Fox News convida falso conselheiro de defesa sueco para explicar falso atentado de Trump

Após as observações do presidente dos EUA sobre a suposta crise de segurança na Suécia, a Fox News tentou chegar ao fundo do que realmente está acontecendo lá.

Em uma reviravolta irônica, o “conselheiro sueco de defesa e segurança nacional”, que o canal convidou, acabou por ser um completo estranho aos serviços de defesa do país. Em 23 de fevereiro, a Fox News exibiu um episódio do programa Bill O’Reilly com Nils Bildt, apresentado como um “conselheiro de defesa e segurança nacional sueco”.

O programa teve como objetivo explicar a situação que o presidente dos EUA, Donald Trump, se referiu na semana passada, quando, falando em um comício na Flórida, Trump insinuou uma crise de segurança que teria se desenrolado na Suécia na noite anterior.

Ninguém entendeu do que Trump estava falando, inclusive a própria embaixada da Suécia em Washington, que pediu ao líder americano que esclarecesse o que exatamente ele queria dizer. Mais tarde, Trump foi para o Twitter explicar onde ele tinha obtido suas informações: Fox News.

“Minha declaração sobre o que está acontecendo na Suécia foi em referência a uma reportagem que foi transmitida na @FoxNews sobre imigrantes e Suécia”.

O ex-primeiro-ministro sueco, Carl Bildt, superou todos os outros comentários dizendo que “no ano passado houve aproximadamente 50% mais assassinatos apenas em Orlando, na Flórida, onde Trump falou outro dia, do que em toda a Suécia”.

A Fox News, o próprio veículo que forneceu ao Trump a reportagem sobre o “caos” na Suécia, levou uma semana para encontrar um autêntico analista que explicasse de uma vez por todas o que realmente está acontecendo no país escandinavo.

Infelizmente, a pessoa que apresentaram como um “conselheiro de defesa e segurança nacional” é conhecido como tal apenas para a equipe Fox News, porque funcionários suecos nunca ouviram falar do misterioso Nils Bildt.

“Fox News “Expert” sueco Nils Bildt para discutir a Suécia. Problema? Não é um “conselheiro sueco de Segurança Nacional”, tem uma condenação criminal nos EUA.”

O jornal sueco Dagens Nyheter citou Marie Pisäter, funcionária do Ministério da Defesa da Suécia, dizendo que ninguém com o nome de Nils Bildt trabalha lá. O jornal entrou em contato com o Foreign Office, que também negou ter este homem no emprego.

Além disso, um analista de defesa sueco Johan Wiktorin (citado como tal na tomada de notícias sueca Expressen) refutou qualquer conhecimento de um colega chamado Nils Bildt.

Então, quem é Nils Bildt?

De acordo com a mídia sueca, o homem, nascido Nils Tolling, emigrou para os EUA em 1994, mudando seu nome de família para Bildt em 2003. Ele dirige várias empresas de segurança nos EUA.

David Tabacoff, produtor executivo do programa de Bill O’Reilly, tentou explicar a escolha da rede de um especialista: “Nosso booker fez inúmeras perguntas e falou com pessoas que recomendaram Nils Bildt e depois de entrevistá-lo e revisar sua biografia, nós concordamos que ele seria um bom convidado para o tema naquela noite”.

Bildt explicou o erro. “Foi um editor da Fox News que usou este título — eu não tinha controle sobre a escolha do título.” Eu sou um analista independente baseado nos EUA.

A Fox prometeu que Bill O’Reilly abordaria a questão em seu programa na segunda-feira. Dado o recorde recente de Fox de cobrir tópicos suecos, só se pode adivinhar o que a âncora vai dizer.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Boris Johnson vence por ampla margem no Reino Unido

O Partido Conservador do atual primeiro-ministro, Boris Johnson, conquistou a maioria absoluta dos assentos no Parlamento do Reino Unido nas eleições realizuadas nesta quinta-feira (12/12) no país. Esse resultado eleitoral garante ao premiê o número …

Simples e atemporal, azul clássico é a cor de 2020, segundo a Pantone

A cor do ano de 2020 será o Classic Blue, um azul clássico que oferece estabilidade e conexão. Quem diz isso é a Pantone, a principal empresa de cores do mundo, que oferece o sistema …

Segredos do idioma dos orangotangos são revelados

Um novo estudo da Universidade de Exeter (Inglaterra) desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os pesquisadores passaram dois anos filmando mais de 600 horas do comportamento …

Exaustos com o Brexit, britânicos vão às urnas pela quarta vez em quatro anos

O Reino Unido está indo às urnas nesta quinta-feira (12) para o que está sendo chamada de a eleição mais importante desta era. Os britânicos estão diante de duas escolhas: apoiar o primeiro-ministro conservador Boris Johnson e …

VÍDEO da NASA revela degelo dramático das geleiras do Alasca

Vídeo recém-publicado mostra derretimento de geleiras e calotas de gelo do Alasca visto do espaço. Algumas imagens revelam mudanças de quase 50 anos, e dão aos cientistas novas ideias relacionadas aos efeitos das mudanças climáticas …

Greta Thunberg é eleita Pessoa do Ano pela "Time"

Revista dedica capa à jovem adolescente sueca por liderar a maior manifestação pelo clima na história da humanidade e diz que mudanças significativas raramente ocorrem sem a força mobilizadora de indivíduos influentes. A ativista sueca Greta …

Companhia aérea adota copos comestíveis para substituir descartáveis

A redução do uso de plástico como medida de combate à poluição é necessidade urgente e, ainda que cada um de nós seja parte desse destrutivo consumo, é sabido que a diferença se dá de …

Senado votará pacote anticrime nesta quarta-feira, diz Alcolumbre

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), disse que vai pautar para esta quarta-feira (11) a votação do pacote anticrime. O projeto foi aprovado na semana passada pela Câmara dos Deputados e passou nesta terça-feira (10) …

Vacina contra gastroenterite pode ser eficaz contra câncer, mostra pesquisa

O estudo, realizado por um grupo de cientistas franceses do Centro de Pesquisa em Cancerologia de Lyon, mostrou que a vacina usada para prevenir a gastroenterite em crianças pode provocar a morte de células cancerígenas …

Famosa na internet, a falecida gata Lil Bub terá suas cinzas enviadas ao espaço

Visitar pessoalmente o espaço sideral é uma oportunidade que pouquíssimas pessoas têm em vida, mas enviar suas cinzas ao espaço pode se tornar uma nova forma de passar a eternidade entre as estrelas. E, assim …