Mapa com 156 anos pode agravar conflito entre Tóquio e Seul

GIKorea / Twitter

Mapa com 156 anos poderá mostrar Dokdo como território coreano

A descoberta de um mapa japonês pode intensificar a “briga” pelos Rochedos de Liancour, ilhotas disputadas desde a época da Segunda Guerra Mundial.

O recente descobrimento de um mapa datado do século XIX pode intensificar a disputa territorial entre a Coreia do Sul e o Japão e agravar ainda mais as tensas relações entre os dois países. O mapa marca claramente os Rochedos de Liancour, denominados por Seul como Dokdo, como parte da Coreia, que na época era um reino unificado.

De acordo com a agência sul-coreana Yonhap, o mapa abrange a península coreana e mostra Dokdo como ficando perto da ilha de Ulleungdo, no leste da costa coreana. O descobrimento contradiz as atuais reivindicações do Japão quanto à sua soberania do arquipélago, que neste país tem o nome de Takeshima.

Ironicamente, o mapa foi achado no Japão e está na posse de um cidadão deste país, mas uma marca nele aponta que havia pertencido a uma biblioteca em Pyongyang desde o ano de 1932.

​O mapa foi desenhado pelo cartógrafo e geólogo coreano Kim Jeong-ho entre 1864 e 1889 e é uma versão desenhada à mão de Daedongyeojido, um mapa do mesmo autor, feito em 1861, mas que não incluía a ilha.

A descoberta foi entendida pela Coreia do Sul como mais uma prova de que o arquipélago desabitado de Dokdo, que conta com um destacamento permanente da polícia sul-coreana, é seu território soberano.

Seul argumenta que as ilhotas passaram para o controle de Tóquio quando o Japão invadiu a Coraia em 1910. As ilhas foram na época cedidas à prefeitura de Shimane, parte mais próxima do território principal japonês, até ao momento em que o país foi derrotado na Segunda Guerra Mundial e se rendeu em agosto de 1945.

Não obstante, a formulação complicada do Tratado de Paz de São Francisco em 1951 não mencionou Dokdo entre os territórios que deviam ser devolvidos à Coreia, o que, de acordo com Seul, teria evitado a atual disputa.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cientistas desvendam mistério de 'apagamento' de estrela gigante Betelgeuse

Astrônomos dizem que solucionaram o mistério sobre por que uma das mais conhecidas estrelas que iluminava o céu à noite começou a perder o brilho há cerca de um ano. Betelgeuse, uma supergigante vermelha da …

Portugal isola Lisboa para conter disseminação de variante

Em meio a alta de casos e difusão da variante delta do coronavírus, detectada inicialmente na Índia, governo português restringe circulação para dentro e para fora da região metropolitana da capital no fim de semana. Em …

Astrônomos descobrem as maiores estruturas giratórias conhecidas no universo

Tentáculos de galáxias com centenas de milhões de anos-luz de comprimento podem ser os maiores objetos giratórios do universo, um novo estudo descobriu. Corpos celestes muitas vezes giram, planetas, estrelas e galáxias. No entanto, aglomerados gigantes …

Facebook implementa software de IA capaz de detectar fotos e vídeos falsos

Os deepfakes são arquivos de mídia, incluindo fotos, vídeos e áudio, editados através de inteligência artificial (IA), que fornecem alto realismo e muitas vezes causam confusão após serem compartilhados nas redes sociais. Na quarta-feira (16), os …

China envia três astronautas para sua estação espacial

Grupo deverá ficar três meses no espaço e colocar em funcionamento o módulo central da estação espacial Tiangong. China não participa da ISS por decisão dos EUA. A primeira missão tripulada enviada pela China para a …

Putin “não quer Guerra Fria com EUA”, diz Biden após encontro com presidente russo

Os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da Rússia, Vladimir Putin, participaram nesta quarta-feira (16) de uma esperada reunião bilateral. O encontro realizado em Genebra acontece em um contexto de forte tensão entre …

Variante lambda do coronavírus: o que se sabe sobre mutação que se espalha pela América do Sul e preocupa OMS

Os vírus usam técnicas diferentes para continuar infectando as pessoas. E o caso da covid-19 não é exceção. As versões atuais da doença estão se espalhando muito mais facilmente do que a original, que surgiu na …

Embaixadores da Rússia e dos EUA "regressam ao trabalho", diz Putin após cúpula com Biden

A Rússia e os EUA acordaram o regresso de seus embaixadores, informou Vladimir Putin. Vladimir Putin, presidente da Rússia, disse, após conversas com seu homólogo americano Joe Biden, que os embaixadores russo e norte-americano voltam …

Cientistas desvendam segredos genéticos dos menores mamíferos mergulhadores do mundo

Biólogos descobriram os segredos genéticos dos menores mamíferos mergulhadores do mundo: os musaranhos aquáticos. Usando amostras de DNA para construir uma árvore evolutiva, cientistas revelaram em um estudo recente que o comportamento destes mamíferos comedores de …

Pandemia, tufões e inundações agravaram crise alimentar na Coreia do Norte

O líder norte-coreano Kim Jong-Un admitiu que o país enfrenta uma "situação alimentar crítica", informou a mídia estatal nesta quarta-feira (16). A Coreia do Norte, cuja economia sofre com os reflexos de várias sanções …