Governo francês gera polêmica por querer dar medalhas a profissionais que lutam contra a Covid-19

Narendra Shrestha / EPA

O jornal Libération desta sexta-feira trata da polêmica envolvendo a intenção do governo francês de premiar trabalhadores que estão na linha de frente da luta contra o coronavírus.

Eles valem mais do que uma medalha” é a manchete de capa do diário que afirma que é preciso rever a questão da remuneração de profissionais do setor da saúde, da limpeza pública, cuidadores de casas de repouso, caixas de supermercado e entregadores, que trabalharam sem pausa durante os dois meses de confinamento na França.

Todas as noites, às 20 horas em ponto, os franceses saem às janelas e sacadas de suas casas e apartamentos para aplaudir os trabalhadores que continuam exercendo suas atividades para que o país vença o combate contra o coronavírus. “Eles merecem apenas um agradecimento e isso é tudo?”, questiona Libération.

Tratados como “heróis” nos discursos do governo, as autoridades evocaram várias vezes a possibilidade de conceder honrarias, como medalhas ou distinções, instituir um feriado nacional em homenagem a esses trabalhadores ou “presenteá-los” com dias de folga.

Para o setor da saúde, especificamente, o governo francês prometeu um bônus que varia entre € 1.000 e 1.500. Muitos empregados já adiantaram que recusarão essa quantia, considerada insuficiente diante dos esforços de diversas categorias.

Para muitos trabalhadores, as homenagens servem para camuflar a necessidade de resolver a questão da precariedade em vários setores. As declarações públicas de agradecimento pouco convencem, por exemplo, os fucionários do setor da saúde, “exaustos após dois anos de protestos que pedem melhores condições de trabalho”, reivindicações que se intensificaram após três intensos meses de crise sanitária, afirma a matéria.

“Queremos a revalorização de nossos salários”

“Não queremos medalhas, sabemos que cumprimos nosso dever”, afirma o cardiologista do hospital Bichat, Olivier Milleron, membro do coletivo Inter-hospitais. “Queremos a revalorização de nossos salários, não queremos bônus”, reitera.

Em um manifesto publicado na quinta-feira, 150 personalidades da esquerda exigem uma melhora signiticativa e imediata dos salários. Já autoridades da direita lembram ao governo que “o trabalho deve ser bem remunerado”. Centrais sindicais fazem um apelo para uma melhor divisão das riquezas.

E o consenso entre os dois campos termina por aí, afirma Libération: “se a esquerda e os sindicatos pedem uma taxação sobre o capital, o patrimônio e os altos salários, a direita e o empresariado falam em aumento do tempo de trabalho. “As duas opções estão, por enquanto, descartadas pelo executivo“, publica o jornal.

Para encontrar uma solução, o governo pretende realizar uma grande conferência social, onde a questão dos reajustes salariais será tratada. Segundo fontes do executivo, a ideia não é aumentar a remuneração de todos, mas de trabalhar por setores e profissões.

“Será que a folha de pagamento vai ser o primeiro pilar do mundo de amanhã?”, questiona o diário em editorial. Se for o caso, é preciso, sobretudo, deixar no “mundo de antigamente” a postura do empresariado e realizar um grande debate sobre os salários, afirma o jornal.

“Essa é a melhor forma de indicar ao grupo de céticos que um novo mundo é possível. Salvo se o próprio governo não acreditar nisso“, conclui Libération.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …