Há 3 bilhões de anos, Marte tinha clima parecido com o da Islândia, diz estudo

ESA

Desde 2012, o rover Curiosity explora a cratera Gale em busca de pistas sobre como eram as condições no Plante Vermelho a bilhões de anos atrás.

Usando dados do rover Curiosity, da agência espacial norte-americana NASA, cientistas descobriram que, há mais de três bilhões de anos, Marte era muito provavelmente um planeta com clima parecido com o da Islândia. Os resultados foram publicados na semana passada na revista científica JGR Planets.

Desde 2012, o rover Curiosity tem explorado a cratera Gale, formada há cerca de 3,5 mil anos e com 150 km de diâmetro, em busca de pistas sobre como eram as condições no Plante Vermelho há cerca de três bilhões de anos, quando Marte estava mais quente e úmido.

Após comparar as evidências coletadas pelo Curiosity com dados da Terra, os cientistas concluíram que o terreno basáltico da Islândia e as baixas temperaturas desse país são o mais próximo que existia em Marte antigamente. A semelhança entre formações com mais de três bilhões de anos em Marte e sedimentos encontrados em rios e lagos na Islândia hoje foi realmente surpreendente para a equipe.

“A Terra forneceu um excelente laboratório para nós neste estudo, onde poderíamos usar uma variedade de locais para ver os efeitos de diferentes variáveis ​​climáticas no intemperismo, e a temperatura média anual teve o efeito mais forte para os tipos de rochas na cratera Gale. A variedade de climas na Terra nos permitiu calibrar nosso termômetro para medir a temperatura de Marte antigamente”, afirma em comunicado Kirsten Siebach, coautora do estudo.

A semelhança só é possível porque as rochas em Marte sofreram muito pouco desgaste nos últimos três bilhões de anos.

“À medida que a água flui através das rochas para erodi-las […], ela dissolve os componentes químicos mais solúveis dos minerais que formam as rochas. Em Marte, vimos que apenas uma pequena fração dos elementos que se dissolvem mais rapidamente foram perdidos da lama em relação às rochas vulcânicas, embora a lama tenha o menor tamanho de grão e geralmente seja a mais intemperizada”, explica Siebach.

Os resultados também indicam que o clima no Planeta Vermelho mudou ao longo do tempo de condições semelhantes à Antártica para se tornar mais “islandês”, enquanto os processos fluviais continuaram a depositar sedimentos na cratera. Esta mudança mostra que a técnica usada neste estudo pode ser utilizada novamente para ajudar a rastrear as mudanças climáticas que ocorreram em Marte há bilhões de anos.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

As vovós que lutam pela democracia na Polônia

Idosas polonesas organizam protestos regulares contra erosão da democracia no país, governado por partido ultraconservador. "Não sou capaz de ficar tranquila em casa, cada violação dos direitos me dói", diz aposentada. Clima de fim de expediente …

Coruja super rara dá o ar da graça depois de 125 anos

A coruja rajá de Bornéu (Otus brookii brookii) é uma espécie tão pequena que apenas seu tamanho já tornaria sua identificação mais complexa. Nativa do Sudeste da Ásia e com peso médio de apenas 100 gramas, …

Nintendo bate todos os recordes de lucros com videogames durante a pandemia

A Nintendo apresentou resultados recordes para o ano fiscal de 2020/21 encerrado em 31 de março, impulsionada pela mania global dos videogames em tempos de pandemia, mas o grupo japonês não espera repetir essa …

Doença cerebral misteriosa intriga médicos no Canadá

Médicos no Canadá têm deparado com pacientes que apresentam sintomas semelhantes aos da doença de Creutzfeldt-Jakob, um mal raro e fatal que ataca o cérebro. Mas quando resolveram investigar o mal em mais detalhe, o …

Governador do Rio diz que operação que terminou com 25 mortos foi ação de 'inteligência'

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, afirmou que a operação da Polícia Civil realizada no Jacarezinho foi "ação pautada e orientada por longo e detalhado trabalho de inteligência e investigação".  A operação terminou com …

Butantan diz que ataques de Bolsonaro à China afetam vacinas

Presidente insinuou que chineses, principais fornecedores de matéria-prima para imunizantes ao Brasil, criaram vírus como parte de "guerra química". "Essas declarações têm impacto", diz diretor do Instituto Butantan. A direção do Instituto Butantan e o governador …

Fotos da última sessão de Kurt Cobain são vendidas como NFT

As imagens da última sessão de fotos da vida do compositor e cantor Kurt Cobain irão a leilão em formato de token não-fungível, os célebres NFTs. O anúncio foi feito por Jesse Frohman, fotógrafo por trás …

EUA, França e Rússia apoiam quebra de patentes contra a Covid-19, mas laboratórios resistem

A ideia de suspender as patentes da fabricação de vacinas contra a Covid-19 continuou a ganhar apoio em todo o mundo nesta quinta-feira, após o impulso inicial dado Estados Unidos. Porém, os laboratórios resistem, …

Descoberta a evidência mais antiga de atividade humana

Uma das atividades mais antigas de humanos foi identificada em uma caverna na África do Sul. Uma equipe de geólogos e arqueólogos encontrou evidências de que nossos ancestrais estavam fazendo fogo e ferramentas na Caverna …

Jeff Bezos: os planos do homem mais rico do mundo para voo espacial turístico

O fundador da Amazon, Jeff Bezos, afirma que está pronto para levar pessoas ao espaço. A empresa Blue Origin, do empresário americano detentor de uma fortuna estimada em R$ 1 trilhão, diz que lançará uma tripulação …