Fox News convida falso conselheiro de defesa sueco para explicar falso atentado de Trump

Após as observações do presidente dos EUA sobre a suposta crise de segurança na Suécia, a Fox News tentou chegar ao fundo do que realmente está acontecendo lá.

Em uma reviravolta irônica, o “conselheiro sueco de defesa e segurança nacional”, que o canal convidou, acabou por ser um completo estranho aos serviços de defesa do país. Em 23 de fevereiro, a Fox News exibiu um episódio do programa Bill O’Reilly com Nils Bildt, apresentado como um “conselheiro de defesa e segurança nacional sueco”.

O programa teve como objetivo explicar a situação que o presidente dos EUA, Donald Trump, se referiu na semana passada, quando, falando em um comício na Flórida, Trump insinuou uma crise de segurança que teria se desenrolado na Suécia na noite anterior.

Ninguém entendeu do que Trump estava falando, inclusive a própria embaixada da Suécia em Washington, que pediu ao líder americano que esclarecesse o que exatamente ele queria dizer. Mais tarde, Trump foi para o Twitter explicar onde ele tinha obtido suas informações: Fox News.

“Minha declaração sobre o que está acontecendo na Suécia foi em referência a uma reportagem que foi transmitida na @FoxNews sobre imigrantes e Suécia”.

O ex-primeiro-ministro sueco, Carl Bildt, superou todos os outros comentários dizendo que “no ano passado houve aproximadamente 50% mais assassinatos apenas em Orlando, na Flórida, onde Trump falou outro dia, do que em toda a Suécia”.

A Fox News, o próprio veículo que forneceu ao Trump a reportagem sobre o “caos” na Suécia, levou uma semana para encontrar um autêntico analista que explicasse de uma vez por todas o que realmente está acontecendo no país escandinavo.

Infelizmente, a pessoa que apresentaram como um “conselheiro de defesa e segurança nacional” é conhecido como tal apenas para a equipe Fox News, porque funcionários suecos nunca ouviram falar do misterioso Nils Bildt.

“Fox News “Expert” sueco Nils Bildt para discutir a Suécia. Problema? Não é um “conselheiro sueco de Segurança Nacional”, tem uma condenação criminal nos EUA.”

O jornal sueco Dagens Nyheter citou Marie Pisäter, funcionária do Ministério da Defesa da Suécia, dizendo que ninguém com o nome de Nils Bildt trabalha lá. O jornal entrou em contato com o Foreign Office, que também negou ter este homem no emprego.

Além disso, um analista de defesa sueco Johan Wiktorin (citado como tal na tomada de notícias sueca Expressen) refutou qualquer conhecimento de um colega chamado Nils Bildt.

Então, quem é Nils Bildt?

De acordo com a mídia sueca, o homem, nascido Nils Tolling, emigrou para os EUA em 1994, mudando seu nome de família para Bildt em 2003. Ele dirige várias empresas de segurança nos EUA.

David Tabacoff, produtor executivo do programa de Bill O’Reilly, tentou explicar a escolha da rede de um especialista: “Nosso booker fez inúmeras perguntas e falou com pessoas que recomendaram Nils Bildt e depois de entrevistá-lo e revisar sua biografia, nós concordamos que ele seria um bom convidado para o tema naquela noite”.

Bildt explicou o erro. “Foi um editor da Fox News que usou este título — eu não tinha controle sobre a escolha do título.” Eu sou um analista independente baseado nos EUA.

A Fox prometeu que Bill O’Reilly abordaria a questão em seu programa na segunda-feira. Dado o recorde recente de Fox de cobrir tópicos suecos, só se pode adivinhar o que a âncora vai dizer.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Nuvem monstruosa de poeira do Saara é observa da espaço vindo em direção a Amazônia

  Todo os anos o deserto do Saara, lá do lado oposto do Oceano Atlântico, sopra uma nuvem tão gigantesca de poeira em direção as Américas que foi apelidada de Godzilla. É a maior destas nuvens em …

Oi? Kanye West compara vacina para COVID-19 com "a marca da besta"

Em nova polêmica, o rapper norte-americano Kanye West fez uma série de revelações sobre como ele enxerga uma possível vacina contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2). Durante entrevista concedida para a revista Forbes, o cantor também comentou …

Comentarista da CNN Brasil insinua que gays são promíscuos e ‘têm chance muito maior de ter Aids’

A CNN Brasil convidou o comentarista Leandro Narloch para falar sobre ao vivo sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de liberar a doação de sangue por parte de homens homossexuais e mulheres transsexuais, …

China detecta rastros de coronavírus em pacotes de alimentos do Equador

A China anunciou nesta sexta-feira (10/07) a suspensão das importações de alimentos do Equador após encontrar rastros do novo coronavírus em embalagens de camarão. Os vestígios foram encontrados em contêineres com pacotes de camarão branco do …

Pesquisadores se deparam com '1º colar' humano de 160.000 anos

Fósseis de conchas de amêijoas de 160 mil anos encontradas em cavernas de Israel são os primeiros exemplares de conchas usadas como adorno no corpo humano, defendem pesquisadores. Há cerca de 160 mil a 120 mil …

A China diz ter identificado uma nova doença muito mais mortal do que o Covid-19

A embaixada da China no Cazaquistão alertou sobre uma nova pneumonia desconhecida que seria ainda mais mortífera do que o coronavírus (Sars-CoV-2) causador Covid-19, de acordo com o South China Morning Post (SCMP). “A taxa de …

The Sims ganhará reality show para premiar jogadores em US$ 100 mil

A longeva franquia The Sims, onde gamers gerenciam todos os aspectos da vida de avatares virtuais, vai ganhar um reality show. Veiculado pela emissora norte-americana CBS, a atração se chamará “Spark’d” e deve ir ao ar …

Nudes de 100 anos encontrados dentro de parede são avaliados em milhares de dólares

O senso comum sugere que as gerações passadas eram mais conservadoras que as atuais, especialmente no que diz respeito à sexualidade. Basta escavarmos um pouco a memória – ou as paredes de nossas casas – para …

Presidente interina da Bolívia testa positivo para covid-19

A presidente interina da Bolívia, Jeanine Áñez, revelou nesta quinta-feira (09/07) que foi infectada pelo novo coronavírus e que iniciará um período de quarentena. "Junto com toda a minha equipe, temos trabalhado pelas famílias bolivianas durante …

Após Bolsonaro tirar máscara em entrevista, ABI entra com ação contra presidente no STF

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) apresentou nesta quinta-feira (9) uma queixa criminal ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o presidente Jair Bolsonaro, depois que ele tirou a máscara em uma entrevista em que anunciou …