25 mil estranhos se unem e compram uma pintura de Picasso

Salvatore di Nolfi / EPA

“Buste de mousquetaire” em exposição no MAMCO, Genebra

Apesar de não poderem pendurá-lo na sala de estar, o quadro pertence a todos eles: 25 mil internautas, que compraram em conjunto um Picasso em uma plataforma suíça de compras coletivas, puderam contemplar a obra pela primeira vez na sexta-feira (27), em Genebra.

Os utilizadores do site de compras coletivas suíço Qoqa procuram habitualmente furadeiras, malas ou viagens a Marrakech a preços atrativos.

Mas segundo a AFP, no mês de dezembro, a plataforma, lançada em 2005 com o slogan “Fazemos qualquer coisa, mas fazemos por você”, disponibilizou o quadro de Picasso “Buste de mousquetaire” (Busto de mosqueteiro) por 2 milhões de francos suíços – mais de R$ 7 milhões.

Em três dias, 25 mil pessoas compraram os 40 mil lotes, a 50 francos suíços (R$ 175) cada um, tornando-se oficialmente os felizes proprietários do quadro com dimensões 58 cm x 28,5 cm.

A ideia da Qoqa, inicialmente, era a de “fazer muito barulho” para que as pessoas falassem da empresa, mas também queriam democratizar o mundo da arte, que muitas vezes é visto como “fechado e obscuro”, explicou à AFP Pascal Meyer, diretor executivo e fundador da plataforma.

“Quando lançamos a ideia, disseram: esqueçam, é simplesmente impossível“, conta, na sede da empresa, nos arredores de Lausanne. “Depois, quando começamos a falar de Picasso, disseram: ‘agora é duplamente impossível’. Assim, o desafio se tornou muito divertido, e dissemos que tínhamos que tentar, tentar democratizar um pouco esse campo que parece inacessível para as pessoas comuns“.

A empresa contratou especialistas para certificar “a autenticidade da peça” e “assegurar que pagávamos o preço correto”, conta Meyer, que não quis dizer quanto a Qoqa pagou “a um proprietário europeu” pela obra.

Salvatore di Nolfi / EPA

“Buste de mousquetaire” em exposição no MAMCO, Genebra

Um por todos e todos por um

Como que cumprindo o lema do mosqueteiro retratado no quadro – “Um por todos e todos por um” –, a partir de agora dependerá dessa grande comunidade de proprietários cuidar do destino da obra e decidir, por exemplo, onde ficará exposta.

O Museu de Arte Moderna e Contemporânea de Genebra (Mamco) será a primeira instituição a exibi-lo, a partir desta sexta-feira. A iniciativa seduziu o diretor do museu, Lionel Bovier.

Para o Mamco, que tem fama de expor arte elitista, se associar desta forma à plataforma de compra supõe, em parte, abrir um pouco mais suas portas.

“O principal interesse para nós reside na forma de desenvolvimento de público. Ou seja, de ter contato, de nos dirigirmos a esse público que se tornou proprietário coletivamente do quadro”, explicou Bovier à AFP. “Esperamos receber o maior número possível de proprietários dessa comunidade de 25 mil pessoas”, continuou.

Os proprietários, que possuem um cartão numerado e estampado com uma reprodução da obra, poderão ir ao local para admirar a obra sem precisar pagar entrada.

Bovier também deseja usar a experiência da Qoqa nas tecnologias digitais para expor o quadro de forma original. Nesse sentido, está prevista uma interação com o público pela “PiQasso”, uma plataforma dedicada à peça do portal Qoqa, e por uma webcam.

Também será feito “um escaneamento em 3D da obra para que as pessoas possam passear por dentro do quadro, enfim… pequenas coisas que fazem disso tudo algo um pouco mais interessante e menos tedioso, se me permite dizer”, destacou Meyer.

O museu irá propor “encontros”, “atividades” e “conferências sobre o quadro, Picasso, e também sobre o trabalho de conservação que os museus realizam, especialmente para obras desse tipo”, detalhou Bovier.

O quadro fica em Genebra até outubro. Depois. os 25 mil proprietários terão que votar para decidir o próximo destino.

Ciberia // ZAP / France 24

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Bolsonaro diz que pessoas que cumprem isolamento são "idiotas"

Presidente critica apelos para que brasileiros restrinjam os contatos sociais em meio à pandemia, que já provocou 435 mil mortes no país. "Tem alguns idiotas que até hoje ficam em casa", diz. O Presidente Jair Bolsonaro …

EUA vão fornecer 20 milhões de vacinas contra Covid-19 para outros países

Os Estados Unidos fornecerão 20 milhões de doses adicionais de vacinas contra a Covid-19 para outros países até o final de junho, elevando o total destinado ao exterior para 80 milhões de doses. O …

Demi Lovato vai comandar programa de TV investigativo sobre OVNIs

A atriz e cantora Demi Lovato está prestes a se aventurar em um desafio de outro mundo. A artista anunciou na última semana a sua participação em uma série limitada para a plataforma de streaming …

CPI da Covid: como 'isolamento vertical' pode virar arma contra Bolsonaro

Uma das linhas de investigação da CPI da Covid apura se o governo federal adotou a estratégia da imunidade de rebanho, ou seja, a obtenção da imunidade coletiva por meio da infecção da população, no …

Astrônomos continuam encontrando inexplicáveis anéis circulares misteriosos no céu

Nos últimos anos, astrônomos avistaram vários objetos de rádio gigantescos e quase perfeitamente circulares no universo distante. Embora ninguém tenha uma explicação para essas entidades misteriosas ainda, uma equipe adicionou recentemente outra ao seu catálogo, …

Conflito tem seu dia mais sangrento em Gaza

Bombardeios israelenses deixam pelo menos 42 palestinos mortos e elevam total de vítimas a 188. Netanyahu diz que ataques continuarão. Sem um cessar-fogo à vista, o atual conflito entre Israel e Hamas teve neste domingo (16/05) …

Apple é acusada de enganar usuários através de aplicativos fraudulentos na App Store

A Apple segue batendo recordes financeiros. No entanto, escândalos um atrás do outro aumentam a preocupação em torno da App Store. Após chamar a atenção internacional com as recentes revelações sobre a existência de cassinos ocultos …

Chile escolhe representantes para elaborar nova Constituição

O domingo foi o último dia de votação no Chile para a escolha dos redatores da nova Constituição do país. Os 155 representantes eleitos terão a tarefa de mudar o texto herdado da ditadura. …

China consegue pousar veículo não tripulado em Marte

A China conseguiu neste sábado pousar um veículo autônomo não tripulado em Marte. A fase final da operação Tianwen-1 aconteceu sem falhas, informou a TV estatal chinesa, que transmitiu um programa especial chamado Alo …

Lewandowski permite que Pazuello fique em silêncio na CPI

Ex-ministro da Saúde será obrigado a comparecer ao depoimento, mas não precisará responder perguntas que possam incriminá-lo. No entanto, será obrigado a falar a verdade em fatos e questões relacionados a terceiros. O ministro do Supremo …