Novo golpe promete mostrar com quem seus contatos estão conversando no WhatsApp

Um novo golpe está circulando pelo WhatsApp e já atraiu mais de 1,2 milhão de cliques no Brasil. A campanha promete ativar um recurso do aplicativo que permite ao usuário ver com quem seus contatos estariam se comunicando.

É claro que a funcionalidade é falsa e usada apenas como isca para atrair vítimas.

O falso visualizador de conversa para o WhatsApp começou a se propagar no dia 18 de novembro e tem como objetivo inscrever o número de celular do usuário em um serviço de SMS Premium, nas quais as mensagens de texto são pagas.

O golpe funciona da seguinte forma: o usuário recebe um link no qual promete ativar a nova funcionalidade de “Visualizador de Conversas para WhatsApp”. Ao clicar, ele é direcionado para uma página maliciosa, onde é induzido a compartilhar o falso link com seus contatos para ativar a funcionalidade.

Em seguida, a vítima é redirecionada para uma plataforma de publicidade contratada pelo cibercriminoso, onde é levada a se inscrever no serviço de SMS Premium para liberar o acesso ao visualizador de conversas.

(dr) Canaltech

-

“Este é mais um caso de campanha fraudulenta que se propaga pelo WhatsApp e que tem como objetivo atingir o maior número possível de usuários”, afirma Camillo Di Jorge, presidente da ESET Brasil, empresa de segurança que revelou a campanha.

“Essa ação segue o mesmo padrão utilizado em outros golpes aplicados pelo aplicativo de mensagens instantâneas que tem como objetivo o ganho financeiro, com a inscrição no serviço de SMS Premium”, acrescenta.

De acordo com um levantamento da ESET, o número de golpes aplicados pelo WhatsApp tem aumentado de forma significativa nos últimos meses. Somente em 2016, a empresa identificou nove tipos de golpes tendo o aplicativo como principal vetor de propagação.

Entre os mais recentes golpes identificados está a ameaça que usa a nova funcionalidade de videochamadas do WhatsApp para enganar os usuários.

A boa e velha dica de não clicar em links suspeitos continua valendo como maior forma de prevenção contra casos deste tipo.

Além disso, vale pesquisar sobre o lançamento de novos recursos que prometem fazer algumas “mágicas” – como mostrar as conversas de terceiros, por exemplo. Uma rápida busca no Google pode ajudar a evitar que seu dispositivo móvel seja infectado.

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Engraçado! Não existe identificação dos criminosos na WEB? A origem do golpe? Fácil, fácil identificar os burladores e nada se faz. Logicamente tem um certo interesse por trás de tudo isso, e no caso do Brasil lascou!!Porque salvem-se quem puder, justiça aqui só vale para politicos.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Motor nuclear projetado para NASA poderá transportar humanos para Marte em apenas 3 meses

A NASA tem como meta enviar a primeira tripulação humana para Marte em 2030, e certa inovação poderá fazer a jornada de mais de 64 milhões de quilômetros em apenas três meses, em vez de …

Imunidade ao coronavírus 'diminui rapidamente' em assintomáticos, diz estudo britânico

Um estudo britânico publicado nesta terça-feira mostra que a imunidade adquirida por pessoas curadas do novo coronavírus "diminui muito rapidamente", especialmente em pacientes assintomáticos e, em certos casos, pode durar apenas alguns meses. O trabalho …

Senado dos EUA aprova indicada de Trump para Suprema Corte

A poucos dias das eleições americanas, Amy Barrett é confirmada para a vaga por 52 votos a 48. Conservadora e católica devota, ela substitui Ruth Bader Ginsburg, uma das mais célebres figuras progressistas do tribunal. O …

NASA descobre grandes quantidades de água em cratera iluminada na Lua

Nesta segunda-feira (26), a NASA revelou os resultados de dois estudos que trouxeram novas descobertas sobre a Lua: dados obtidos pelo observatório aéreo Stratospheric Observatory for Infrared Astronomy (SOFIA) confirmam, pela primeira vez, que existe …

Ciclone no litoral brasileiro pode causar tempestades em 9 estados

Um ciclone no litoral brasileiro já está causando graves chuvas em diversas regiões do Brasil e seus impactos podem causar tempestades em 9 estados. O Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) emitiu sinal de alerta para diversas …

Processo contra o Google nos EUA pode afetar o modo como você usa seu celular

Na última terça-feira (23), o Departamento de Justiça dos EUA entregou um "presente de Halloween" pouco agradável ao Google: um gigantesco processo antitruste, acusando a empresa de práticas que eliminam a competição nos mercados de …

Chilenos decidem a favor de nova Constituição por ampla maioria

Em plebiscito, quase 80% dos eleitores votam a favor de uma nova Carta Magna, em substituição à herdada da era Pinochet, e de que ela seja escrita por uma Assembleia Constituinte com igualdade entre mulheres …

'Vai comprar lá na Venezuela', rebate presidente a apoiador que reclamou de preço do arroz

O presidente Jair Bolsonaro rebateu neste domingo (25), durante passeio de moto por Brasília, crítica de apoiador sobre a alta do preço do arroz. No momento em que saia da Feira Permanente do Cruzeiro, região administrativa …

Espanha, Itália e França ampliam restrições em fim de semana com recorde de casos da Covid-19

Os líderes europeus intensificam as medidas de combate à pandemia do coronavírus, depois da alta de 42% de novos casos da Covid-19 em uma semana. A Itália reforçou neste domingo as medidas de restrição …

Pistachio, o cãozinho filhote que nasceu com pelo verde na Itália

O fazendeiro italiano Cristian Mallocci esperava uma ninhada normal de cachorros de sua cadelinha labradora. Entretanto, ao ver os filhotinhos que nasceram, ele percebeu que um era um pouquinho diferente. ‘Pistachio’, como foi nomeado posteriormente, …