Adiar a ida ao banheiro pode estourar a bexiga

A bexiga de um adulto pode conter até meio litro de urina antes de a pessoa sentir vontade de ir ao banheiro. Mas, quando se atinge essa capacidade, os pequenos receptores da bexiga enviam uma mensagem ao cérebro, alertando para a necessidade de alívio.

Felizmente, a maioria das pessoas tem controle total sobre a função das bexigas e, assim, quando recebem a mensagem do cérebro, podem optar por esvaziá-la imediatamente, ou segurar a urina por mais um bocadinho. Mas o que provocam ao corpo quando decidem adiar a ida ao banheiro?

A curto prazo, os esfíncteres cilíndricos da bexiga se fecham firmemente, para evitar que a urina escape através da uretra.

Esses pequenos músculos são ótimos no que fazem, mas começam a falhar quando se utilizam de forma consistente durante muito tempo: é como um trabalhador muito esgotado por anos de esforço contínuo e com pouco descanso.

Quem tem o hábito de adiar a vontade de ir ao banheiro várias vezes por semana – por exemplo, quando se é um caminhoneiro, que fazem longas viagens e não gostam de parar –, está sujeito a consequências sérias a longo prazo, incluindo maior risco de infecção.

Consequências

Segurar a urina pode enfraquecer os músculos da bexiga, o que pode levar à retenção urinária – temida condição em que não se consegue esvaziar completamente a bexiga quando se urina, o que significa que se passa a ter sempre vontade de ir ao banheiro.

Também expõe o corpo a bactérias potencialmente prejudiciais, o que pode aumentar as possibilidades de contrair uma infecção do trato urinário ou da bexiga. Como qualquer outra infecção, elas podem se complicar e se tornar fatais.

E há ainda uma outra forma bizarra através da qual segurar a urina pode ser mortal: é que a bexiga pode estourar.

Isto é muito raro, obviamente. Na maioria dos casos, as pessoas acabam urinando involuntariamente antes que qualquer rompimento ocorra. Quando isso aconteça, é quase sempre porque a bexiga já estava danificada por algum motivo.

Mas é melhor não arriscar, certo? Da próxima vez que sentir preguiça de se levantar da cama ou do sofá, apesar dos apelos do corpo, lembre-se que poderá acabar sendo presenteado com consequências muito desagradáveis.

Ciberia // HypeScience / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Vacina contra o câncer de mama pode estar disponível em 8 anos, diz a Clínica Mayo

Pesquisadores da Clínica Mayo desenvolveram uma vacina contra o câncer ovário e de mama que poderia estar disponível dentro de apenas oito anos. A ideia da vacina é estimular o próprio sistema imunológico dos pacientes a …

Líder de Hong Kong abandona discurso no Parlamento após protestos

Parlamentares pró-democracia forçam Carrie Lam a interromper pronunciamento anual. Sem conseguir completar fala, chefe do Executivo faz discurso sobre futuro político da região administrativa especial da China em vídeo. A chefe do Executivo de Hong Kong, …

Barcelona se prepara para novos protestos, depois de noite tensa em aeroporto

A Catalunha se prepara para um novo dia de indignação, depois que milhares de ativistas pela independência cercaram o aeroporto de Barcelona, na segunda e terça-feira, para denunciar a condenação de seus líderes a sentenças …

Erdogan acusa militares sírios de bombardear posições turcas

Dois soldados turcos foram mortos na área de Manbij pelo Exército do governo sírio, disse o presidente turco Recep Tayyip Erdogan. No dia anterior foi noticiada a morte de mais dois soldados turcos durante um ataque …

Operação da PF amplia briga interna no PSL

A disputa pública pelo comando do PSL, o partido do presidente Jair Bolsonaro, ganhou um novo capítulo nesta terça-feira (15/10) quando agentes da Polícia Federal (PF) realizaram uma operação de busca e apreensão na casa …

Cidade na Itália proíbe Google Maps porque pessoas 'se perdem' o tempo todo

Serviços de emergência de Baunei já tiveram que resgatar 144 perdidos em dois anos devido ao Google Maps. O prefeito da cidade italiana de Baunei, Salvatore Corrias, proibiu o uso do aplicativo de localização geográfica Google …

Emma Watson lança consultoria jurídica gratuita para mulheres assediadas no local de trabalho

A atriz Emma Watson acaba de lançar uma consultoria jurídica gratuita para mulheres que sofreram assédio no local de trabalho. O serviço está disponível na Inglaterra e no País de Gales. De acordo com o texto …

Polícia do Rio perdeu imagens que poderiam identificar assassinos de Marielle

A Polícia Civil do Rio de Janeiro perdeu imagens do carro dos suspeitos de matar a vereadora Marielle Franco gravadas no dia do homicídio, em 14 de março de 2018. A informação foi publicada neste domingo …

Protestos se espalham pela Catalunha após condenação de separatistas

Manifestantes bloqueiam principal aeroporto de Barcelona, além de ruas e uma via férrea, após nove líderes catalães serem condenados pela tentativa de independência da região. Confrontos com a polícia deixam feridos. A condenação de nove líderes …

Erdogan revela objetivos da operação turca na Síria

Nesta terça-feira (15), o presidente turco Recep Tayyip Erdogan disse que a operação militar no norte da Síria está progredindo com sucesso, tendo 1.000 km de território ao longo da fronteira sido libertados de terroristas. "Temos …