Greta Thunberg protesta em frente à Casa Branca ao lado de estudantes pelo clima

A militante do meio ambiente, Greta Thunberg, participou nesta sexta-feira (13) de uma pequena manifestação sobre o clima em frente à Casa Branca. “Nunca desistam”, disse a ativista aos jovens que foram até o local acompanhá-la. Centenas de pessoas estavam presentes.

“Vamos continuar, temos um encontro marcado na semana que vem, 20 de setembro”, prosseguiu Greta Thunberg. A sueca de 16 anos, que chegou no fim de agosto em Nova York, preferiu não ser o centro das atenções da mobilização, chegando mesmo a recusar entrevistas – como já tinha feito duas semanas atrás em Nova York.

Chega de carvão, chega de petróleo”, entoavam os estudantes reunidos na manifestação. Greta carregava nas mãos um cartaz onde estava escrito “Skolstrejk för Klimatet”: greve da escola pelo clima. “Não farei nenhum discurso, quero apenas dizer que estou orgulhosa de vocês. Tem mais gente do que eu esperava”, disse Greta.

A visita de seis dias de Greta a Washington será marcada por vários prêmios, incluindo um da Anistia Internacional, e uma visita ao Congresso por convite dos democratas, no dia 18 de setembro. “É uma grande líder”, disse Kallan Benson, de 15 anos. “Mas é triste que devamos fazer uso da fama das pessoas e colocar tanta pressão sobre uma adolescente.”

Até agora, Greta Thunberg falou pouco de Donald Trump. Ao chegar nos EUA, ela apenas disse que o presidente americano devia “escutar a ciência”, algo que ele, claramente, “não faz”.

Apoio da cidade de Nova York

A visita de Greta Thunberg aos EUA, onde ela é menos conhecida que na Europa, mostrou sua importância para o movimento ambiental. A adolescente, que começou sua greve escolar em Estocolmo em agosto de 2018, deu nascimento ao movimento mundial de jovens que faltam de aula na sexta-feira para chamar atenção à urgência climática.

Para a próxima greve, no dia 20 de setembro, a cidade de Nova York aprovou a decisão dos alunos que quiserem participar. A administração Trump anunciou diversas medidas sobre as normas antipoluição dos veículos, usinas termoelétricas, proteção dos cursos d’água, entre outras.

A posição ambiental dos Estados Unidos, como de outros países, será denunciada durante a cúpula dos jovens e dos membros da ONU, que vai de 21 a 23 de setembro.

//

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Rede 5G pode transmitir energia elétrica e aposentar as baterias no futuro

O mundo já conhece os benefícios da tecnologia 5G como a alta velocidade na transmissão de dados e baixa latência. Agora, os cientistas do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos EUA, descobriram que essas redes …

Covid: como evitar a trágica marca de 5 mil mortes por dia no Brasil?

No dia 19 de maio de 2020, o Brasil atingiu pela primeira vez a marca das mil mortes diárias por covid-19. Esse número permaneceu relativamente estável, em um patamar considerado alto, durante todo o segundo semestre …

Físicos afirmam que o universo é um computador de aprendizado de máquina

Físicos teóricos que trabalham com a Microsoft lançaram um artigo na sexta-feira afirmando que o universo é essencialmente um computador de aprendizagem de máquina (machine learning, em inglês). Os pesquisadores, vários afiliados à Microsoft, pré-publicaram um …

Mundo ainda tem países sem uma única dose de vacina

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 600 milhões de doses de vacina contra a covid-19 já foram aplicadas em todo o mundo. Mas a discrepância entre países é alta: enquanto, …

Covid: site calcula quando você será vacinado. Resultados não animam

Um grupo de voluntários chamado CoronavirusBra desenvolveu uma plataforma para calcular quando você será vacinado contra a covid-19. O ‘Quando vou ser vacinado?’ utiliza dados públicos como a média de imunizados com o número de pessoas …

Rússia inicia desenvolvimento de mais uma vacina contra COVID-19

Sendo o primeiro país a registrar uma vacina contra a COVID-19, a Rússia anunciou o início do desenvolvimento de mais uma vacina contra o coronavírus. A criação do novo medicamento estará a cargo do Instituto Smorodintsev …

Especialista chinês: ascensão da China faz EUA entrarem em pânico e ficarem nervosos

O desenvolvimento econômico e a ascensão do país asiático fazem os EUA ficarem nervosos e entrarem em pânico, mas este medo se origina em seus preconceitos, disse em entrevista à Sputnik um especialista chinês. Li Junru, …

Interação de múons, a nova força da natureza que cientistas acreditam ter descoberto

Desde colar um ímã na porta de uma geladeira até jogar uma bola em uma cesta de basquete, as forças da física funcionam em todos os momentos de nossas vidas. Todas as forças que experimentamos todos …

Receita afirma que "só rico lê" e reforça preconceito de classe brasileiro

A Receita Federal deseja manter o projeto que cobra impostos sobre livros. Através da mesclagem entre PIS e Cofins, a nova CBS (Contribuição sobre bens e serviços), uma espécie de imposto sobre valor agregado, o …

Tribunal europeu dá aval a vacinação obrigatória

Corte de direitos humanos diz que medida pode ser necessária em sociedades democráticas e abre precedente no combate à covid-19. Tribunal julgava ação de famílias tchecas que se recusaram a vacinar os filhos. O Tribunal Europeu …