Turista italiano é morto no Rio ao entrar por engano em favela de Santa Teresa

Ricardo Stuckert / Fotos Públicas

-

Um turista italiano foi morto a tiros esta quinta-feira (8) ao entrar por engano na favela do Morro dos Prazeres, em Santa Teresa, região central da cidade. Ele estava de moto, acompanhado de um amigo, também italiano, que ocupava outra motocicleta.

De acordo com a polícia, o turista assassinado foi identificado como Roberto Bardella, de 52 anos. Ele levou um tiro na cabeça e morreu na hora ao ser abordado por um grupo de oito homens armados. Bardella não entendeu a ordem de parar dada por traficantes e acabou baleado. Ele estava com o amigo, também italiano, Rino Polato, de 59.

Segundo a Divisão de Homicídios, responsável pela investigação do caso, os policiais militares da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) localizaram o segundo turista em um dos acessos ao morro.

Ele foi levado para a Delegacia Especial de Apoio ao Turismo, onde prestou depoimento, acompanhado por funcionários do Consulado da Itália no Rio. Os dois tinham acabado de visitar o Cristo Redentor e estavam indo para as praias da zona sul, quando entraram por engano na favela.

De acordo com o comando da UPP Prazeres, em Santa Teresa, por volta das 11 h de hoje, policiais receberam uma denúncia sobre o desaparecimento de dois turistas italianos na comunidade. Após o cerco na região, o corpo de Bardella foi localizado na Rua Cândido de Oliveira.

O segundo turista foi resgatado sem ferimentos, pelos militares, em um dos acessos ao morro. As duas motocicletas em que eles estavam também foram recuperadas.

As buscas foram feitas com o apoio de outras UPPs e de batalhões da Polícia Militar da região. Equipes do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas também foram ao local prestar assistência à vítima.

Ataques

Em maio último, a UPP Escondidinho/Prazeres, em Santa Teresa, sofreu ataques de criminosos, quando foram disparados diversos tiros contra a unidade, de acordo com a Coordenadoria de Polícia Pacificadora.

Segundo a PM, duas equipes de policiais foram atacadas em pontos diferentes da localidade e, durante os ataques, um ônibus foi incendiado na Rua Almirante Alexandrino, uma das principais do bairro.

Posteriormente, outro ônibus foi incendiado no Rio Comprido, bairro vizinho.

A Unidade de Polícia Pacificadora das comunidades dos Prazeres e Escondidinho foi inaugurada em fevereiro de 2011. Mais de seis mil pessoas moram na região, de acordo com a prefeitura do Rio, com base em dados do IBGE.

O bondinho de Santa Tereza leva direto à entrada do morro dos Prazeres. O acesso principal é feito pela Rua Almirante Alexandrino, altura do quartel do Corpo de Bombeiros.

No final da ladeira de acesso ao Morro dos Prazeres, fica o Casarão Cultural, administrado pela prefeitura, que oferece aulas de dança, lutas, música e costura e também serve como espaço para as aulas de educação física das crianças que estão na escola pública.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Nuvem monstruosa de poeira do Saara é observa da espaço vindo em direção a Amazônia

  Todo os anos o deserto do Saara, lá do lado oposto do Oceano Atlântico, sopra uma nuvem tão gigantesca de poeira em direção as Américas que foi apelidada de Godzilla. É a maior destas nuvens em …

Oi? Kanye West compara vacina para COVID-19 com "a marca da besta"

Em nova polêmica, o rapper norte-americano Kanye West fez uma série de revelações sobre como ele enxerga uma possível vacina contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2). Durante entrevista concedida para a revista Forbes, o cantor também comentou …

Comentarista da CNN Brasil insinua que gays são promíscuos e ‘têm chance muito maior de ter Aids’

A CNN Brasil convidou o comentarista Leandro Narloch para falar sobre ao vivo sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de liberar a doação de sangue por parte de homens homossexuais e mulheres transsexuais, …

China detecta rastros de coronavírus em pacotes de alimentos do Equador

A China anunciou nesta sexta-feira (10/07) a suspensão das importações de alimentos do Equador após encontrar rastros do novo coronavírus em embalagens de camarão. Os vestígios foram encontrados em contêineres com pacotes de camarão branco do …

Pesquisadores se deparam com '1º colar' humano de 160.000 anos

Fósseis de conchas de amêijoas de 160 mil anos encontradas em cavernas de Israel são os primeiros exemplares de conchas usadas como adorno no corpo humano, defendem pesquisadores. Há cerca de 160 mil a 120 mil …

A China diz ter identificado uma nova doença muito mais mortal do que o Covid-19

A embaixada da China no Cazaquistão alertou sobre uma nova pneumonia desconhecida que seria ainda mais mortífera do que o coronavírus (Sars-CoV-2) causador Covid-19, de acordo com o South China Morning Post (SCMP). “A taxa de …

The Sims ganhará reality show para premiar jogadores em US$ 100 mil

A longeva franquia The Sims, onde gamers gerenciam todos os aspectos da vida de avatares virtuais, vai ganhar um reality show. Veiculado pela emissora norte-americana CBS, a atração se chamará “Spark’d” e deve ir ao ar …

Nudes de 100 anos encontrados dentro de parede são avaliados em milhares de dólares

O senso comum sugere que as gerações passadas eram mais conservadoras que as atuais, especialmente no que diz respeito à sexualidade. Basta escavarmos um pouco a memória – ou as paredes de nossas casas – para …

Presidente interina da Bolívia testa positivo para covid-19

A presidente interina da Bolívia, Jeanine Áñez, revelou nesta quinta-feira (09/07) que foi infectada pelo novo coronavírus e que iniciará um período de quarentena. "Junto com toda a minha equipe, temos trabalhado pelas famílias bolivianas durante …

Após Bolsonaro tirar máscara em entrevista, ABI entra com ação contra presidente no STF

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) apresentou nesta quinta-feira (9) uma queixa criminal ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o presidente Jair Bolsonaro, depois que ele tirou a máscara em uma entrevista em que anunciou …