Novo golpe promete mostrar com quem seus contatos estão conversando no WhatsApp

Um novo golpe está circulando pelo WhatsApp e já atraiu mais de 1,2 milhão de cliques no Brasil. A campanha promete ativar um recurso do aplicativo que permite ao usuário ver com quem seus contatos estariam se comunicando.

É claro que a funcionalidade é falsa e usada apenas como isca para atrair vítimas.

O falso visualizador de conversa para o WhatsApp começou a se propagar no dia 18 de novembro e tem como objetivo inscrever o número de celular do usuário em um serviço de SMS Premium, nas quais as mensagens de texto são pagas.

O golpe funciona da seguinte forma: o usuário recebe um link no qual promete ativar a nova funcionalidade de “Visualizador de Conversas para WhatsApp”. Ao clicar, ele é direcionado para uma página maliciosa, onde é induzido a compartilhar o falso link com seus contatos para ativar a funcionalidade.

Em seguida, a vítima é redirecionada para uma plataforma de publicidade contratada pelo cibercriminoso, onde é levada a se inscrever no serviço de SMS Premium para liberar o acesso ao visualizador de conversas.

(dr) Canaltech

-

“Este é mais um caso de campanha fraudulenta que se propaga pelo WhatsApp e que tem como objetivo atingir o maior número possível de usuários”, afirma Camillo Di Jorge, presidente da ESET Brasil, empresa de segurança que revelou a campanha.

“Essa ação segue o mesmo padrão utilizado em outros golpes aplicados pelo aplicativo de mensagens instantâneas que tem como objetivo o ganho financeiro, com a inscrição no serviço de SMS Premium”, acrescenta.

De acordo com um levantamento da ESET, o número de golpes aplicados pelo WhatsApp tem aumentado de forma significativa nos últimos meses. Somente em 2016, a empresa identificou nove tipos de golpes tendo o aplicativo como principal vetor de propagação.

Entre os mais recentes golpes identificados está a ameaça que usa a nova funcionalidade de videochamadas do WhatsApp para enganar os usuários.

A boa e velha dica de não clicar em links suspeitos continua valendo como maior forma de prevenção contra casos deste tipo.

Além disso, vale pesquisar sobre o lançamento de novos recursos que prometem fazer algumas “mágicas” – como mostrar as conversas de terceiros, por exemplo. Uma rápida busca no Google pode ajudar a evitar que seu dispositivo móvel seja infectado.

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Engraçado! Não existe identificação dos criminosos na WEB? A origem do golpe? Fácil, fácil identificar os burladores e nada se faz. Logicamente tem um certo interesse por trás de tudo isso, e no caso do Brasil lascou!!Porque salvem-se quem puder, justiça aqui só vale para politicos.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Físico propõe mega-satélite povoado por humanos orbitando Ceres

O físico Pekka Janhunen, do Instituto Meteorológico Finlandês, desenvolveu uma nova ideia para colonizar um lugar diferente da Terra, e não é a lua ou Marte. Em vez disso, Janhunen está sugerindo em um artigo publicado …

Biden promete "esforço de guerra" contra covid-19

O novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, divulgou nesta quinta-feira (21/01) o plano de resposta de seu governo à pandemia de covid-19, que inclui dez decretos. A estratégia amplia iniciativas que já haviam sido antecipadas …

'Não teremos escolha': Google adverte que pode bloquear seu mecanismo de busca na Austrália

Governo australiano trabalha em uma nova lei que deve governar as relações entre os meios de comunicação e as gigantes que dominam a Internet, entre as quais se destacam Google e Facebook. O Google anunciou nesta …

UE restringe viagens não essenciais, mas mantêm fronteiras internas abertas

Diante da inquietante propagação das variantes do coronavírus e a explosão de novos casos de contaminação no continente, líderes europeus, reunidos por videoconferência nesta quinta-feira, decidiram restringir as viagens não essenciais para os países …

‘Bridgerton’ abre debate sobre avó negra de rainha Elizabeth que Windsor prefere esconder

Disponível desde dezembro de 2020, a série Bridgerton, da Netflix, apresentou uma intérprete negra para viver a rainha Charlotte (1744 – 1818), a avó da rainha Elizabeth (1900 – 2002). Apesar da falta de consenso geral …

"Raios" azuis misteriosos podem ser mais comuns do que os cientistas pensavam

Entre os vários fenômenos climáticos que existem, os raios continuam enigmáticos para nós: embora tempestades não sejam tão raras, ainda não entendemos completamente as descargas elétricas geradas no céu — muito menos aquelas apelidadas de …

Dono de cachorro machucado gasta R$ 2.200 para descobrir que o bicho estava imitando o dono por solidariedade

De vez em quando, nossos amados animais de estimação provam ser ainda mais doces e solidários do que muitas pessoas. Conheça Bill — um lurcher de Londres que está imitando a mancada de seu dono …

Minas Gerais é uma das 10 regiões mais acolhedoras do mundo: ranking

Minas Gerais está entre as 10 regiões mais acolhedoras do mundo. É que diz a eleição do Traveller Review Awards 2021, que incluiu pela primeira vez uma localidade brasileira no ranking internacional divulgado todo ano. Minas …

Manaus suspende campanha de vacinação contra covid-19

Segundo prefeitura, medida visa redefinir a prioridade dentro de grupo que deve receber primeiras doses. Paralisação temporária ocorre em meio a suspeitas de desvios do imunizante para parentes de empresários. A vacinação contra a covid-19 foi …

"Estupendamente grandes": cientistas descobrem buracos negros maiores que os supermassivos

Estudo sugere a possível existência de "buracos negros estupendamente grandes", ainda maiores do que os buracos negros supermassivos já observados no centro das galáxias. Os astrônomos já estudam há algum tempo os buracos negros supermassivos (SMBHs, …