Adiar a ida ao banheiro pode estourar a bexiga

A bexiga de um adulto pode conter até meio litro de urina antes de a pessoa sentir vontade de ir ao banheiro. Mas, quando se atinge essa capacidade, os pequenos receptores da bexiga enviam uma mensagem ao cérebro, alertando para a necessidade de alívio.

Felizmente, a maioria das pessoas tem controle total sobre a função das bexigas e, assim, quando recebem a mensagem do cérebro, podem optar por esvaziá-la imediatamente, ou segurar a urina por mais um bocadinho. Mas o que provocam ao corpo quando decidem adiar a ida ao banheiro?

A curto prazo, os esfíncteres cilíndricos da bexiga se fecham firmemente, para evitar que a urina escape através da uretra.

Esses pequenos músculos são ótimos no que fazem, mas começam a falhar quando se utilizam de forma consistente durante muito tempo: é como um trabalhador muito esgotado por anos de esforço contínuo e com pouco descanso.

Quem tem o hábito de adiar a vontade de ir ao banheiro várias vezes por semana – por exemplo, quando se é um caminhoneiro, que fazem longas viagens e não gostam de parar –, está sujeito a consequências sérias a longo prazo, incluindo maior risco de infecção.

Consequências

Segurar a urina pode enfraquecer os músculos da bexiga, o que pode levar à retenção urinária – temida condição em que não se consegue esvaziar completamente a bexiga quando se urina, o que significa que se passa a ter sempre vontade de ir ao banheiro.

Também expõe o corpo a bactérias potencialmente prejudiciais, o que pode aumentar as possibilidades de contrair uma infecção do trato urinário ou da bexiga. Como qualquer outra infecção, elas podem se complicar e se tornar fatais.

E há ainda uma outra forma bizarra através da qual segurar a urina pode ser mortal: é que a bexiga pode estourar.

Isto é muito raro, obviamente. Na maioria dos casos, as pessoas acabam urinando involuntariamente antes que qualquer rompimento ocorra. Quando isso aconteça, é quase sempre porque a bexiga já estava danificada por algum motivo.

Mas é melhor não arriscar, certo? Da próxima vez que sentir preguiça de se levantar da cama ou do sofá, apesar dos apelos do corpo, lembre-se que poderá acabar sendo presenteado com consequências muito desagradáveis.

Ciberia // HypeScience / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Primeiro-ministro renuncia e coloca fim a governo na Itália

Em discurso no Senado, Giuseppe Conte anuncia que vai deixar o cargo e acusa seu vice, Matteo Salvini, por crise na coalizão de governo. Presidente deve decidir sobre convocação de novas eleições. O primeiro-ministro italiano, Giuseppe …

Governo de Hong Kong espera "volta à calma" sem ceder a demandas de manifestantes

A chefe do Executivo de Hong Kong, Carrie Lam, disse esperar que "uma volta à calma" esteja a caminho no território, depois que a grande manifestação do último domingo (18) acabou sem violência. Depois de …

Cientista americana diz ter certeza que a Terra será atingida por um asteroide

Uma cientista americana de uma ONG dedicada a proteger a Terra diz que é 100% certo que um asteroide atingirá nosso planeta. A cientista é Danica Remy, presidente da Fundação B612. Após a quase colisão da …

Justiça de El Salvador absolve acusada de homicídio por suspeita de aborto

Promotoria pedia pena de 40 anos de prisão para vítima de estupro que dizia não saber da gravidez até o momento do parto. País da América Central possui uma das legislações mais rigorosas do mundo …

EUA testam míssil após deixarem tratado nuclear

Os Estados Unidos anunciaram nesta segunda-feira (19/08) que realizaram um teste com um míssil de cruzeiro. Esse é o primeiro teste feito pelo país desde que deixou oficialmente o Tratado de Forças Nucleares de Alcance …

Astrônomos descobrem 39 galáxias antigas movendo-se tão rápido que nem mesmo o Hubble consegue vê-las

Astrônomos da Universidade de Tóquio (Japão) conseguiram detectar 39 galáxias muito antigas, do início do nosso universo, utilizando dados do espectro infravermelho de telescópios submilimétricos. A luz destas estrelas viajou nada menos que 11 bilhões de …

Trump confirma ter interesse em comprar Groenlândia

O presidente dos EUA, Donald Trump, confirmou em entrevista com jornalistas que tem interesse na compra da Groenlândia. O cientista político Vladimir Shapovalov comenta a declaração do líder norte-americano em entrevista ao serviço russo da …

Brexit sem acordo: tempos duros para britânicos, confirma relatório vazado

Segundo documento do governo vazado para imprensa, Reino Unido estará sujeito a meses de caos de transportes e carência de artigos básicos, caso se separe da UE sem um acordo de transição, como propõe o …

Pesquisadores criam adesivos corporais que verificam a saúde

A universidade de Stanford anunciou um novo experimento: adesivos corporais que leem informações a respeito da saúde da pessoa. Basicamente, os adesivos captam os sinais fisiológicos que emanam da pele, e então transmitem essas leituras de …

Bolsonaro se engana e critica Noruega com vídeo dinamarquês

O presidente Jair Bolsonaro voltou a atacar a Noruega, que anunciou na semana passada a suspensão de repasses ao Fundo Amazônia. O mandatário, cujas políticas ambientais têm sido alvo de críticas internacionais, publicou um vídeo …