O frio moldou a espécie humana

O clima é o motor da evolução desde que a vida surgiu na Terra há 3,5 bilhões de anos, afirma um pesquisador espanhol, que defende que foi o frio que moldou os humanos.

Em um livro chamado Homo Climaticus publicado na Espanha, José Enrique Campillo indica que as eras glaciares alternadas com aquecimentos globais quase levaram à extinção da vida, mas também permitiram “a solução mais versátil e eficaz para a sobrevivência: o cérebro”.

“O clima criou o cérebro humano, que é um produto do frio e é a ferramenta que nos permitiu superar a maior parte das adversidades climáticas”, disse o autor à EFE.

A cultura e a história também foram influenciadas de forma determinante, como no caso em que o frio “foi o único inimigo que Roma não foi capaz de vencer”.

O auge do império aconteceu durante uma época de aquecimento global “superior ao atual” e decaiu quando o clima esfriou, trazendo a fome e levando as tribos bárbaras do norte a descer para conquistar a península que é hoje a Itália, que com os rios congelados, tinham caminhos abertos para atravessar a Europa.

Alguns séculos mais tarde, entre 1783 e 1784, o vulcão islandês Laki entrou em erupção e espalhou cinzas e gases tóxicos que atravessaram o Atlântico e chegaram à Europa, “envenenando o ar, aumentado o desastre agrícola e pecuário” que já era verificado.

“A mistura de baixas temperaturas, a fome, o caos civil e a iluminação filosófica” se combinaram para a Revolução Francesa surgir anos mais tarde, em 1789, argumenta o autor.

Campillo sugere que “o homem sobreviveu a mudanças climáticas mais severas” do que a de atualmente, considerando que se trata de “um fenômeno natural que está sendo influenciado de forma significativa pelos humanos, algo que acontece pela primeira vez na história do planeta”.

As consequências da intervenção humana no clima “são imprevisíveis” e a única coisa de que se pode ter certeza é que “o futuro pertence às bactérias”, que sobreviverão à extinção dos seres humanos, “condenados à extinção”.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA:

Bolsa de Nova York tem uma mulher no comando pela primeira vez em 226 anos

Em 226 anos, a Bolsa de Valores de Nova York nunca tinha tido uma mulher no comando. Stacey Cunningham, que entrou como estagiária em 1994, chegou agora ao topo da maior bolsa de valores dos …

Harvey Weinstein se entrega à polícia em Nova York

O produtor de Hollywood Harvey Weinstein entrou sem coerção em uma delegacia de polícia de Nova York onde era já esperado para responder pelas acusações de abuso sexual nesta sexta-feira (25). A imprensa norte-americana já tinha …

Morgan Freeman é acusado de assédio sexual por 8 mulheres

O ator norte-americano, de 80 anos, está sendo acusado por oito mulheres de assédio sexual e comportamento impróprio ao longo dos últimos anos, segundo uma investigação da CNN. A notícia cruza depoimentos de pelo menos 16 …

Procon-SP cria canal para denúncias de preços abusivos de combustíveis

O consumidor que se deparar com preços abusivos de combustíveis pode encaminhar denúncia para o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de São Paulo, que criou uma chamada exclusiva para atender à demanda. …

Crise revela dependência de transporte rodoviário: "mais barato e dá voto"

O Brasil é o país que tem a maior concentração rodoviária de transporte de cargas e passageiros entre as principais economias mundiais. Segundo dados do Banco Mundial, 58% do transporte no país é feito por …

Paralisação de caminhoneiros afeta atendimento hospitalar; faltam materiais

A paralisação de caminhoneiros em todo o país começa a afetar os atendimentos hospitalares, inclusive as urgências e emergências. Segundo a Confederação Nacional de Saúde (CNS), em alguns estabelecimentos estão faltando produtos como gás medicinal, …

Vermes gigantes originários da Ásia e da África estão invadindo a França

Segundo um estudo recente, espécies invasoras de vermes invadiram o território francês vindas dos territórios ultramarinos do país na Ásia e na África. Diferentes variedades de vermes gigantes, com 40 centímetros de comprimento, estão invadindo o …

Chamas do vulcão Kilauea estão azuis

O vulcão Kilauea, no estado norte-americano do Havaí, não dá trégua. As fissuras abertas pelas erupções estão emitindo chamas azuis devido à presença de gás metano lançado para a atmosfera, explicou o Serviço Geológico dos …

“Decisão lamentável”: Pyongyang continua aberta ao diálogo com os EUA

A Coreia do Norte indicou que continua aberta ao diálogo com os EUA, depois de Donald Trump ter cancelado o encontro entre os líderes dos dois países, o que Pyongyang considera uma decisão “extremamente lamentável”. “Reiteramos …

Câmera da NASA derrete ao fotografar lançamento de foguete

Durante o lançamento do foguete SpaceX Falcon 9, na terça-feira (22), uma câmera fotográfica que filmava o momento derreteu. A câmera do fotógrafo da NASA Bill Ingalls estava registrando o lançamento do foguete SpaceX Falcon 9 …