A “tartaruga punk” está oficialmente à beira da extinção

Chris Van Wyk / Zoological Society of London

Elusor macrurus, também conhecida como a “tartaruga punk”

A tartaruga punk, conhecida pela sua aparência única e por conseguir respirar através dos genitais, é uma das espécies de répteis à beira da extinção.

A tartaruga Elusor macrurus, também conhecida como “tartaruga punk”, é uma criatura marinha única. Com 40 centímetros de comprimento, narinas largas e um penteado feito de algas, só pode ser encontrada no rio Mary River em Queensland, Austrália, e por isso também é conhecida por esse nome.

Infelizmente, a carismática tartaruga está oficialmente em vias de extinção e, por isso, escreve o Science Alert, o Zoological Society of London (ZSL) decidiu colocá-la no 29º lugar de uma nova lista das espécies de répteis mais ameaçadas do planeta.

“Os répteis geralmente são os menos beneficiados em termos de conservação, em comparação com pássaros e mamíferos. Muitos répteis são os únicos sobreviventes de antigas linhagens, cujos ramos genealógicos se estendem até a era dos dinossauros”, explica Rikki Gumbs, o coordenador da nova lista.

E quando se trata dessa tartaruga, isso é especialmente verdade. O animal divergiu das tartarugas modernas há cerca de 40 milhões de anos e tem muitas características únicas, como a cauda longa, que pode crescer até mais 70% do que o comprimento da sua concha, e protuberâncias no queixo que a ajudam a sentir o leito do rio.

Além disso, para além do penteado punk, a tartaruga respira pelos genitais, isto é, tem estruturas parecidas a guelras perto da sua extremidade traseira que permitem que respire oxigênio debaixo de água por até três dias seguidos.

Condenada pela sua aparência

Infelizmente, sua aparência única foi exatamente o que a condenou à quase extinção. Durante as décadas de 60 e 70, a tartaruga se tornou um animal de estimação extremamente popular.

Todos os anos, mais de 15 mil exemplares da espécie foram enviados para lojas de animais por toda a Austrália, o que levou à devastação dos locais de nidificação. Agora, os especialistas lutam para mantê-la viva.

“Assim como acontece com os tigres, rinocerontes e elefantes, é vital que façamos o máximo para salvar esses animais únicos e muitas vezes ignorados“, afirma Gumbs.

Embora tenha sido a sua condenação, o aspecto peculiar da tartaruga também pode vir a ser sua salvação. Em 2009, a construção de uma barragem se preparava para ameaçar seu habitat, mas uma série de fotos virais a transformou em uma espécie de mascote local.

O assunto ganhou destaque no debate público e os planos da construção da barragem foram cancelados. Mesmo assim, apesar da vitória, a guerra está longe de terminar. A tartaruga continua ameaçada por animais selvagens, pela criação de gado e pela qualidade da água, que diminuiu significativamente nos últimos 20 anos.

Os biólogos estimam que sua população total foi reduzida em mais de 95% em relação aos níveis históricos. “Se perdermos essa espécie, não haverá nada como ela na Terra”, conclui Gumbs.

Ciberia // HypeScience / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Especialista chinês: ascensão da China faz EUA entrarem em pânico e ficarem nervosos

O desenvolvimento econômico e a ascensão do país asiático fazem os EUA ficarem nervosos e entrarem em pânico, mas este medo se origina em seus preconceitos, disse em entrevista à Sputnik um especialista chinês. Li Junru, …

Interação de múons, a nova força da natureza que cientistas acreditam ter descoberto

Desde colar um ímã na porta de uma geladeira até jogar uma bola em uma cesta de basquete, as forças da física funcionam em todos os momentos de nossas vidas. Todas as forças que experimentamos todos …

Receita afirma que "só rico lê" e reforça preconceito de classe brasileiro

A Receita Federal deseja manter o projeto que cobra impostos sobre livros. Através da mesclagem entre PIS e Cofins, a nova CBS (Contribuição sobre bens e serviços), uma espécie de imposto sobre valor agregado, o …

Tribunal europeu dá aval a vacinação obrigatória

Corte de direitos humanos diz que medida pode ser necessária em sociedades democráticas e abre precedente no combate à covid-19. Tribunal julgava ação de famílias tchecas que se recusaram a vacinar os filhos. O Tribunal Europeu …

Covid-19: Governo chinês recompensa quem se vacina distribuindo ovos

Primeiro país afetado pela Covid-19, mas também o primeiro a se recuperar da pandemia, a China ainda encontra dificuldades para convencer sua população a se vacinar contra o coronavírus. O governo em algumas regiões …

Bloomberg revela planos de Biden de cortar orçamento do Pentágono

A administração Biden alegadamente pretende propor ao Pentágono um orçamento menor do que sob a administração Trump, reportou a agência Bloomberg citando três fontes. De acordo com agência, o orçamento será US$ 7 bilhões menor (cerca …

Cientistas revelam ameaça de grande desabamento de plataformas de gelo na Antártida

Novo estudo demonstrou que mais de um terço da área das plataformas de gelo na Antártida pode cair no mar se as temperaturas globais aumentarem em quatro graus, em comparação com o nível pré-industrial. De acordo …

“É como um lindo instrumento”: mais de 2 mil microfones desvendam o mistério o zunido dos beija-flores

O beija-flor faz um agradável zumbido quando paira na frente das flores para se alimentar. Mas só agora ficou claro como suas asas gera o som harmônico enquanto bate suas asas a impressionantes 40 vezes …

Barroso determina que presidente do Senado instale "CPI da covid"

Pedido para criar a comissão foi protocolado no início de fevereiro, mas Rodrigo Pacheco resistia. Colegiado deve apurar irregularidades e pode gerar desgaste ao governo. O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou …

Cientistas descobrem segredo do computador de mais de 2 mil anos

A Máquina de Anticítera permanecia há mais de um século como um dos grandes mistérios do planeta até março desse ano: espécie de primeiro computador da história, o mecanismo com mais de 2 mil anos …