Adiar a ida ao banheiro pode estourar a bexiga

A bexiga de um adulto pode conter até meio litro de urina antes de a pessoa sentir vontade de ir ao banheiro. Mas, quando se atinge essa capacidade, os pequenos receptores da bexiga enviam uma mensagem ao cérebro, alertando para a necessidade de alívio.

Felizmente, a maioria das pessoas tem controle total sobre a função das bexigas e, assim, quando recebem a mensagem do cérebro, podem optar por esvaziá-la imediatamente, ou segurar a urina por mais um bocadinho. Mas o que provocam ao corpo quando decidem adiar a ida ao banheiro?

A curto prazo, os esfíncteres cilíndricos da bexiga se fecham firmemente, para evitar que a urina escape através da uretra.

Esses pequenos músculos são ótimos no que fazem, mas começam a falhar quando se utilizam de forma consistente durante muito tempo: é como um trabalhador muito esgotado por anos de esforço contínuo e com pouco descanso.

Quem tem o hábito de adiar a vontade de ir ao banheiro várias vezes por semana – por exemplo, quando se é um caminhoneiro, que fazem longas viagens e não gostam de parar –, está sujeito a consequências sérias a longo prazo, incluindo maior risco de infecção.

Consequências

Segurar a urina pode enfraquecer os músculos da bexiga, o que pode levar à retenção urinária – temida condição em que não se consegue esvaziar completamente a bexiga quando se urina, o que significa que se passa a ter sempre vontade de ir ao banheiro.

Também expõe o corpo a bactérias potencialmente prejudiciais, o que pode aumentar as possibilidades de contrair uma infecção do trato urinário ou da bexiga. Como qualquer outra infecção, elas podem se complicar e se tornar fatais.

E há ainda uma outra forma bizarra através da qual segurar a urina pode ser mortal: é que a bexiga pode estourar.

Isto é muito raro, obviamente. Na maioria dos casos, as pessoas acabam urinando involuntariamente antes que qualquer rompimento ocorra. Quando isso aconteça, é quase sempre porque a bexiga já estava danificada por algum motivo.

Mas é melhor não arriscar, certo? Da próxima vez que sentir preguiça de se levantar da cama ou do sofá, apesar dos apelos do corpo, lembre-se que poderá acabar sendo presenteado com consequências muito desagradáveis.

Ciberia // HypeScience / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Ataques iranianos teriam deixado 11 militares dos EUA feridos

Ao menos 11 militares norte-americanos foram retirados do Iraque para receberem tratamento médico em decorrência dos ataques iranianos contra as bases dos EUA. "Quando ficarem aptos para o serviço, estes militares regressarão ao Iraque", declarou à …

Evo recua e diz que não pretende mais criar milícias

Em carta pública divulgada nesta quinta-feira (16/01), o ex-presidente da Bolívia Evo Morales, que está refugiado na Argentina há mais de um mês, recuou da ideia de promover a formação de milícias no país. "Há alguns …

Dinossauros foram extintos por impacto de asteroide, defende pesquisa científica

O mistério que levou ao fim da era dos dinossauros motiva pesquisadores do mundo inteiro a debater o que teria provocado essa extinção. Um novo estudo busca descartar a teoria de que a atividade vulcânica …

Microsoft assume compromisso de ser uma empresa carbono negativo até 2030

A Microsoft fez uma transmissão ao vivo para contar ao mundo o seu engajamento com o meio ambiente, a fim de trazer um futuro mais sustentável. Em apresentação conduzida por Satya Nadella (CEO), Amy Hood (CFO) …

Marine Le Pen se lança em pré-campanha presidencial

A líder da extrema direita francesa, Marine Le Pen, anunciou nesta quinta-feira (16) o lançamento de sua campanha “pré-presidencial”. O pleito acontece apenas em 2022, mas a candidata derrotada no segundo turno em 2017, que enfrenta …

Bolsonaro é autor de mais da metade dos ataques a jornalistas em 2019

Em todo o ano foram registrados 208 casos de ataques a veículos de comunicação e jornalistas, um aumento de 54%. Presidente foi responsável por 121 deles, afirma a entidade. O presidente Jair Bolsonaro, sozinho, é responsável …

Qual a idade em que somos mais infelizes, segundo a ciência

A chamada crise dos 40 deixou de ser um mito, pelo menos de acordo com uma ampla pesquisa realizada em 134 países pelo economista David Blanchflower, professor da universidade Dartmouth College, nos EUA, e ex-membro …

Trump fecha acordo e sinaliza fim da "guerra fiscal" com a China

Na última quarta-feira, os Estados Unidos e a China firmaram um acordo que pode ser o primeiro passo para o fim da chamada “guerra comercial” entre as potências. O pacto, que foi anunciado em dezembro do …

YouTube vincula anúncios em vídeos controversos sobre mudanças climáticas

Uma notícia deixou algumas empresas anunciantes do YouTube surpresas. Segundo estudo feito pela Avaaz, a plataforma de vídeos da Google tem vinculado anúncios de grandes companhias em vídeos que têm como propósito desinformar as pessoas …

Premiê renuncia após Putin propor reformas constitucionais

Líder russo propõe pacote de mudanças com as quais, segundo críticos, poderia permanecer no poder após fim do mandato. Premiê Medvedev renuncia com todo o gabinete para "abrir espaço" às reformas. O presidente da Rússia, Vladimir …