Gato de óculos escuros é mais que um companheiro: ele ajuda o dono a ficar longe das drogas

Chiquinho, o gato, virou protagonista de uma das imagens mais comentadas do começo de 2018. Em meio a um contexto de violência e descaso na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, o bichano trouxe consigo um suspiro de positividade.

Tudo aconteceu quando a segunda edição do RJTV, da Rede Globo, fazia uma entrada ao vivo do portal da comunidade no sábado (27), após uma tarde de mais conflitos entre o tráfico e a polícia. Foi quando espectadores perceberam, ao fundo, um homem em uma moto, carregando consigo um gato usando óculos escuros.

O piloto é o autônomo Alexandre Goulart, tutor (ou pai mesmo) de Chiquinho, seu passageiro. “Ele é tudo para mim. É meu filho gato”, disse ele ao G1, lembrando que é pai de outros quatro filhos.

São 14 anos de parceria entre Alexandre e Chiquinho. O bichano chegou até ele através de uma ex-namorada, que o deu de presente. Só que o felino acabou causando discórdia porque a moça ficou com ciúmes da relação que os dois desenvolveram.

“A minha namorada da época arranjou o Chiquinho, mas ela não aguentou porque ele era muito levado. Então ela perguntou se eu queria ficar e aceitei. Ela não gostava de sair. Então eu comecei a sair com o Chiquinho. Acabei me separando dela e o gato ficou comigo. Ela perguntou de quem eu gostava mais e escolhi o gato”, relatou Alexandre, que mora há 16 anos na Rocinha.

Alexandre é apaixonado por motos e costuma passear por toda a zona sul carioca sobre rodas. Para levar seu fiel escudeiro, o motoqueiro comprou óculos escuros, bonés e capacetes para protegê-lo do vento. Ele sempre vai quietinho e comportado em cima do tanque de gasolina do veículo, logo à frente do corpo de seu tutor.

Mas o mais importante dessa história é que Chiquinho realizou uma bela missão neste tempo todo. Alexandre é dependente químico em recuperação e não esconde de ninguém. “Eu sei que estou em recuperação pelo resto da vida. Estou sem consumir drogas há 24 anos. E o Chiquinho me ajuda todos os dias, porque é um de cada vez”, afirmou.

Chiquinho vai até nas reuniões dos grupos de ajuda para fazer companhia a Alexandre e não o larga em instante algum.

Atualmente, Alexandre vive de trabalhos temporários, fazendo um bico aqui e outro ali. Ele já trabalhou com venda de equipamentos de som e teve um brechó na comunidade, só que a crise o pegou e ele teve de fechar as portas. Hoje, busca novas oportunidades, sempre ao lado de Chiquinho.

Aliás, o Chiquinho já é famoso faz um tempo. Em 2016, o bichano foi tema da reportagem de um jornal da Record TV. Assista:

Ciberia // Hypeness

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …