Empoderamento de meninas: Estudante de 16 anos passa um dia na função de primeira-ministra da Finlândia

finnishgovernment / Flickr

Aava Murto com a primeira-ministra da Finlândia, Sanna Marin

As estudantes da Finlândia acompanham uma experiência excepcional nesta quarta-feira (7). A primeira-ministra Sanna Marin, 34 anos, a mais jovem dirigente do mundo, transferiu simbolicamente por um dia a chefia do Executivo à adolescente Aava Murto, 16 anos. A iniciativa faz parte de uma campanha de promoção dos direitos das meninas organizada pela ONG Plan Internacional.

A adolescente, nascida em Vaasky, um vilarejo no sul da Finlândia, iniciou o dia fazendo uma reunião com a ministro da Justiça, em Helsinki.

Depois, ela se dirigiu ao Parlamento, onde afirmou aos jornalistas de plantão que estava “vivendo uma experiência apaixonante” e “aprendendo muitas coisas novas sobre a legislação finlandesa”. No período da tarde, ela tinha encontros previstos com deputados e com o ministro do Desenvolvimento e Comércio Exterior.

Aava cursa uma escola do ensino médio e milita ativamente no combate às mudanças climáticas e na defesa dos direitos humanos. Encantada com a experiência de encarnar uma chefe de governo por um dia, ela disse que as meninas “precisam realizar a que ponto são importantes” e que “são tão capazes quanto os meninos em matéria de tecnologia”.

Segundo a estudante finlandesa, os jovens possuem talento para a inovação e “poderiam ajudar os adultos a serem mais criativos e a pensar no futuro”. Aava não sabe ainda se pretende seguir uma carreira política. “Não cabe a mim decidir, mas quem sabe…”, declarou à AFP.

A iniciativa encampada pelo governo da Finlândia faz parte da campanha mundial “Girls Takeover”, da ONG Plan Internacional, que visa sensibilizar as jovens para o universo digital e as oportunidades de trabalho nas indústrias de alta tecnologia. O programa também busca sensibilizar a opinião pública sobre o problema do assédio de meninas e mulheres na internet.

A Finlândia, um país bem cotado nos rankings internacionais de igualdade de gênero, ainda tem lacunas a preencher. As empresas finlandesas de tecnologia têm poucas mulheres entre seus colaboradores e nos conselhos de administração de grandes grupos.

Campanha para o empoderamento das meninas acontece em vários países

A jornada na Finlândia antecede o Dia Internacional da Menina, que será celebrado no domingo, 11 de outubro, pelas Nações Unidas. Em todo o mundo, meninas vão ocupar postos ministeriais no Peru, Quênia, Sudão e Vietnã. Adolescentes também serão convidadas a passar um dia na direção de empresas de tecnologia, como Microsoft, Samsung, Facebook e Twitter, em El Salvador, Guatemala, Filipinas e na Holanda.

A primeira-ministra finlandesa, Sanna Marin, tornou-se a mais jovem líder política de um país, quando assumiu a chefia do governo finlandês em dezembro. Ela formou um governo de coalizão com cinco partidos de centro-esquerda que, na época, eram todos chefiados por mulheres.

Marin cancelou na última hora um almoço que tinha previsto com Aava, devido a um atraso nas negociações sobre o orçamento do país. Mas elas devem se encontrar à noite para trocar ideias sobre essa experiência vibrante e necessária ao empoderamento das meninas.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …