Freiras mexicanas estão empenhadas em salvar o axolote da extinção

joachim_s_mueller / Flickr

O axolote (Ambystoma mexicanum) é uma espécie de salamandra aquática

O axolote está em perigo crítico de extinção. Mas há um grupo de freiras mexicanas que estão empenhadas em salvar a espécie.

O axolote é uma espécie de salamandra aquática pequena que está atualmente em perigo de extinção. Mas há quem esteja tentado salvar a espécie. Um grupo de freiras mexicanas está ajudando a criar e devolver alguns destes animais ao habitat natural, na região de Pátzcuaro, no México.

A história é contada pela BBC, na reportagem The Sisters of the Sacred Salamander. “Sinto que eles precisam do nosso cuidado e proteção. E é precisamente isso que estamos fazendo”, explica a irmã Ofélia Francisco.

Mas, ainda que estejam ajudando, o objetivo inicial não era a conservação ambiental. Há vários anos que o grupo religioso utiliza estes animais na produção de um xarope para a tosse, uma prática que passou de geração em geração. O segredo, no entanto, não é revelado pelas freiras.

Os animais estão enraizados de tal forma na cultura do México que há quem acredite que têm poderes curativos. E, apesar de estarem em perigo de extinção, existem colônias mantidas em laboratórios com milhares de exemplares.

Foi assim que as freiras se tornaram verdadeiras mestres da criação de axolotes, através dos laboratórios que existem no interior do mosteiro. Agora, em parceria com o jardim zoológico britânico de Chester, desempenham um papel ainda mais preponderante: a devolução de alguns destes animais ao seu habitat natural.

De acordo com o Público, um artigo publicado na Nature no final de 2017 mostrava que a espécie (Ambystoma mexicanum) está cada vez mais próxima do abismo, isto é, da extinção. Em 1998, existiam 6 mil axolotes por quilômetro quadrado na região mexicana de Xochimilco. Dez anos depois, havia apenas 100 axolotes por quilômetro quadrado.

Richard Griffiths, ecologista citado no estudo da Nature, refere que este é “provavelmente o anfíbio mais espalhado pelo mundo, em laboratórios e lojas de animais, e ainda assim está quase extinto na natureza”.

Ciberia // BBC / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Coronavírus: Por que vacinação sem lockdown pode tornar Brasil 'fábrica' de variantes superpotentes

O cenário atual no Brasil, que combina início da vacinação com transmissão descontrolada da covid-19, pode tornar o país uma "fábrica" de variantes potencialmente capazes de escapar por completo da eficácia das vacinas. Esta é …

Esquema de venda de vacinas falsas da COVID-19 é descoberto pela Interpol

Na última quarta-feira (3), autoridades da África do Sul apreenderam centenas de vacinas falsas da COVID-19, esquema que já havia sido alertado pela Interpol devido às disputas pelo imunizante no mundo inteiro. No país africano, foram …

Egito descobre cemitério de 2 mil anos com 600 cães e gatos

Pesquisadores poloneses encontraram cerca de 600 restos mortais de animais em um cemitério de dois mil anos, no Egito. De acordo com os cientistas, os corpos encontrados na necrópole são de gatos (cerca de 90% deles), …

Nova superterra encontrada pode dar pistas sobre vida fora do Sistema Solar

Um novo exoplaneta detectado orbitando uma estrela relativamente perto do nosso Sistema Solar, pode potencialmente ajudar a resolver enigmas sobre vida alienígena. Um exoplaneta com uma massa 2,8 maior do que a da Terra designado Gliese …

China anuncia meta de crescimento econômico mais modesta na abertura do Congresso Nacional do Povo

A reunião anual do Congresso Nacional do Povo da China foi aberta nesta sexta-feira (5), em Pequim, com o tradicional discurso do primeiro-ministro do país, Li Keqiang. O líder anunciou um objetivo de crescimento …

Análogo de Buraco negro de laboratório se comporta como Stephen Hawking previu

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia Technion-Israel tentaram confirmar duas das previsões mais importantes de Hawking, que a radiação hawking surge do nada e que não muda de intensidade ao longo do tempo, o que significa …

SP concentra 40% dos feminicídios com 200 mortes, diz estudo do Observatório de Segurança

A Rede de Observatórios da Segurança publicou seu relatório de dados sobre a violência contra a mulher do ano de 2020. O boletim, que traz números de cinco estados (SP, RJ, PE, CE e BA), mostrou …

Em pior momento da pandemia, Bolsonaro critica 'mimimi' e diz que brasileiro tem que enfrentar vírus

Um dia após o registro de novo recorde diário de mortes pela covid-19 no país, o presidente Jair Bolsonaro deu uma série de declarações dando a entender que o choro pelas vítimas é "frescura" e …

89% dos norte-americanos veem a China como inimiga ou concorrente

A maioria dos norte-americanos não vê a China como parceira e expressa preocupações crescentes sobre o histórico de direitos humanos e as práticas econômicas de Pequim, revelou uma nova pesquisa do Pew Research Center nesta …

Governadores pedem a Bolsonaro maior esforço por vacinas

Em meio ao pior momento da epidemia de covid-19 no Brasil, os governadores de 14 estados brasileiros enviaram nesta quinta-feira (04/03) uma carta ao presidente Jair Bolsonaro pedindo um maior esforço para a compra de …