Há mais um golpe no WhatsApp. Este “mostra quem adicionou você”

Allan White / Fotos Públicas

-

Além de não cumprir o prometido, ataque faz com que programas sejam baixados no aparelho da vítima.

Mais de 260 mil brasileiros caíram em um novo golpe que está circulando no WhatsApp, somente na primeira semana de 2017.

Conforme a fabricante de antivírus PSafe, o ataque ocorre apenas em telefones com Android e oferece uma suposta nova função que permite ao mensageiro revelar quais pessoas adicionaram o número do usuário na agenda de contatos.

Contudo, em troca ele exige que o dono do número do celular compartilhe a novidade com outras pessoas usando o app e baixe outros aplicativos. É desta forma que o golpe se espalha.

As próprias vítimas disseminam o vírus, já que para ter acesso a falsa novidade é preciso que a pessoa compartilhe o link com pelo menos 10 amigos ou cinco grupos diferentes.

Mas ao fazer isso, o objetivo final não é atingido. Ao invés disso, a vítima é levada a uma página com as informações de como liberar a função, que inclui o download de outros aplicativos. Os programas baixados pelo golpe não são necessariamente maliciosos.

Contudo, este passo é obrigatório para “conseguir a nova função” para que os criminosos ganhem dinheiro com anúncios cada vez que um software é baixado usando este método.

Para evitar cair neste tipo de golpe é importante que o usuário tenha um bom antivírus instalado e atualizado em seu telefone, o que evita o download de aps e outros não autorizados.

Além disso, não clicar neste tipo de link, já que esta é a forma mais comum de disseminar este tipo de vírus. Vale ressaltar que quando o WhatsApp libera um novo recurso, para usufruir do mesmo não é necessário compartilhar nenhum link com os demais usuários.

Desconfie sempre que esta atividade for solicitada.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Petição defende que França assuma controle do Líbano

Suspeita de que desastre em Beirute foi causado por negligência eleva indignação dos libaneses, que pedem mandato francês pelos próximos dez anos no país. Apelo recebe mais de 50 mil assinaturas após visita de Macron. Quase …

Macron visita Beirute devastada e cobra reformas no Líbano

Presidente francês visita local da explosão e ouve apelos por mudanças por parte da população, para quem o desastre é consequência de anos de corrupção, caos público e má gestão. O presidente da França, Emmanuel Macron, …

Após ser engolido, besouro consegue escapar do intestino dos sapos

Uma pesquisa mostrou que o besouro aquático Regimbartia attenuata tem a capacidade de sobreviver ser engolido por um sapo. Todos já ingerimos coisas que parecem querer sair correndo de dentro de nós, mas deve ser muito …

Disney+ chegará à América Latina em novembro

Ao divulgar que ultrapassou a marca de 60 milhões de assinantes, a Disney também reforçou uma informação que traz esperança a muita gente: o Disney+ deve mesmo chegar à América Latina em novembro. A informação foi …

China exorta Trump a não abrir 'caixa de Pandora' com aquisição do TikTok

China apela aos EUA que não abram a caixa de Pandora, exigindo vender a companhia TikTok, eles serão os próprios culpados pelas consequências, declarou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Wang Wenbin. O presidente …

Twitter bloqueia conta oficial de campanha de Trump

O Twitter anunciou nesta quarta-feira (5) ter bloqueado temporariamente a conta oficial da campanha de reeleição do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por conta de um tuíte que continha informação equivocada sobre a …

Líbano inicia luto nacional e recebe ajuda internacional

Diversos países enviam suprimentos médicos a Beirute. Presidente da França chega ao Líbano para avaliar situação. Megaexplosão deixou ao menos 137 mortos, incluindo diplomata alemão, e mais de 5 mil feridos. Beirute amanheceu nesta quinta-feira (06/08) …

StarShip finalmente levanta voo: a nave que um dia levará cem humanos para Marte e Lua

A SpaceX fez um lançamento de teste com sucesso do seu gigantesco protótipo do StarShip SN5 em Boca Chica, Texas (EUA), a uma altura planejada de 150 metros. A massiva torre de aço inoxidável flutuou no …

EUA conduzem lançamento de teste do míssil balístico Minuteman III

O projétil não tinha ogiva de combate, mas era equipado com três veículos recuperáveis que foram submetidos a testes. Militares dos EUA lançaram na manhã desta terça-feira (4) um míssil balístico Minuteman III a partir da …

Beirute soma mais de 100 mortos e 4000 feridos após explosões

O Líbano vive nesta quarta-feira (5) um dia de luto nacional, após as explosões na região portuária de Beirute, na tarde de ontem. A tragédia soma pelo menos 100 mortos, 4.000 feridos e 300.000 …