Adiar a ida ao banheiro pode estourar a bexiga

A bexiga de um adulto pode conter até meio litro de urina antes de a pessoa sentir vontade de ir ao banheiro. Mas, quando se atinge essa capacidade, os pequenos receptores da bexiga enviam uma mensagem ao cérebro, alertando para a necessidade de alívio.

Felizmente, a maioria das pessoas tem controle total sobre a função das bexigas e, assim, quando recebem a mensagem do cérebro, podem optar por esvaziá-la imediatamente, ou segurar a urina por mais um bocadinho. Mas o que provocam ao corpo quando decidem adiar a ida ao banheiro?

A curto prazo, os esfíncteres cilíndricos da bexiga se fecham firmemente, para evitar que a urina escape através da uretra.

Esses pequenos músculos são ótimos no que fazem, mas começam a falhar quando se utilizam de forma consistente durante muito tempo: é como um trabalhador muito esgotado por anos de esforço contínuo e com pouco descanso.

Quem tem o hábito de adiar a vontade de ir ao banheiro várias vezes por semana – por exemplo, quando se é um caminhoneiro, que fazem longas viagens e não gostam de parar –, está sujeito a consequências sérias a longo prazo, incluindo maior risco de infecção.

Consequências

Segurar a urina pode enfraquecer os músculos da bexiga, o que pode levar à retenção urinária – temida condição em que não se consegue esvaziar completamente a bexiga quando se urina, o que significa que se passa a ter sempre vontade de ir ao banheiro.

Também expõe o corpo a bactérias potencialmente prejudiciais, o que pode aumentar as possibilidades de contrair uma infecção do trato urinário ou da bexiga. Como qualquer outra infecção, elas podem se complicar e se tornar fatais.

E há ainda uma outra forma bizarra através da qual segurar a urina pode ser mortal: é que a bexiga pode estourar.

Isto é muito raro, obviamente. Na maioria dos casos, as pessoas acabam urinando involuntariamente antes que qualquer rompimento ocorra. Quando isso aconteça, é quase sempre porque a bexiga já estava danificada por algum motivo.

Mas é melhor não arriscar, certo? Da próxima vez que sentir preguiça de se levantar da cama ou do sofá, apesar dos apelos do corpo, lembre-se que poderá acabar sendo presenteado com consequências muito desagradáveis.

Ciberia // HypeScience / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Físico propõe mega-satélite povoado por humanos orbitando Ceres

O físico Pekka Janhunen, do Instituto Meteorológico Finlandês, desenvolveu uma nova ideia para colonizar um lugar diferente da Terra, e não é a lua ou Marte. Em vez disso, Janhunen está sugerindo em um artigo publicado …

Biden promete "esforço de guerra" contra covid-19

O novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, divulgou nesta quinta-feira (21/01) o plano de resposta de seu governo à pandemia de covid-19, que inclui dez decretos. A estratégia amplia iniciativas que já haviam sido antecipadas …

'Não teremos escolha': Google adverte que pode bloquear seu mecanismo de busca na Austrália

Governo australiano trabalha em uma nova lei que deve governar as relações entre os meios de comunicação e as gigantes que dominam a Internet, entre as quais se destacam Google e Facebook. O Google anunciou nesta …

UE restringe viagens não essenciais, mas mantêm fronteiras internas abertas

Diante da inquietante propagação das variantes do coronavírus e a explosão de novos casos de contaminação no continente, líderes europeus, reunidos por videoconferência nesta quinta-feira, decidiram restringir as viagens não essenciais para os países …

‘Bridgerton’ abre debate sobre avó negra de rainha Elizabeth que Windsor prefere esconder

Disponível desde dezembro de 2020, a série Bridgerton, da Netflix, apresentou uma intérprete negra para viver a rainha Charlotte (1744 – 1818), a avó da rainha Elizabeth (1900 – 2002). Apesar da falta de consenso geral …

"Raios" azuis misteriosos podem ser mais comuns do que os cientistas pensavam

Entre os vários fenômenos climáticos que existem, os raios continuam enigmáticos para nós: embora tempestades não sejam tão raras, ainda não entendemos completamente as descargas elétricas geradas no céu — muito menos aquelas apelidadas de …

Dono de cachorro machucado gasta R$ 2.200 para descobrir que o bicho estava imitando o dono por solidariedade

De vez em quando, nossos amados animais de estimação provam ser ainda mais doces e solidários do que muitas pessoas. Conheça Bill — um lurcher de Londres que está imitando a mancada de seu dono …

Minas Gerais é uma das 10 regiões mais acolhedoras do mundo: ranking

Minas Gerais está entre as 10 regiões mais acolhedoras do mundo. É que diz a eleição do Traveller Review Awards 2021, que incluiu pela primeira vez uma localidade brasileira no ranking internacional divulgado todo ano. Minas …

Manaus suspende campanha de vacinação contra covid-19

Segundo prefeitura, medida visa redefinir a prioridade dentro de grupo que deve receber primeiras doses. Paralisação temporária ocorre em meio a suspeitas de desvios do imunizante para parentes de empresários. A vacinação contra a covid-19 foi …

"Estupendamente grandes": cientistas descobrem buracos negros maiores que os supermassivos

Estudo sugere a possível existência de "buracos negros estupendamente grandes", ainda maiores do que os buracos negros supermassivos já observados no centro das galáxias. Os astrônomos já estudam há algum tempo os buracos negros supermassivos (SMBHs, …