e uma agência dos Correios que está localizada nas suas imediações, não apresentando justificativas oficiais para o sucedido.

Essa ausência de explicações originou uma série de teorias da conspiração. E uma semana depois do fechamento, ainda não foram revelados motivos para a evacuação do local.

Em uma publicação no Facebook, o Observatório fala de um “problema de segurança”, notando que o fechamento foi uma “medida de precaução”, mas sem explicar mais nada.

Thank you all for your patience while the closure at Sunspot Observatory is resolved. Our other facilities remain open…

Posted by National Solar Observatory on Thursday, September 13, 2018

A associação das Universidades para a Pesquisa em Astronomia (Aura), que gere o Observatório, anunciou que foi a decisão de “desocupar a instituição” como “uma medida preventiva“, conforme declarações da porta-voz Shari Lifson, que recusou ser mais concreta sobre o tal “problema de segurança”.

Shari Lifson acrescentou que o Observatório ficará fechado “até notificações posteriores”.

O xerife do condado, Benny House, fala de uma situação bizarra, lamentando que “o FBI se recusa a dizer o que está acontecendo”. “Queriam que ajudássemos na evacuação sem nos dizer nada”, afirma, destacando que tudo parecia tranquilo e sem sinal de ameaça.

“Não sei por que o FBI se envolveria tão rapidamente e não nos disse nada”, reclama Benny House, revelando que “havia helicópteros Blackhawk, um grupo de pessoas ao redor de antenas e equipes de trabalho em torres”.

Nem a Aura, nem o Observatório comentaram, até agora, o envolvimento do FBI e o serviço de inteligência dos EUA não apresenta qualquer explicação.

Não muito longe de Roswell…

Tanto mistério alimenta as teorias de conspiração que lembram o fato de o Observatório estar localizado a cerca de 200 quilômetros de Roswell, a cidade do Novo México onde alguns defendem ter caído um óvni em 1947.

Agora, há também quem argumente que o FBI pode ter encontrado no Observatório de Sunspot alguma prova de vida extraterrestre.

Por outro lado, há quem refira que a evacuação foi motivada pelo fato de o local estar alinhado com a tempestade solar, que está prevista para esta sexta-feira. Mas à parte perturbações nos GPS e nos satélites, o fenômeno não parece justificar o fechamento.

Outros teóricos da conspiração reparam que a evacuação coincidiu com uma tempestade geomagnética que assolou a Terra no início da semana.

O Observatório de Sunspot existe desde 1958, acolhendo vários telescópios para estudar o Sol. O espaço tem uma zona aberta a visitantes, onde podem conhecer algumas das instalações, bem como usar telescópios. Mas após a estranha evacuação, nem sequer os funcionários podem entrar.

Ciberia // Sputnik / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …