Foi identificado um novo golpe circulando pelo WhatsApp e já afetou mais de 400 mil pessoas em pouco mais de 48 horas. O golpe oferece sempre um cupom no valor de R$ 200 ou de R$ 150 para compras na rede O Boticário.
Quando a pessoa clica no link malicioso, é solicitado que responda a três perguntas para ganhar o suposto desconto: “Você fez compras na O Boticário no ano passado?”; “Você já usou o site do Boticário antes?” e “Você recomendaria O Boticário a um amigo ou membro da família?”.
Independentemente das respostas fornecidas, a vítima é encaminhada a uma página que solicita o cadastro em serviços de SMS pago.
O falso site imita o original, fazendo com que a pessoa se sinta seguir e a vítima acaba sendo obrigada a pagar por mensagens recebidas por SMS sem saber.
“É muito comum que cibercriminosos usem os nomes de marcas reconhecidas para criar e promover golpe”, explica Emílio Simoni, Gerente de Segurança da PSafe.
“Por este motivo, é preciso que as pessoas fiquem atentas a qualquer tipo de promoção exagerada que chega por mensagens, checando sempre se o benefício é real, ao entrar em contato diretamente com a empresa”.