Greta Thunberg protesta em frente à Casa Branca ao lado de estudantes pelo clima

A militante do meio ambiente, Greta Thunberg, participou nesta sexta-feira (13) de uma pequena manifestação sobre o clima em frente à Casa Branca. “Nunca desistam”, disse a ativista aos jovens que foram até o local acompanhá-la. Centenas de pessoas estavam presentes.

“Vamos continuar, temos um encontro marcado na semana que vem, 20 de setembro”, prosseguiu Greta Thunberg. A sueca de 16 anos, que chegou no fim de agosto em Nova York, preferiu não ser o centro das atenções da mobilização, chegando mesmo a recusar entrevistas – como já tinha feito duas semanas atrás em Nova York.

Chega de carvão, chega de petróleo”, entoavam os estudantes reunidos na manifestação. Greta carregava nas mãos um cartaz onde estava escrito “Skolstrejk för Klimatet”: greve da escola pelo clima. “Não farei nenhum discurso, quero apenas dizer que estou orgulhosa de vocês. Tem mais gente do que eu esperava”, disse Greta.

A visita de seis dias de Greta a Washington será marcada por vários prêmios, incluindo um da Anistia Internacional, e uma visita ao Congresso por convite dos democratas, no dia 18 de setembro. “É uma grande líder”, disse Kallan Benson, de 15 anos. “Mas é triste que devamos fazer uso da fama das pessoas e colocar tanta pressão sobre uma adolescente.”

Até agora, Greta Thunberg falou pouco de Donald Trump. Ao chegar nos EUA, ela apenas disse que o presidente americano devia “escutar a ciência”, algo que ele, claramente, “não faz”.

Apoio da cidade de Nova York

A visita de Greta Thunberg aos EUA, onde ela é menos conhecida que na Europa, mostrou sua importância para o movimento ambiental. A adolescente, que começou sua greve escolar em Estocolmo em agosto de 2018, deu nascimento ao movimento mundial de jovens que faltam de aula na sexta-feira para chamar atenção à urgência climática.

Para a próxima greve, no dia 20 de setembro, a cidade de Nova York aprovou a decisão dos alunos que quiserem participar. A administração Trump anunciou diversas medidas sobre as normas antipoluição dos veículos, usinas termoelétricas, proteção dos cursos d’água, entre outras.

A posição ambiental dos Estados Unidos, como de outros países, será denunciada durante a cúpula dos jovens e dos membros da ONU, que vai de 21 a 23 de setembro.

//

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Grande depósito de ovos de dinossauro é descoberto na Espanha

O norte de Espanha foi palco de uma nova descoberta paleontológica. Foram encontrados ovos de 68 milhões de anos atrás, que podem conter embriões desses enormes répteis. José Manuel Gasca estava fazendo jogging um dia no …

Uma cidade brasileira pode ter atingido imunidade de grupo ao Covid-19 a um terrível custo

Um surto explosivo de COVID-19 em Manaus pode ter contaminado pessoas suficientes para que a imunidade coletiva tenha se manifestado, sugerem estudos iniciais. Exames de anticorpos mostram que até dois terços da população pode ter contraído …

O raro pedido de desculpas de Kim Jong-un pela morte de sul-coreano na Coreia do Norte

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, divulgou um raro pedido de desculpas pessoal pelo assassinato de um cidadão sul-coreano, segundo o governo da Coreia do Sul. Kim disse a seu colega sul-coreano, Moon Jae-in, …

Esses são os preparativos finais para a NASA coletar amostras do asteroide Bennu

A NASA já iniciou a contagem regressiva para o grande momento da missão OSIRIS-REx: a coleta de amostras do asteroide Bennu, que acontecerá no dia 20 de outubro. Será uma manobra complicada para a sonda …

Trump volta a lançar dúvida sobre processo eleitoral nos EUA

Após recusar comprometimento com transição pacífica de poder, presidente americano diz não saber se é possível um pleito "honesto". Líder republicano no Senado diz que transferência de mandato presidencial será ordenada. O presidente dos EUA, Donald …

Criador do Novichok aponta falta de principais sintomas da substância em Navalny

Leonid Rink não considera convincente a evidência apresentada pela Alemanha sobre o alegado uso do Novichok contra o opositor russo, pois, se isso tivesse acontecido, os efeitos teriam sido diferentes. Podem ter sido encontrados vestígios de …

Este pode ser o 1º planeta descoberto em outra galáxia, a 23 milhões de anos-luz

Astrônomos encontraram um candidato a planeta localizado em outra galáxia, bem longe da Via Láctea, em uma região de intensa atividade caótica. Este mundo distante parece ser um pouco menor do que Saturno e orbita um …

EUA: Trump causa alvoroço ao recusar transição pacífica caso perca as eleições

Donald Trump tensionou a classe política nos Estados Unidos ao se recusar a garantir uma passagem pacífica do poder se perder a eleição presidencial dos Estados Unidos para Joe Biden, em 3 de novembro. Bastou uma …

Escolas de samba adiam desfile de Carnaval no Rio de Janeiro

A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) decidiu adiar os desfiles das escolas de samba do grupo especial, que aconteceriam em fevereiro, devido à pandemia de covid-19. A decisão foi tomada, …

Governo brasileiro publica portaria sobre aborto retirando obrigatoriedade de informar polícia

Nova portaria publicada nesta quinta-feira (24) no Diário Oficial retira a obrigatoriedade de que a polícia seja avisada sobre a realização de abortos previstos em lei. O texto é assinado pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. …