França: Estudo com cães farejadores de coronavírus dá resultado preliminar surpreendente

Pixabay

Nas últimas três semanas, cerca de 20 cães farejadores do Corpo de Bombeiros e da polícia francesa, especializados em detectar explosivos ou drogas, foram treinados para identificar a presença do coronavírus no suor de pacientes com a Covid-19.

Os primeiros resultados surpreenderam o coordenador do estudo, o professor Dominique Granjean, da Escola Veterinária de Maison-Alfort, na região parisiense.

Alcançamos 100% de resultados positivos em algumas sessões“, disse o professor à rádio France Inter. Agora, o estudo entra na segunda fase e deve fornecer resultados conclusivos dentro de dez dias.

O objetivo da primeira etapa da pesquisa, iniciada no dia 23 de abril, era verificar se os cachorros habituados a identificar explosivos e drogas também tinham o faro sensível ao coronavírus. “Os resultados foram surpreendentes”, explicou o veterinário.

Inicialmente, os cães foram apresentados a amostras de suor de pacientes positivos à Covid-19 para despertar o olfato ao “cheiro” do novo vírus. Depois, o pesquisador organizou várias sessões nas quais colocava em uma sala apenas uma amostra positiva para o Sars-CoV-2 ao lado de várias outras negativas. A cada vez, o cão devia parar diante da amostra positiva para mostrar que havia farejado o vírus.

“Uma das nossas interrogações era saber se o coronavírus provoca um odor específico no suor do doente. Chegamos a sessões em que os cães acertavam em 100% das vezes a amostra contamidada pelo coronavírus”, revelou o professor Granjean.

“Ficou claro que os cães conseguem distinguir o cheiro da amostra positiva seja em relação a amostras negativas de suor ou sem nenhum traço de transpiração”, explicou.

A segunda fase do estudo, a partir desta semana, será de validação da experiência. Os cães terão de distinguir entre duas amostras, uma positiva e outra negativa.

O objetivo será verificar se o cachorro para diante do indício positivo, se ele late ou se senta quando fareja o coronavírus. Para o ensaio demonstrar sua eficácia, o cão deve latir sistematicamente quando estiver diante do indício positivo para a Covid-19 e não o confunda, em hipótese alguma, com uma amostra negativa.

Esta fase deve estar concluída dentro de dez dias, estima Grandjean. “Mas nunca se sabe, os cães, mesmo treinados, não são máquinas”, explica o veterinário, entusiasmado com a possibilidade de ver os farejadores se tornarem úteis para o diagnóstico do coronavírus.

Além da França, vários países estão testando cães para essa função, incluindo Brasil, Bélgica, Reino Unido e Estados Unidos.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …