Finalmente sabemos o que é realmente o enorme fóssil de “coisa” da Antártida

Pesquisadores do Chile descobriram um fóssil misterioso na Antártica, em 2011, durante expedição à ilha Seymour. Ele lembra uma bola murcha e mede 28 centímetros por 18 centímetros. Em 2018 a professora do Departamento de Ciências Geológicas da Jackson School, Julia Clarke, reconheceu que poderia ser um ovo vazio.

Por quase uma década o fóssil ficou na coleção do Museu Nacional de História Natural do Chile sem ser estudado ou classificado. Uma análise liderada por pesquisadores da universidade identificou que o fóssil é um ovo gigante, de casca macia de cerca de 68 milhões de anos. Ele é o maior ovo desse tipo já descoberto e o segundo maior de qualquer animal conhecido. Um estudo descrevendo o fóssil foi publicado na Nature.

O que muda

Além de ser o primeiro fóssil de ovo encontrado na Antártica, o espécime aumenta os limites de quanto os cientistas pensavam que um ovo de casca macia poderia crescer. O fóssil também é significante porque os pesquisadores consideram que pode ter pertencido a um réptil marinho gigante extinto, como um mosassauro. Isso desafia o pensamento prevalente de que essas criaturas não punham ovos.

Embora seja de um animal do tamanho de um dinossauro grande, é completamente diferente de um ovo de dinossauro, de acordo com o autor líder do estudo, Lucas Legendre. O ovo é semelhante aos de lagartos e cobras, mas pertencente a um animal muito maior.

Identificação

Legendre usou microscópios para estudar amostras e encontrou diversas camadas de membrana, confirmando que o fóssil era, de fato, um ovo. Como o espécime não contém esqueleto algum, o pesquisador precisou usar outros meios para identificar o tipo de réptil ao qual pertencia.

Depois de compilar um conjunto de dados para comparar o tamanho do corpo de 259 répteis ao de seus ovos, Legendre concluiu que o réptil, ao qual o ovo estudado pertenceu, teria pelo menos sete metros de comprimento.

No local onde o fóssil foi encontrado há também esqueletos de mosassauros e plesiossauros, bebês e adultos. De acordo com Legendre, diversos autores levantaram a hipótese de que a formação rochosa pode ter sido uma espécie de berçário, um ambiente seguro para o crescimento dos indivíduos mais novos.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Aula de spinning em academia no Canadá contaminou 61 pessoas com a COVID-19

Academias não são locais recomendados neste momento de pandemia, mesmo que alguns estabelecimentos estejam reabrindo com todas as medidas de segurança adequadas. Prova disso aconteceu recentemente em Hamilton, na província de Ontario, no Canadá, quando uma …

Estrela supergigante vermelha Betelgeuse é menor e está mais próxima da Terra

A estrela supergigante vermelha Betelgeuse, uma das mais brilhantes, é menor e está mais próxima da Terra do que se acreditava. "Estudos anteriores sugeriram que poderia ser maior que a órbita de Júpiter. Nossos resultados dizem …

Ao tentar desativar uma bomba imensa a Marinha da Polônia acidentalmente a explode

Uma enorme bomba da Segunda Guerra Mundial explodiu durante uma delicada operação na terça-feira para desativar o dispositivo de cinco toneladas em um canal perto do Mar Báltico, mas ninguém foi ferido, afirmaram autoridades polonesas. O …

Candidato a vereador vai plantar uma árvore para cada voto que receber em Dourados

O combate às mudanças climáticas e ao desmatamento para Franklin Schmalz, candidato pelo PSOL a vereador na cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul, é um compromisso direto e concreto, a ser posto em …

Líder nacionalista manobra para chegar ao poder após renúncia de presidente do Quirguistão

O presidente do Quirguistão, Sooronbai Jeenbekov, cedeu à pressão de manifestantes nacionalistas e anunciou sua renúncia nesta quinta-feira (15), após dez dias de uma crise política aberta pela vitória de dois partidos governistas nas …

Planetas semelhantes à Terra parecem ser "protegidos" por gigantes como Júpiter

A organização dos planetas rochosos não é aleatória e, ainda, parece depender de algumas condições iniciais — é o que indica um novo estudo feito por uma equipe internacional de astrônomos e liderado por Martin …

1º parque temático da Nintendo será inaugurado em 2021 com área dedicada a Super Mario

“It’s me, Mario!” O encanador mais famoso do mundo vai trazer seus tubos verdes e aventuras para o mundo real. O Universal Studios do Japão inaugura, em 2021, o Super Nintendo World, o primeiro parque de …

Na TV, Biden volta a mencionar Amazônia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e seu rival democrata na corrida à Casa Branca, Joe Biden, responderam a perguntas do público em canais de televisão concorrentes na noite desta quinta-feira (15/10). Pela segunda vez …

Qual é a eficácia do toque de recolher na luta contra a Covid-19?

A partir de sábado (17), a França entra em uma nova fase da luta contra a epidemia de coronavírus. Na noite de quarta-feira (14), o presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou medidas inéditas para tentar …

'Motivo de orgulho', diz Bolsonaro sobre operação que flagrou senador com dinheiro na cueca

Presidente Jair Bolsonaro disse nesta quinta-feira (15) que a operação da Polícia Federal que encontrou dinheiro na cueca do vice-líder do governo no Senado, Chico Rodrigues (DEM-RR), era "motivo de orgulho". A declaração foi feita a …