Filme de realidade virtual permite visita à Amazônia com guia indígena

O público que passar a partir desta semana pelo Centro de Visitantes Paineiras, dentro do Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, poderá assistir gratuitamente ao filme de realidade virtual Amazônia Adentro.

A obra usa a tecnologia para desvendar a Floresta Amazônica, um dos biomas mais importantes do planeta.

O filme foi produzido pela organização não governamental Conservação Internacional (CI). Segundo o vice-presidente da ONG, Rodrigo Medeiros, a entidade tem procurado inovar em formas de aproximar as pessoas da natureza, de forma a mostrar sua importância para o bem-estar de todos.

“A tecnologia de realidade virtual pode, de alguma forma, criar uma proximidade, uma experiência de floresta”, diz Medeiros.

O filme conduz os visitantes pela selva amazônica tendo como guia virtual o indígena Kamanja Panashekung, da tribo Trio do Suriname, que conta um pouco da relação dos índios com a floresta, seus problemas e suas preocupações com a preservação do bioma.

Com 11 minutos de duração, o filme tem a narração em português do ator Marcos Palmeira, mas há também versões em inglês e em espanhol.

A visita interativa estará disponível ao público às quintas e sextas-feiras e aos sábados, dias de maior fluxo de visitação no Parque Nacional da Tijuca, das 9h às 15h. Durante o carnaval, que se estenderá do dia 9 à Quarta-Feira de Cinzas (14), a exibição não sofrerá interrupção. O filme de realidade virtual será exibido até 29 de março.

Rodrigo Medeiros explicou que a tecnologia de realidade virtual é uma inovação mesmo para a ONG internacional. Esse é o segundo filme do tipo produzido pela CI. O primeiro tratou de recifes de corais da Indonésia e, segundo o vice-presidente da ONG, fez sucesso. Um terceiro filme, sobre a savana africana, está em produção.

Rodrigo Medeiros disse que a CI está em conversas com vários parceiros para dar seguimento à série.

“Sem dúvida nenhuma, queremos fazer esse tipo de produção para outros biomas. Quem sabe, fazer na Mata Atlântica, no Pantanal, no Cerrado, na Caatinga e com isso, de novo, criar uma experiência e uma oportunidade para que as pessoas possam vivenciar o que é estar nessa maravilhosa diversidade de biomas que existem no Brasil”, declara.

Com pouco menos de um ano desde o lançamento, o filme Amazônia Adentro já teve mais de 5 mil visualizações. O vice-presidente da CI Brasil acredita que a proximidade criada pela realidade virtual é uma excelente ferramenta de conservação do meio ambiente.

Organização ambiental brasileira criada em 1990, a Conservação Internacional integra uma rede presente em mais de 30 países, com foco na conservação da natureza para a promoção do bem-estar social.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Potência agrícola da Europa, Itália enfrenta falta de mão de obra para manter cadeia produtiva de alimentos

“Existe o risco de escassez de alimentos no mercado mundial, devido a perturbações derivadas da COVID-19 no comércio internacional e nas cadeias de suprimentos” . Este foi o alarme lançado na quarta-feira (1) em …

"Gangue" de cabras selvagens toma conta das ruas de uma cidade britânica em quarentena

Um rebanho de cabras selvagens simplesmente tomou as ruas desertas de Llandudno, no País de Gales, enquanto seus residentes ficam dentro de casa para limitar a propagação do coronavírus. O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, …

Floresta tropical de mais de 90 milhões de anos é descoberta na Antártica

Os restos do que outrora teria sido uma floresta tropical na Antártica foram descobertos em uma amostra de gelo obtida no continente congelado. A floresta, que existiu há 90 milhões anos, quando os dinossauros ainda habitavam …

Há uma mensagem codificada no rover Perseverance, que será enviado a Marte

Em breve, a missão Mars 2020 levará, no rover Perseverance, três chips com os nomes de 10.932.295 pessoas ao Planeta Vermelho. Uma foto da placa onde os chips estão anexados foi divulgada, mas o que …

Brasil ruma para "tempestade perfeita" em meio a pandemia

Abril teria sido um mês ocupado para os hospitais brasileiros, de qualquer modo: enquanto a população ainda enfrentas o vírus da dengue, a estação da gripe vai começar a se manifestar. Em 2020, porém, o …

Empresa japonesa testa nova molécula contra a Covid-19

O grupo japonês Fujifilm anunciou nesta quarta-feira (1) o início de testes clínicos de seu medicamento antigripal Avigan para avaliar sua eficácia contra o novo coronavírus. Até o final de junho, o produto vai ser …

Razão pela qual tubarões caçam em torno da Europa e EUA é revelada

Tubarões e grandes prestadores marinhos evitam caçar em águas quentes equatoriais e preferem viver mais ao norte e ao sul, em zonas que compreendem a Europa, os Estados Unidos e a África do Sul. Os tubarões …

Os distanciamentos do coronavírus mudaram a maneira como a Terra se move

As pessoas têm ficado em casa para diminuir a velocidade com a qual o novo coronavírus se espalha. Mas essa atitude pode significar que o planeta também está se movendo um pouco menos. Pesquisadores que estudam …

Facebook não quis investigar desinformação vinda de site norte-americano

“Facebook” e “transparência” são duas palavras que geralmente estão juntas em pautas mais espinhosas, e desta vez não é diferente: segundo uma reportagem veiculada pelo jornal norte-americano The New York Times, a rede social mais …

Maduro denuncia navio turístico 'pirata' português que afundou embarcação da Marinha venezuelana

O presidente venezuelano Nicolás Maduro denunciou o ataque e afundamento de um barco da Marinha da Venezuela por um navio turístico "pirata", a noroeste da ilha de La Tortuga. Na noite de segunda-feira (30), o navio …