Gato de óculos escuros é mais que um companheiro: ele ajuda o dono a ficar longe das drogas

Chiquinho, o gato, virou protagonista de uma das imagens mais comentadas do começo de 2018. Em meio a um contexto de violência e descaso na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, o bichano trouxe consigo um suspiro de positividade.

Tudo aconteceu quando a segunda edição do RJTV, da Rede Globo, fazia uma entrada ao vivo do portal da comunidade no sábado (27), após uma tarde de mais conflitos entre o tráfico e a polícia. Foi quando espectadores perceberam, ao fundo, um homem em uma moto, carregando consigo um gato usando óculos escuros.

O piloto é o autônomo Alexandre Goulart, tutor (ou pai mesmo) de Chiquinho, seu passageiro. “Ele é tudo para mim. É meu filho gato”, disse ele ao G1, lembrando que é pai de outros quatro filhos.

São 14 anos de parceria entre Alexandre e Chiquinho. O bichano chegou até ele através de uma ex-namorada, que o deu de presente. Só que o felino acabou causando discórdia porque a moça ficou com ciúmes da relação que os dois desenvolveram.

“A minha namorada da época arranjou o Chiquinho, mas ela não aguentou porque ele era muito levado. Então ela perguntou se eu queria ficar e aceitei. Ela não gostava de sair. Então eu comecei a sair com o Chiquinho. Acabei me separando dela e o gato ficou comigo. Ela perguntou de quem eu gostava mais e escolhi o gato”, relatou Alexandre, que mora há 16 anos na Rocinha.

Alexandre é apaixonado por motos e costuma passear por toda a zona sul carioca sobre rodas. Para levar seu fiel escudeiro, o motoqueiro comprou óculos escuros, bonés e capacetes para protegê-lo do vento. Ele sempre vai quietinho e comportado em cima do tanque de gasolina do veículo, logo à frente do corpo de seu tutor.

Mas o mais importante dessa história é que Chiquinho realizou uma bela missão neste tempo todo. Alexandre é dependente químico em recuperação e não esconde de ninguém. “Eu sei que estou em recuperação pelo resto da vida. Estou sem consumir drogas há 24 anos. E o Chiquinho me ajuda todos os dias, porque é um de cada vez”, afirmou.

Chiquinho vai até nas reuniões dos grupos de ajuda para fazer companhia a Alexandre e não o larga em instante algum.

Atualmente, Alexandre vive de trabalhos temporários, fazendo um bico aqui e outro ali. Ele já trabalhou com venda de equipamentos de som e teve um brechó na comunidade, só que a crise o pegou e ele teve de fechar as portas. Hoje, busca novas oportunidades, sempre ao lado de Chiquinho.

Aliás, o Chiquinho já é famoso faz um tempo. Em 2016, o bichano foi tema da reportagem de um jornal da Record TV. Assista:

Ciberia // Hypeness

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Não é apenas o coronavírus: surto de ebola retorna ao Congo

Foi confirmada, pelo ministro da Saúde do Congo, a descoberta de novos casos de Ebola na província de Équateur. O último surto do vírus altamente mortal ocorreu em 2018 e matou 33 pessoas no país. O …

Coronavírus: São Paulo se prepara para reabertura com 70% de leitos ocupados

O governo estadual de São Paulo ordenou a reabertura gradual dos estabelecimentos comerciais a partir dessa terça-feira (2). A gestão diz se basear no índice de infecções do novo coronavírus por cidade. Mesmo com 70% …

Júpiter é tão grande que quase virou um sol

Júpiter é o maior planeta do sistema solar. Assim, bem maior mesmo. Do tipo se você pegar todos os outros planetas e juntar suas massas, não chega nem aos pés dele. Nem mesmo metadinha. Esse gigante …

União Europeia pede que EUA reconsiderem sua decisão de cortar relações com a OMS

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o chefe de relações internacionais da União Europeia, Josep Borrell, pediram neste sábado (30) que os Estados Unidos “reconsiderem a decisão anunciada” de romper …

Astronautas da NASA chegam à ISS em nave da SpaceX e entram para a história

Depois de viajarem pelo espaço por 19 horas, os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley chegaram à Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo da nave Crew Dragon alguns minutos antes do previsto. O lançamento histórico aconteceu …

Nova Zelândia se encontra em cima de enorme bolha de lava, segundo pesquisa

Durante os anos 70, pesquisadores propuseram a teoria de que o interior do planeta se agita lentamente como uma bolha de lava. Estas bolhas flutuantes surgem como plumas do manto derretido do centro da Terra, onde …

Alemães usam criatividade para manter distanciamento social

Até final de junho, distância mínima está em vigor em espaços públicos. Instituições de cultura encontraram meios engenhosos para reunir grupos com segurança. Ideias vão de chapéu com boia até orações em estacionamento. Com medidas de …

YouTube exibe mais de 100 filmes de ‘Cannes’ e outros festivais de cinema durante quarentena

Assim como outros eventos do cinema em 2020, o ‘Festival de Cannes’ foi cancelado em função da pandemia do novo coronavírus. Já os festivais de Veneza e Toronto, previstos para setembro, ainda são incertos. Mas, …

Moradores do Catar compram novos celulares para escapar de aplicativo espião anti-Covid

Os aplicativos para smartphones destinados a rastrear pessoas infectadas com o novo coronavírus se tornaram instrumentos de controle das atividades de milhares de cidadãos, principalmente em países não democráticos. É o caso do emirado do Catar, …

Apenas 22% das empresas têm recursos para manter atividades por mais um mês, diz CNI

Levantamento realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) diz que apenas 22% das empresas têm recursos para manter atividades por mais um mês diante da crise do coronavírus. O relatório aponta que 45% das empresas podem …