Casal de brasileiros desenvolve embalagem vegana para aposentar plástico filme e alumínio

Embora sejam feitos com materiais recicláveis, tanto o plástico filme quanto o papel alumínio são raramente reciclados. O resultado é que, depois de um único uso na cozinha, estes materiais acabam parando no lixo. Agora, um casal de brasileiros desenvolveu uma solução criativa e sustentável para este problema.

A ideia partiu de Lucas Bastos e Carla Enero, moradores de Joinville (SC). Segundo o Ciclo Vivo, os dois haviam vivido na Austrália em 2015, onde conheceram uma embalagem sustentável para alimentos. Inspirados na ideia, decidiram produzir um material similar que pudessem usar em sua própria casa.

Foi na base de tentativa e erro que surgiu o Keep, um produto impermeável fabricado apenas com matérias-primas biodegradáveis, que começou a ser comercializado em julho deste ano. Ele é confeccionado com tecido 100% algodão, resina de árvore e mel (na versão normal) ou cera de carnaúba (em sua versão vegana).

Diferentemente de papel alumínio e do plástico filme que costumamos usar na cozinha, o Keep é reutilizável e pode durar até um ano. Depois do uso, basta limpá-lo com um pano úmido e deixar o material secar à sombra.

O produto pode ser utilizado na conservação e transporte de alimentos, na pesagem de produtos a granel e até para embalar barras de sabonetes usadas em viagens, por exemplo. Como a película de cera que envolve o algodão é respirável, o alimento se mantém hidratado dentro da embalagem, o que melhora sua conservação.

Além de tudo, as embalagens são confeccionadas em tecidos com estampas coloridas, dando um ar especial à cozinha. Quando a vida útil do produto termina, ele pode ser descartado normalmente no lixo orgânico ou destinado à compostagem.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Esse é o primeiro planeta do tamanho da Terra que pode conter vida já encontrado

TESS, o Transiting Exoplanet Survey Satellite, foi lançado em 2018 com o objetivo de descobrir pequenos planetas ao redor das estrelas mais próximos do Sol, estrelas brilhantes o suficiente para permitir caracterizações de acompanhamento das …

Médico sugere que Suécia pode se tornar 1.º país a se livrar do coronavírus

A Suécia pode ser o primeiro país a atingir imunidade de 60% a 70%, necessária para o fim da pandemia, comentou à Sputnik o imunologista e especialista nas mais perigosas infecções, Vladislav Zhemchugov. Na Suécia, há …

França não vai ceder ao terror, afirma Macron

Em Nice, presidente francês condenou atentado que matou três, e anunciou que vai mais que dobrar contingente de soldados antiterrorismo. França é alvo da "loucura islâmica por permitir que todos creiam livremente", disse. O presidente francês, …

Walmart recolhe armas em lojas por risco de "agitação social" em reta final das eleições nos EUA

Revólveres, pistolas, fuzis e munição de diferentes calibres foram recolhidos nesta semana das lojas Walmart, nos EUA, onde eram expostas do mesmo jeito que telefones celulares ou eletrônicos são apresentados em lojas de departamento no …

Fazenda futurista planeja cultivar e servir carne “impressa” no Espaço

Se a reprodução dos sabores, da textura, da aparência e do aroma de carnes de origem animal não são mais limite para as empresas que produzem carne vegetal, muito em breve nem o próprio Planeta …

Rara cobra de duas cabeças encontrada na Florida

O que tem dois cérebros, nenhuma perna e a melhor foto de perfil no Facebook? Com certeza esta rara cobra de duas cabeças recentemente descoberta por um gato doméstico em Palm Harbor, Flórida, EUA. A família …

Segunda onda no Brasil pode vir a qualquer momento, alerta especialista

Apesar de diminuição dos casos, epidemia do coronavírus não acabou no Brasil e segunda onda da COVID-19 pode acontecer a qualquer momento, disse médica à Sputnik Brasil. Na terça-feira (27), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância …

Marido de Isabel dos Santos morreu no Dubai

Morreu nesta quinta-feira no Dubai o marido da empresária angolana Isabel dos Santos, o empresário congolês Sindika Dokolo, segundo confirmou à agência noticiosa Lusa, uma fonte ligada à família. A imprensa congolesa indicou há algumas …

Brasileira é uma das três vítimas do atentado em Nice

Uma brasileira está entre as três vítimas do atentado com faca ocorrido na cidade francesa de Nice nesta quinta-feira (29/10), segundo confirmou o Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Em comunicado, o Itamaraty afirmou que a …

Governo do Catar se desculpa por exames ginecológicos forçados feitos em aeroporto

O Catar fez nesta quarta-feira (28) um mea culpa pelos exames ginecológicos forçados a que foram submetidas várias mulheres no aeroporto de Doha. Os testes foram realizados com o objetivo de encontrar a mãe …