Fox News convida falso conselheiro de defesa sueco para explicar falso atentado de Trump

Após as observações do presidente dos EUA sobre a suposta crise de segurança na Suécia, a Fox News tentou chegar ao fundo do que realmente está acontecendo lá.

Em uma reviravolta irônica, o “conselheiro sueco de defesa e segurança nacional”, que o canal convidou, acabou por ser um completo estranho aos serviços de defesa do país. Em 23 de fevereiro, a Fox News exibiu um episódio do programa Bill O’Reilly com Nils Bildt, apresentado como um “conselheiro de defesa e segurança nacional sueco”.

O programa teve como objetivo explicar a situação que o presidente dos EUA, Donald Trump, se referiu na semana passada, quando, falando em um comício na Flórida, Trump insinuou uma crise de segurança que teria se desenrolado na Suécia na noite anterior.

Ninguém entendeu do que Trump estava falando, inclusive a própria embaixada da Suécia em Washington, que pediu ao líder americano que esclarecesse o que exatamente ele queria dizer. Mais tarde, Trump foi para o Twitter explicar onde ele tinha obtido suas informações: Fox News.

“Minha declaração sobre o que está acontecendo na Suécia foi em referência a uma reportagem que foi transmitida na @FoxNews sobre imigrantes e Suécia”.

O ex-primeiro-ministro sueco, Carl Bildt, superou todos os outros comentários dizendo que “no ano passado houve aproximadamente 50% mais assassinatos apenas em Orlando, na Flórida, onde Trump falou outro dia, do que em toda a Suécia”.

A Fox News, o próprio veículo que forneceu ao Trump a reportagem sobre o “caos” na Suécia, levou uma semana para encontrar um autêntico analista que explicasse de uma vez por todas o que realmente está acontecendo no país escandinavo.

Infelizmente, a pessoa que apresentaram como um “conselheiro de defesa e segurança nacional” é conhecido como tal apenas para a equipe Fox News, porque funcionários suecos nunca ouviram falar do misterioso Nils Bildt.

“Fox News “Expert” sueco Nils Bildt para discutir a Suécia. Problema? Não é um “conselheiro sueco de Segurança Nacional”, tem uma condenação criminal nos EUA.”

O jornal sueco Dagens Nyheter citou Marie Pisäter, funcionária do Ministério da Defesa da Suécia, dizendo que ninguém com o nome de Nils Bildt trabalha lá. O jornal entrou em contato com o Foreign Office, que também negou ter este homem no emprego.

Além disso, um analista de defesa sueco Johan Wiktorin (citado como tal na tomada de notícias sueca Expressen) refutou qualquer conhecimento de um colega chamado Nils Bildt.

Então, quem é Nils Bildt?

De acordo com a mídia sueca, o homem, nascido Nils Tolling, emigrou para os EUA em 1994, mudando seu nome de família para Bildt em 2003. Ele dirige várias empresas de segurança nos EUA.

David Tabacoff, produtor executivo do programa de Bill O’Reilly, tentou explicar a escolha da rede de um especialista: “Nosso booker fez inúmeras perguntas e falou com pessoas que recomendaram Nils Bildt e depois de entrevistá-lo e revisar sua biografia, nós concordamos que ele seria um bom convidado para o tema naquela noite”.

Bildt explicou o erro. “Foi um editor da Fox News que usou este título — eu não tinha controle sobre a escolha do título.” Eu sou um analista independente baseado nos EUA.

A Fox prometeu que Bill O’Reilly abordaria a questão em seu programa na segunda-feira. Dado o recorde recente de Fox de cobrir tópicos suecos, só se pode adivinhar o que a âncora vai dizer.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …