Há 3 bilhões de anos, Marte tinha clima parecido com o da Islândia, diz estudo

ESA

Desde 2012, o rover Curiosity explora a cratera Gale em busca de pistas sobre como eram as condições no Plante Vermelho a bilhões de anos atrás.

Usando dados do rover Curiosity, da agência espacial norte-americana NASA, cientistas descobriram que, há mais de três bilhões de anos, Marte era muito provavelmente um planeta com clima parecido com o da Islândia. Os resultados foram publicados na semana passada na revista científica JGR Planets.

Desde 2012, o rover Curiosity tem explorado a cratera Gale, formada há cerca de 3,5 mil anos e com 150 km de diâmetro, em busca de pistas sobre como eram as condições no Plante Vermelho há cerca de três bilhões de anos, quando Marte estava mais quente e úmido.

Após comparar as evidências coletadas pelo Curiosity com dados da Terra, os cientistas concluíram que o terreno basáltico da Islândia e as baixas temperaturas desse país são o mais próximo que existia em Marte antigamente. A semelhança entre formações com mais de três bilhões de anos em Marte e sedimentos encontrados em rios e lagos na Islândia hoje foi realmente surpreendente para a equipe.

“A Terra forneceu um excelente laboratório para nós neste estudo, onde poderíamos usar uma variedade de locais para ver os efeitos de diferentes variáveis ​​climáticas no intemperismo, e a temperatura média anual teve o efeito mais forte para os tipos de rochas na cratera Gale. A variedade de climas na Terra nos permitiu calibrar nosso termômetro para medir a temperatura de Marte antigamente”, afirma em comunicado Kirsten Siebach, coautora do estudo.

A semelhança só é possível porque as rochas em Marte sofreram muito pouco desgaste nos últimos três bilhões de anos.

“À medida que a água flui através das rochas para erodi-las […], ela dissolve os componentes químicos mais solúveis dos minerais que formam as rochas. Em Marte, vimos que apenas uma pequena fração dos elementos que se dissolvem mais rapidamente foram perdidos da lama em relação às rochas vulcânicas, embora a lama tenha o menor tamanho de grão e geralmente seja a mais intemperizada”, explica Siebach.

Os resultados também indicam que o clima no Planeta Vermelho mudou ao longo do tempo de condições semelhantes à Antártica para se tornar mais “islandês”, enquanto os processos fluviais continuaram a depositar sedimentos na cratera. Esta mudança mostra que a técnica usada neste estudo pode ser utilizada novamente para ajudar a rastrear as mudanças climáticas que ocorreram em Marte há bilhões de anos.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …