Guterres critica sub-representação das mulheres nas estruturas de poder e gestão da covid-19

Eskinder Debebe / ONU

António Guterres em sua chegada à Assembleia Geral da ONU.

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, denunciou nesta quinta-feira (29) a sub-representação das mulheres nas estruturas de poder e nos processos de paz. Guterres emitiu a crítica durante uma videoconferência do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Embora nos últimos 20 anos e com a aprovação da resolução 1.325 – que estabeleceu um novo marco para a inclusão das mulheres nos esforços de paz – tenham sido dados “passos importantes”, hoje “são os homens que dominam as instituições de poder”, ressaltou o secretário-geral.

“As mulheres lideram apenas 7% dos países do mundo. Os homens representam três quartos dos membros das equipes e comitês encarregados da luta contra a Covid-19. As decisões relativas à paz e à segurança internacionais continuam a ser tomadas por uma esmagadora maioria de homens”, lamentou o chefe da ONU.

“Embora as mulheres estejam cada vez mais representadas nas equipes de mediação das Nações Unidas, elas ainda estão amplamente excluídas das conversações e negociações de paz”, insistiu Guterres, citando os casos do Afeganistão, Mali e Iêmen.

Nos processos de paz, “a inclusão das mulheres desde o início deve ser uma prioridade”, acrescentou. E “dado que os processos de paz estão ocorrendo virtualmente durante a pandemia, é importante não desacelerar os esforços para promover a participação das mulheres”, alertou.

Em um comunicado divulgado nesta quinta-feira, a agência da ONU para as Mulheres alertou sobre as “lacunas alarmantes” na implementação da resolução 1.325, “em um momento crítico em que é necessário um esforço conjunto para conter a Covid-19”.

Por iniciativa da Rússia, o Conselho de Segurança deveria adotar uma resolução oficial nesta quinta-feira com o objetivo de promover a representação das mulheres nas esferas de poder. Porém, de acordo com diplomatas, cerca de dez dos quinze membros do Conselho – incluindo os Estados Unidos e países europeus – bloquearam o texto, argumentando que a proposta russa iria reverter avanços realizados ao longo dos últimos vinte anos.

A Rússia defendeu seu projeto como um documento “equilibrado”. O embaixador russo na ONU, Vassily Nebenzia, manifestou a expectativa de que o texto venha a obter o apoio dos “colegas”. O documento, consultado pela agência AFP, contém cerca de doze parágrafos com recomendações para que os Estados membros melhorem a representação feminina no programa “Mulheres, Paz e Segurança”.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …