O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, escreveu três linhas no Twitter que fizeram as ações da Lockheed Martin, fabricante dos caças norte-americanos F-35, despencarem de uma hora para outra, segundo relata o The Independent.
No tweet, Trump afirmou que os custos do programa F-35 estão “fora de controle” e que “bilhões de dólares poderão e serão economizados em compras militares (e outras)” depois de sua tomada de posse, em 20 de janeiro.
Depois de publicar esta observação no Twitter, as ações da Lockheed Martin – empresa que fabrica esta aeronave – caíram acentuadamente, segundo relata a CNBC. Até agora, os dados indicam que a empresa perdeu cerca de 3,5 bilhões de dólares devido a esta única publicação de Trump, relata o The Independent.
O F-35 é um avião norte-americano de quinta geração cujo programa já custou ao país pelo menos 1,5 bilhão de dólares, 1 bilhão a mais do que o previsto inicialmente.
Além disso, o projeto já acumula mais de sete anos de atraso e muitos políticos norte-americanos acreditam que ele seja demasiado polêmico. De fato, o projeto F-35 foi listado como o programa de armas mais caro da história.
Vários especialistas apontam que o F-35 tem deficiências significativas, como o fato de não estar preparado para combater em distâncias curtas. Além disso, o fato de ter sido planejado como um caça furtivo e indetectável poderia sacrificar suas habilidades de combate e limitar sua mobilidade e capacidade de bombardeio.
// Sputnik News