Físicos alcançam supercondutividade em material não-supercondutor

Mai-Linh Doan / Wikimedia

Efeito Meissner: levitação de um íman sobre um supercondutor

Efeito Meissner: levitação de um íman sobre um supercondutor

Pela primeira vez, pesquisadores alcançaram a supercondutividade – o fenômeno em que há condutividade elétrica com resistência zero – em um material que não é um supercondutor.

Esta nova técnica demonstra conceitos que foram propostos inicialmente na década de 1970, mas até agora nunca haviam sido comprovados. Com ela, poderemos tornar mais baratos e eficientes os supercondutores usados em equipamentos de ressonância magnética ou trens maglev, aquele de levitação magnética.

A técnica foi apresentada em um artigo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

“A supercondutividade é usada em várias coisas, das quais ressonância magnética é talvez a mais conhecida”, diz o pesquisador principal, Paul Chu, da Universidade de Houston, nos Estados Unidos.

Além destes exemplos, materiais supercondutores também são importantes para a rede de eletricidade de cidades. Atualmente, os materiais utilizados para transmitir eletricidade das estações de força até nossas casas desperdiçam até 10% da energia durante o percurso. Com os supercondutores, este número cairia para zero.

Obstáculos atuais

Até agora, o que dificulta o uso comercial de materiais supercondutores é a necessidade de resfriar o material a uma temperatura de -296,1 ºC para atingir a resistência elétrica zero. Não seria barato ou prático fazer isso em larga escala.

Até os melhores supercondutores que ainda estão sendo testados em laboratório não conseguem atingir a supercondutividade em temperaturas maiores que 70 ºC. Assim surgiu o interesse no desenvolvimento de supercondutividade em materiais que não são supercondutores.

A equipe da Universidade de Houston conseguiu induzir a supercondutividade em um momento em que duas fases de um material se encontram. Este momento é conhecido como interface.

Isso foi feito com arsenieto de ferro de cálcio, CaFe2As2, material não supercondutor. Os experimentos foram feitos em pressão ambiente, com o material aquecido a 350 ºC para em seguida ser resfriado lentamente. Esse processo causou duas fases distintas no arsenieto de ferro de cálcio, já que o resfriamento ocorre de forma desigual.

Nenhuma das duas fases são supercondutoras, mas a equipe conseguiu detectar a supercondutividade no momento em que as duas fases coexistem, provando que a hipótese da interface é real.

Isso é ótimo na teoria, mas na prática ainda não significa que a indústria vai conseguir tirar muita vantagem do estudo. Isso por que a substância só atingiu o estado desejado quando estava a -248,15 ºC.

O próximo passo será usar o mesmo processo para fazer com que supercondutores de maiores temperaturas já existentes sejam mais eficientes nestes momentos de interface.

Ainda estamos longe de ver essa técnica em uso comercial, mas este é um passo importante para o desenvolvimento desse tipo de material de forma mais barata e mais eficiente no futuro.

Afinal de contas, quem não quer andar em trens de levitação magnética?

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …