Governo francês gera polêmica por querer dar medalhas a profissionais que lutam contra a Covid-19

Narendra Shrestha / EPA

O jornal Libération desta sexta-feira trata da polêmica envolvendo a intenção do governo francês de premiar trabalhadores que estão na linha de frente da luta contra o coronavírus.

Eles valem mais do que uma medalha” é a manchete de capa do diário que afirma que é preciso rever a questão da remuneração de profissionais do setor da saúde, da limpeza pública, cuidadores de casas de repouso, caixas de supermercado e entregadores, que trabalharam sem pausa durante os dois meses de confinamento na França.

Todas as noites, às 20 horas em ponto, os franceses saem às janelas e sacadas de suas casas e apartamentos para aplaudir os trabalhadores que continuam exercendo suas atividades para que o país vença o combate contra o coronavírus. “Eles merecem apenas um agradecimento e isso é tudo?”, questiona Libération.

Tratados como “heróis” nos discursos do governo, as autoridades evocaram várias vezes a possibilidade de conceder honrarias, como medalhas ou distinções, instituir um feriado nacional em homenagem a esses trabalhadores ou “presenteá-los” com dias de folga.

Para o setor da saúde, especificamente, o governo francês prometeu um bônus que varia entre € 1.000 e 1.500. Muitos empregados já adiantaram que recusarão essa quantia, considerada insuficiente diante dos esforços de diversas categorias.

Para muitos trabalhadores, as homenagens servem para camuflar a necessidade de resolver a questão da precariedade em vários setores. As declarações públicas de agradecimento pouco convencem, por exemplo, os fucionários do setor da saúde, “exaustos após dois anos de protestos que pedem melhores condições de trabalho”, reivindicações que se intensificaram após três intensos meses de crise sanitária, afirma a matéria.

“Queremos a revalorização de nossos salários”

“Não queremos medalhas, sabemos que cumprimos nosso dever”, afirma o cardiologista do hospital Bichat, Olivier Milleron, membro do coletivo Inter-hospitais. “Queremos a revalorização de nossos salários, não queremos bônus”, reitera.

Em um manifesto publicado na quinta-feira, 150 personalidades da esquerda exigem uma melhora signiticativa e imediata dos salários. Já autoridades da direita lembram ao governo que “o trabalho deve ser bem remunerado”. Centrais sindicais fazem um apelo para uma melhor divisão das riquezas.

E o consenso entre os dois campos termina por aí, afirma Libération: “se a esquerda e os sindicatos pedem uma taxação sobre o capital, o patrimônio e os altos salários, a direita e o empresariado falam em aumento do tempo de trabalho. “As duas opções estão, por enquanto, descartadas pelo executivo“, publica o jornal.

Para encontrar uma solução, o governo pretende realizar uma grande conferência social, onde a questão dos reajustes salariais será tratada. Segundo fontes do executivo, a ideia não é aumentar a remuneração de todos, mas de trabalhar por setores e profissões.

“Será que a folha de pagamento vai ser o primeiro pilar do mundo de amanhã?”, questiona o diário em editorial. Se for o caso, é preciso, sobretudo, deixar no “mundo de antigamente” a postura do empresariado e realizar um grande debate sobre os salários, afirma o jornal.

“Essa é a melhor forma de indicar ao grupo de céticos que um novo mundo é possível. Salvo se o próprio governo não acreditar nisso“, conclui Libération.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …