Atmosfera da Terra primitiva pode ter sido tão tóxica quanto a de Vênus hoje

Tobias Stierli / NCCR PlanetS

Pesquisadores tentaram reproduzir o equilíbrio delicado entre os gases que evaporaram do oceano de magma e a atmosfera que eles podem ter criado, e descobriram que esta seria fina e composta por dióxido de carbono e nitrogênio.

A Terra é o único planeta que abriga vida (até onde sabemos), mas as condições por aqui não foram hospitaleiras desde sempre. Na verdade, quando nosso planeta era jovem, sua superfície provavelmente foi coberta por um oceano de magma. Assim, em um novo estudo, pesquisadores tentaram reproduzir o equilíbrio delicado entre os gases que evaporaram deste oceano e a atmosfera que eles podem ter criado, e descobriram que esta seria fina e composta por dióxido de carbono e nitrogênio — que inclusive é parecida com a que Vênus tem hoje.

Para um planeta rochoso semelhante à Terra se formar, deve ocorrer um processo chamado de “acreção”, no qual a gravidade vai unindo pequenas partículas que formam corpos maiores. Nas etapas finais da acreção, ocorreram impactos gigantescos que liberaram quantidades de energias enormes — no caso da Terra, pode ser que o impacto envolveu um objeto do tamanho de Marte. O evento poderia ter derretido o que havia em nosso planeta, de modo que ele acabou coberto por um oceano de magma. Este oceano poderia ter liberado hidrogênio, carbono, oxigênio e nitrogênio, que formariam a primeira atmosfera da Terra.

Para entender melhor que tipo de atmosfera era essa, Paolo Sossi, do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique junto de colegas da França e Estados Unidos, utilizaram uma técnica chamada “levitação aerodinâmica” para flutuar uma pequena amostra de rocha sobre um jato de gás, enquanto a amostra era aquecida à temperatura de 1.900 °C com laser para ser derretida. “Esse pequeno mármore flutuando a quase 2.000 °C é uma espécie de miniatura da Terra em seu estado derretido”, explica Sossi. Então, o gás fluindo em torno da amostra se comporta como uma miniatura de atmosfera.

Depois, os pesquisadores repetiram o experimento alterando a composição do jato de gás, e adicionaram e removeram diferentes componentes para tentar descobrir a composição mais provável da atmosfera da Terra jovem. Eles então observaram que os níveis de oxigênio na amostra derretida mudaram de acordo com a composição do gás. Por fim, eles compararam a amostra derretida a amostras de rochas do manto da Terra para determinar qual atmosfera produziu a melhor combinação com os registros geológicos que temos.

No fim, os cientistas descobriram que essa atmosfera primitiva era densa, cheia de dióxido de carbono, relativamente pouco nitrogênio e parecida com a de Vênus hoje, além de ter também pressão 70 vezes maior — embora seja mais fina, a atmosfera de Marte é semelhante a essa. Então, o fato de que a Terra é maior que Marte (o que indica que tem gravidade suficiente para manter sua atmosfera), além de mais fria que Vênus, permitiu que a água líquida formada após o resfriamento do planeta se mantivesse em sua superfície, extraindo o dióxido de carbono e da atmosfera e evitando que o planeta sofresse um efeito estufa semelhante àquele que transformou Vênus um planeta infernal.

O artigo com os resultados do estudo foi publicado na revista Science Advances.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …