Garoto de 10 anos tropeça em surpreendente fóssil de elefante pré-histórico

(dr) Peter Houde / NMSU

O jovem Jude Sparks com o “fóssil de dinossauro”

Um passeio em família pela natureza se transformou em uma surpreendente descoberta quando um garoto de 10 anos tropeçou em um “fóssil de dinossauro” – que, afinal, era um elefante pré-histórico com milhões de anos.

O caso aconteceu no Novo México (EUA), segundo reporta a Fox News, notando que o jovem de 10 anos tropeçou literalmente em um crânio de Stegomastodon, um parente dos elefantes pré-históricos gonfotérios e que é, muitas vezes, confundido com os mamutes pré-históricos ou mastodontes.

“Penso que é apenas o segundo crânio de Stegomastodon encontrado no estado do Novo México”, refere à Fox News o professor de Biologia Peter Houde, da Universidade do Estado do Novo México, que teve oportunidade de analisar a descoberta em primeira mão.

Quando perceberam que o filho Jude Sparks tinha detectado alguma coisa muito diferente de tudo o que conheciam, os pais do garoto telefonaram a Peter Houde para que ele pudesse confirmar a surpreendente descoberta.

O professor destaca que o crânio encontrado pelo menino é o mais completo dos que foram descobertos até agora dos gêneros Cuvieronius e Stegomastodon, elefantes pré-históricos que viveram nas Américas do Norte e do Sul e podiam atingir quase 3 metros de altura e seis de comprimento (contando com a extensão das presas).

tom duca / Wikimedia

Crânio de Stegomastodon no Museu de Ciências Naturais de La Plata, Argentina.

“Extremamente raros”

Peter Houde nota que os “crânios intactos” destes “dinossauros” pertencentes a um grupo primitivo de mamíferos proboscídeos, ou ‘elefantóides’, são “extremamente raros”, o que destaca ainda mais a impressionante descoberta acidental da criança.

“Seriam muito parecidos com os elefantes modernos se fossem vivos hoje, embora os Cuvieronius tivessem presas em espiral”, explica Peter Houde na Fox, acrescentando que “suas pernas podiam ser um pouco mais atarracadas”.

“Mas a principal diferença dos elefantes está nos seus dentes molares, refletindo a dieta mais baseada na procura de arbustos”, nota o professor de Biologia.

Peter Houde também considera que o fóssil encontrado pelo rapaz teria sido desenterrado por chuvas recentes que ocorreram na região.

Agora, o próximo desafio é procurar mais vestígios do dinossauro na zona onde foi descoberto, próximo das Montanhas Organ, na zona de Las Cruces, no Novo México.

O rapaz tropeçou no fóssil em novembro de 2016, mas só agora a descoberta foi tornada pública para permitir aos pesquisadores da Universidade do Estado do Novo México obterem a autorização para mais escavações na zona. Autorização que acabou de sair.O jovem Jude Sparks com o fóssil de dinossauro

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Astrônomos continuam encontrando inexplicáveis anéis circulares misteriosos no céu

Nos últimos anos, astrônomos avistaram vários objetos de rádio gigantescos e quase perfeitamente circulares no universo distante. Embora ninguém tenha uma explicação para essas entidades misteriosas ainda, uma equipe adicionou recentemente outra ao seu catálogo, …

Conflito tem seu dia mais sangrento em Gaza

Bombardeios israelenses deixam pelo menos 42 palestinos mortos e elevam total de vítimas a 188. Netanyahu diz que ataques continuarão. Sem um cessar-fogo à vista, o atual conflito entre Israel e Hamas teve neste domingo (16/05) …

Apple é acusada de enganar usuários através de aplicativos fraudulentos na App Store

A Apple segue batendo recordes financeiros. No entanto, escândalos um atrás do outro aumentam a preocupação em torno da App Store. Após chamar a atenção internacional com as recentes revelações sobre a existência de cassinos ocultos …

Chile escolhe representantes para elaborar nova Constituição

O domingo foi o último dia de votação no Chile para a escolha dos redatores da nova Constituição do país. Os 155 representantes eleitos terão a tarefa de mudar o texto herdado da ditadura. …

China consegue pousar veículo não tripulado em Marte

A China conseguiu neste sábado pousar um veículo autônomo não tripulado em Marte. A fase final da operação Tianwen-1 aconteceu sem falhas, informou a TV estatal chinesa, que transmitiu um programa especial chamado Alo …

Lewandowski permite que Pazuello fique em silêncio na CPI

Ex-ministro da Saúde será obrigado a comparecer ao depoimento, mas não precisará responder perguntas que possam incriminá-lo. No entanto, será obrigado a falar a verdade em fatos e questões relacionados a terceiros. O ministro do Supremo …

Como o coronavírus afeta o fígado

O SARS-CoV-2, vírus causador da covid-19, mudou completamente a cara do mundo que conhecíamos até então. Ele afetou praticamente todos os aspectos da vida cotidiana e causou mudanças substanciais nas ciências da saúde e, portanto, na …

'Síndrome de Havana': lesão cerebral atinge ao menos 130 diplomatas e oficiais americanos, dizem EUA

Diplomatas, agentes da CIA e oficiais de defesa dos EUA relataram sintomas graves da perturbação conhecida como "síndrome de Havana" nas últimas semanas. O elevado número de casos causa espanto. Nas últimas semanas, foram relatados mais …

RJ comunica 1º caso de raiva em cachorro em quase três décadas

Pela primeira vez desde 1995, o Laboratório Municipal de Saúde Pública (Lasp) do Rio de Janeiro diagnosticou um caso de raiva animal. A descoberta parte do resultado de perícia no corpo de um cão morto …

O que dizem cientistas sobre isenção de máscaras para vacinados nos EUA

Os Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira (13/05) o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção na maioria das situações para pessoas que já foram completamente vacinadas contra a covid-19. Segundo a nova orientação do …