GAP pede desculpas à China por camisetas com mapa errado do país

Esta semana, a GAP pediu desculpas por ter vendido camisetas com um mapa incorreto da China, depois um internauta na rede social Weibo (o Twitter chinês) reclamar que faltavam territórios chineses na ilustração.

“A Gap Inc. respeita a soberania e a integridade territorial da China. Soubemos que as camisetas da marca GAP vendidas em alguns mercados estrangeiros não refletiam o mapa correto da China. Pedimos sinceras desculpas por este erro não intencional”, lê-se em comunicado da empresa.

A marca informou ainda que irá implementar “revisões mais rigorosas” para evitar que situações como estas voltem a acontecer e que todas as camisetas colocadas à venda na China foram retiradas do mercado e posteriormente destruídas.

De acordo com o The Guardian, citado pelo Observador, a polêmica surgiu depois de uma foto da camiseta ter sido publicada no Weibo. A peça estava à venda em uma loja no Canadá e tinha estampado o mapa da China… sem Taiwan nem o Tibet, territórios que Pequim considera como chineses.

Essa não é a primeira vez que empresas norte-americanas pedem desculpas por situações semelhantes. Em janeiro, por exemplo, a cadeia de hotéis Marriot International colocou em seu motor de busca o Tibet e Taiwan como países separados.

A Mercedes-Benz também pediu desculpas à China, recentemente, por citar Dalai Lama, líder espiritual dos tibetanos, que Pequim acusa de ser um “separatista”, numa fotografia publicada na conta oficial da marca no Instagram, que depois foi excluída, conta o Eco.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Restaurante alemão proíbe entrada de crianças

Chamado "cozinha da vovó" em alemão, estabelecimento barra menores de 14 anos após 17h. Proprietário diz querer proporcionar um "oásis de paz" a seus clientes. Um restaurante no balneário de Binz, na ilha alemã de Rügen, …

Sobe número de mortos com queda de ponte em Gênova

Com a morte do motorista romeno de 36 anos Marian Rosca, subiu para 43 o número de mortos após o desabamento de um viaduto na cidade de Gênova, na Itália. Dos nove feridos que estavam …

Identificadas as galáxias mais antigas do Universo (no quintal da Via Láctea)

Astrônomos identificaram algumas das galáxias mais antigas do Universo em órbita da Via Láctea. Encontrar estas entidades cósmicas é como encontrar os restos dos primeiros humanos que habitaram a Terra. Segundo os autores do estudo, publicado …

Sul da Índia "se afoga" nas piores inundações em um século

O estado indiano de Kerala vive há dez dias as piores inundações em um século por causa das torrenciais chuvas de monção, que já deixaram cerca de 200 mortos e mais de 220 mil evacuados …

200 mil bombas de Hiroshima: o poder do supervulcão de Santorini

Um novo estudo, realizado com base em análises de anéis de árvores, pode definir com mais precisão o momento em que o supervulcão de Santorini, na Grécia, entrou em erupção. A nova pesquisa ajudou a …

Matemáticos do MIT resolvem um velho mistério sobre o espaguete

Partir um palito de espaguete seco em somente dois pedaços é uma missão praticamente impossível. Ou era, até que matemáticos do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos EUA, conseguiram descobrir um truque que permite …

Colapso de ponte em Gênova: sobe para 41 o número de mortos

O número de vítimas da desmoronamento de uma pontos na cidade de Gênova, no noroeste da Itália, subiu para 41, depois que as equipes de bombeiros encontraram entre os blocos de concreto um veículo com …

Morre o ex-secretário-geral da ONU e Nobel da Paz Kofi Annan

Morreu neste sábado (18) o ex-secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e vencedor do prêmio Nobel da Paz, o ganês Kofi Annan, de 80 anos. A informação foi confirmada pela família. Não foram divulgados …

Dos 27,4 mil registros de candidaturas, 8,4 mil são de mulheres

As candidaturas femininas nas eleições de outubro chegam a 30,7%, o equivalente a 8.435, do total de 27.485 pedidos de registros encaminhados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Centro-Oeste é a região com maior percentual …

"Multa do bem" diminui casos de atropelamento no trânsito

Elogiar motoristas que dão preferência aos pedestres no trânsito é uma maneira simples de evitar atropelamentos. Afinal, quem não gosta de ser elogiado quando faz a coisa certa? Qualquer pessoa gosta, e a psicologia tem …