Filho da funkeira Tati Quebra Barraco é morto a tiros no Rio de Janeiro

(dr) YouTube

Tati Quebra Barraco

Tati Quebra Barraco

Um dos filhos da funkeira Tati Quebra Barraco foi morto na madrugada desse domingo (11), em suposta troca de tiros com a polícia na Cidade de Deus, na zona oeste do Rio de Janeiro. A região viveu violentos conflitos entre traficantes e policiais a cerca de três semanas.

Yuri Lourenço da Silva, de 19 anos, estava em companhia de outro homem, identificado como sendo Jean Rodrigues de Jesus, de 22, quando ocorreu a troca de tiros com policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), da comunidade.

O corpo do jovem será sepultado essa segunda-feira. Desde a queda de um helicóptero no conjunto habitacional há 15 dias, por razões ainda não esclarecidas, várias operações têm sido realizadas no local, de acordo com a polícia, para combater o tráfico de drogas.

Nas redes sociais, Tati culpou a Polícia Militar pela morte do jovem, que não resistiu aos disparos, e desabafou: “Sem palavras, Yuri, mãe vai te amar para sempre. Agora temos a Pérola (neta) para educar, melhorar o que não fui capaz de fazer por você. Me desculpe se fui uma péssima mãe ou se ensinei da maneira errada, eu só queria o seu melhor”, disse.

A comoção, no entanto, não foi unânime e o perfil da cantora nas redes sociais foi inundado por postagens racistas, com discurso de ódio contra a cantora e seu filho, justificando o assassinato do menino. As mensagens foram classificadas como “desumanas” em uma nota oficial, postada pela assessoria da cantora, no Facebook, na qual repudiou o desrespeito à família. Na nota, a cantora agradece o apoio de amigos e fãs que enviaram mensagens de conforto.

Solidariedade das Mães de Maio

Em solidariedade, a organização Mães de Maio, de São Paulo, formada por donas de casa que perderam filhos na onda de crimes em 2006, em São Paulo, postou uma foto de Tati com Yuri.

Assim como a funkeira, a entidade não poupou críticas à controversa ação policial. “As polícias e seus mandantes não vão parar de nos matar; ou organizamos nossa raiva e nos unimos para reagir ou, desgraçadamente, seguiremos vitimados pelo genocídio estatal”, diz a organização.

De Brasília, o grupo de mulheres negras Pretas Candangas, que também se manifestou na rede, denunciou o racismo nas ações policiais que vitimam mais jovens negros, além de condenar os ataques violentos contra Tati. “Vamos gritar por justiça com você e com todas as mulheres negras que passam pela dor de enterrar seus filhos mortos pelo Estado brasileiro”, declarou.

A cantora MC Carol, com vasta atuação em defesa dos direitos humanos e que recentemente gravou um clipe de música com a funkeira Tati, se pronunciou. Ela condenou o que chamou de “guerra entre a polícia e o tráfico de drogas” e as próprias abordagens. “Pra polícia, a lei é: ‘é negro, favelado [ou], então, tava de pistola'”. Ela pediu respeito e privacidade à família.

Em retribuição às letras de música de empoderamento, contra o preconceito a gays, lésbicas, bissexuais e travestis, a Rede Afro LGBT, de Minas Gerais, mandou condolências. “Esperamos devolver a essa mulher a força que seu funk tem trazido há mais de uma década à população LGBT das comunidades do Rio e de todo o Brasil para que supere esse momento”.

A organização também lembrou que Yuri se soma aos 23.100 jovens negros mortos por ano, segundo o Mapa da Violência, e criticou as mensagens contra a família da funkeira.”É com espanto que vemos as narrativas racistas e capitalistas que transformam os corpos pretos em ‘indivíduos perigosos’ retirarem das pessoas o espírito de humanidade”, disse.

Como foi a morte

Yuri foi alvejado quando estava com outro homem, identificado como Jean Rodrigues de Jesus, de 22 anos, que também morreu baleado, em uma ação da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) de Cidade de Deus.

De acordo com a Polícia Militar, eles entraram em confronto com os agentes durante um patrulhamento. Foram encontradas com os jovens drogas, dois rádios transmissores e uma arma, o que coloca em dúvida a versão oficial. A Polícia Civil abriu inquérito pata apurar as mortes e disse que a investigação será “minuciosa”.

A cantora Tati Quebra Barraco se notabilizou por músicas sobre empoderamento feminino. Ela também denunciava o racismo e a violência policial nas favelas, com críticas contundentes ao gastos em intervenções militares, em detrimento de práticas educacionais.

O velório de Yuri Lourenço, filho da cantora, será às 14h30, no cemitério do Pechincha, em Jacarepaguá, na zona oeste. O sepultamento está previsto para às 16h de hoje.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …