Havia uma pintura escondida atrás de uma obra-prima de Picasso

(dr) Art Gallery of Ontario

O equipamento de digitalização é mais barato que outras técnicas e pode ser levado a várias galerias

Usando uma nova técnica de digitalização, pesquisadores nos Estados Unidos descobriram uma pintura que pairava sob uma das grandes obras de Pablo Picasso, a chamada La Misereuse Accroupie.

Embaixo da pintura de óleo, há uma outra pintura, com o desenho de uma paisagem da cidade de Barcelona, na Espanha – aparentemente, Picasso a teria usado como base para sua obra-prima.

O novo sistema de raio-X fluorescente é mais barato do que outros sistemas de digitalização de artes e ele é “portátil”, o que faz com que possa ser levado para qualquer galeria que tenha interesse.

Os detalhes sobre a descoberta foram revelados na Associação Americana pelo Avanço da Ciência em Austin, no Texas, nos Estados Unidos. A La Misereuse Accroupie faz parte do chamado “período azul” de Picasso, que durou de 1901 a 1904, quando a cor azul era a que dominava a gama cromática de suas obras.

“É aqui que a tecnologia nos permite entrar um pouco na mente do artista, para entender o processo criativo de Picasso e como ele efetivamente começou a produzir sua arte”, disse o pesquisador Marc Walton da Northwestern University, que estava apresentando o trabalho em Austin.

“Isso nos dá uma ideia melhor sobre como essa estrutura de camadas se desenvolveu, porque alguns pigmentos estão em apenas uma camada e não na outra”, analisou Walton.

O que os pesquisadores notaram é que a pintura da paisagem – que provavelmente teria sido pintada por um aluno e aspirante a artista – estava virada em cerca de 90 graus. O contorno das colinas ao fundo virou as costas da mulher. Ela assume o formato e a forma de uma região interior na Catalunha.

Picasso usou a paisagem de Barcelona como inspiração para a forma da mulher”, disse Walton.

(dr) Picasso Estate

As costas da mulher foram feitas com o contorno das montanhas de Barcelona

Kanneth Brummel, curador da Galeria de Arte de Ontario, em Toronto, disse que ficou animado ao descobrir que havia uma pintura sob a obra de La Misereuse Accroupie.

Ajuda a determinar a data de quando foi feita a pintura e também onde ela foi feita”, disse.

“Mas também dá uma ideia sobre quem seriam os artistas com quem o pintor estava envolvido. E essas informações nos ajudam a fazer perguntas novas, mais interessantes e cientificamente mais precisas sobre um artista, seu processo artístico e como ele chegou às formas que vemos na superfície de uma pintura”.

Francesca Casadio, do Centro de Estudos Científicos nas Artes de Chicago, que está entre as líderes do projeto, espera que esses equipamentos de digitalização sejam cada vez mais utilizados e ajudem na compreensão mais profunda dos artistas e também deem uma ideia melhor sobre a forma como trabalhavam.

Muitas outras obras estão apenas esperando para contar seus segredos e com nosso sistema digitalizado nós podemos ajudá-las a falar ainda mais conosco”, disse.

Até hoje, a digitalização ficava restrita apenas para as melhores obras de arte – e para as galerias mais ricas. Agora, o novo sistema pode ser usado por qualquer um para encontrar a história por trás de qualquer pintura que lhes desperte interesse.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …