Filho da funkeira Tati Quebra Barraco é morto a tiros no Rio de Janeiro

(dr) YouTube

Tati Quebra Barraco

Tati Quebra Barraco

Um dos filhos da funkeira Tati Quebra Barraco foi morto na madrugada desse domingo (11), em suposta troca de tiros com a polícia na Cidade de Deus, na zona oeste do Rio de Janeiro. A região viveu violentos conflitos entre traficantes e policiais a cerca de três semanas.

Yuri Lourenço da Silva, de 19 anos, estava em companhia de outro homem, identificado como sendo Jean Rodrigues de Jesus, de 22, quando ocorreu a troca de tiros com policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), da comunidade.

O corpo do jovem será sepultado essa segunda-feira. Desde a queda de um helicóptero no conjunto habitacional há 15 dias, por razões ainda não esclarecidas, várias operações têm sido realizadas no local, de acordo com a polícia, para combater o tráfico de drogas.

Nas redes sociais, Tati culpou a Polícia Militar pela morte do jovem, que não resistiu aos disparos, e desabafou: “Sem palavras, Yuri, mãe vai te amar para sempre. Agora temos a Pérola (neta) para educar, melhorar o que não fui capaz de fazer por você. Me desculpe se fui uma péssima mãe ou se ensinei da maneira errada, eu só queria o seu melhor”, disse.

A comoção, no entanto, não foi unânime e o perfil da cantora nas redes sociais foi inundado por postagens racistas, com discurso de ódio contra a cantora e seu filho, justificando o assassinato do menino. As mensagens foram classificadas como “desumanas” em uma nota oficial, postada pela assessoria da cantora, no Facebook, na qual repudiou o desrespeito à família. Na nota, a cantora agradece o apoio de amigos e fãs que enviaram mensagens de conforto.

Solidariedade das Mães de Maio

Em solidariedade, a organização Mães de Maio, de São Paulo, formada por donas de casa que perderam filhos na onda de crimes em 2006, em São Paulo, postou uma foto de Tati com Yuri.

Assim como a funkeira, a entidade não poupou críticas à controversa ação policial. “As polícias e seus mandantes não vão parar de nos matar; ou organizamos nossa raiva e nos unimos para reagir ou, desgraçadamente, seguiremos vitimados pelo genocídio estatal”, diz a organização.

De Brasília, o grupo de mulheres negras Pretas Candangas, que também se manifestou na rede, denunciou o racismo nas ações policiais que vitimam mais jovens negros, além de condenar os ataques violentos contra Tati. “Vamos gritar por justiça com você e com todas as mulheres negras que passam pela dor de enterrar seus filhos mortos pelo Estado brasileiro”, declarou.

A cantora MC Carol, com vasta atuação em defesa dos direitos humanos e que recentemente gravou um clipe de música com a funkeira Tati, se pronunciou. Ela condenou o que chamou de “guerra entre a polícia e o tráfico de drogas” e as próprias abordagens. “Pra polícia, a lei é: ‘é negro, favelado [ou], então, tava de pistola'”. Ela pediu respeito e privacidade à família.

Em retribuição às letras de música de empoderamento, contra o preconceito a gays, lésbicas, bissexuais e travestis, a Rede Afro LGBT, de Minas Gerais, mandou condolências. “Esperamos devolver a essa mulher a força que seu funk tem trazido há mais de uma década à população LGBT das comunidades do Rio e de todo o Brasil para que supere esse momento”.

A organização também lembrou que Yuri se soma aos 23.100 jovens negros mortos por ano, segundo o Mapa da Violência, e criticou as mensagens contra a família da funkeira.”É com espanto que vemos as narrativas racistas e capitalistas que transformam os corpos pretos em ‘indivíduos perigosos’ retirarem das pessoas o espírito de humanidade”, disse.

Como foi a morte

Yuri foi alvejado quando estava com outro homem, identificado como Jean Rodrigues de Jesus, de 22 anos, que também morreu baleado, em uma ação da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) de Cidade de Deus.

De acordo com a Polícia Militar, eles entraram em confronto com os agentes durante um patrulhamento. Foram encontradas com os jovens drogas, dois rádios transmissores e uma arma, o que coloca em dúvida a versão oficial. A Polícia Civil abriu inquérito pata apurar as mortes e disse que a investigação será “minuciosa”.

A cantora Tati Quebra Barraco se notabilizou por músicas sobre empoderamento feminino. Ela também denunciava o racismo e a violência policial nas favelas, com críticas contundentes ao gastos em intervenções militares, em detrimento de práticas educacionais.

O velório de Yuri Lourenço, filho da cantora, será às 14h30, no cemitério do Pechincha, em Jacarepaguá, na zona oeste. O sepultamento está previsto para às 16h de hoje.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …