Greta Thunberg protesta em frente à Casa Branca ao lado de estudantes pelo clima

A militante do meio ambiente, Greta Thunberg, participou nesta sexta-feira (13) de uma pequena manifestação sobre o clima em frente à Casa Branca. “Nunca desistam”, disse a ativista aos jovens que foram até o local acompanhá-la. Centenas de pessoas estavam presentes.

“Vamos continuar, temos um encontro marcado na semana que vem, 20 de setembro”, prosseguiu Greta Thunberg. A sueca de 16 anos, que chegou no fim de agosto em Nova York, preferiu não ser o centro das atenções da mobilização, chegando mesmo a recusar entrevistas – como já tinha feito duas semanas atrás em Nova York.

Chega de carvão, chega de petróleo”, entoavam os estudantes reunidos na manifestação. Greta carregava nas mãos um cartaz onde estava escrito “Skolstrejk för Klimatet”: greve da escola pelo clima. “Não farei nenhum discurso, quero apenas dizer que estou orgulhosa de vocês. Tem mais gente do que eu esperava”, disse Greta.

A visita de seis dias de Greta a Washington será marcada por vários prêmios, incluindo um da Anistia Internacional, e uma visita ao Congresso por convite dos democratas, no dia 18 de setembro. “É uma grande líder”, disse Kallan Benson, de 15 anos. “Mas é triste que devamos fazer uso da fama das pessoas e colocar tanta pressão sobre uma adolescente.”

Até agora, Greta Thunberg falou pouco de Donald Trump. Ao chegar nos EUA, ela apenas disse que o presidente americano devia “escutar a ciência”, algo que ele, claramente, “não faz”.

Apoio da cidade de Nova York

A visita de Greta Thunberg aos EUA, onde ela é menos conhecida que na Europa, mostrou sua importância para o movimento ambiental. A adolescente, que começou sua greve escolar em Estocolmo em agosto de 2018, deu nascimento ao movimento mundial de jovens que faltam de aula na sexta-feira para chamar atenção à urgência climática.

Para a próxima greve, no dia 20 de setembro, a cidade de Nova York aprovou a decisão dos alunos que quiserem participar. A administração Trump anunciou diversas medidas sobre as normas antipoluição dos veículos, usinas termoelétricas, proteção dos cursos d’água, entre outras.

A posição ambiental dos Estados Unidos, como de outros países, será denunciada durante a cúpula dos jovens e dos membros da ONU, que vai de 21 a 23 de setembro.

//

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Encontrados metais em crateras da Lua que podem dar pistas sobre sua formação

A hipótese mais aceita sobre a formação da Lua diz que ela surgiu após a colisão entre a Terra e um planeta do tamanho de Marte, chamado Theia. O suposto evento é chamado de “hipótese …

Coronavírus empurra Cuba de volta à crise

Apesar de a covid-19 estar sob controle no país, os problemas econômicos têm se agravado, e a já difícil situação de abastecimento se torna mais crítica. Segundo semestre deve ser ainda pior na ilha caribenha. Cuba …

Boicote ao Facebook: como a debandada de grandes anunciantes pode afetar sobrevivência da rede social

Boicotes podem ser extremamente eficazes: é o que o Facebook está descobrindo. No final do século 18, o movimento abolicionista encorajou o povo britânico a ficar longe de bens produzidos pelos escravos. Funcionou. Cerca de 300 …

Cientista conta quais formas de vida os humanos podem encontrar em Marte

A humanidade tem cada vez mais chances de conhecer outras formas de vida, conforme desenvolve suas capacidades de exploração espacial. Em Marte, poderemos encontrar organismos introduzidos por veículos espaciais e modificados sob influência das condições no …

O coronavírus do ocidente é uma versão mais perigosa do que a original

Esforços são realizados para identificar se o vírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, passou por mutações em relação ao primeiro identificado em Wuhan, na China, em dezembro do ano passado. Em abril, um estudo não revisado pelos …

Missão indiana levará sonda para investigar efeitos do vento solar em Vênus

Em 2005, o Instituto Sueco de Física Espacial (IRF) enviou à órbita de Vênus a sonda ASPERA-4, através da missão Venus Express, da agência espacial europeia ESA. A sonda estudou o planeta até 2014, medindo …

O mistério das centenas de elefantes encontrados mortos em Botsuana

A morte “totalmente sem precedentes” de centenas de elefantes em Botsuana nos últimos meses está cercada de mistério. O biólogo e ativista Niall McCann afirmou que colegas no país do sul da África identificaram mais de …

Coronavírus na Coreia do Norte: Kim Jong-un declara 'sucesso brilhante' no combate à pandemia e zero casos

O líder norte-coreano Kim Jong-un elogiou o "sucesso brilhante" de seu país ao enfrentar a pandemia de covid-19, segundo a agência de notícias estatal KCNA. Falando em uma reunião do Politburo, Kim disse que o …

Bolsonaro veta uso obrigatório de máscaras em comércio, templos e repartições públicas

Presidente alegou que uso de máscaras em locais fechados pode ser classificado como "violação de domicílio" e vetou trecho que obrigava o poder público a fornecer máscaras para a população mais pobre. O presidente Jair Bolsonaro …

Novos hábitos devem fazer parte da vida das sociedades no pós-pandemia, dizem especialistas

Enquanto a vacina que poderá conter a disseminação do novo coronavírus não sai, o mundo seguirá lavando as mãos. exaustivamente, abusando do álcool gel (ou de desinfetantes poderosos), caprichando na limpeza de tudo o …