25 mil estranhos se unem e compram uma pintura de Picasso

Salvatore di Nolfi / EPA

“Buste de mousquetaire” em exposição no MAMCO, Genebra

Apesar de não poderem pendurá-lo na sala de estar, o quadro pertence a todos eles: 25 mil internautas, que compraram em conjunto um Picasso em uma plataforma suíça de compras coletivas, puderam contemplar a obra pela primeira vez na sexta-feira (27), em Genebra.

Os utilizadores do site de compras coletivas suíço Qoqa procuram habitualmente furadeiras, malas ou viagens a Marrakech a preços atrativos.

Mas segundo a AFP, no mês de dezembro, a plataforma, lançada em 2005 com o slogan “Fazemos qualquer coisa, mas fazemos por você”, disponibilizou o quadro de Picasso “Buste de mousquetaire” (Busto de mosqueteiro) por 2 milhões de francos suíços – mais de R$ 7 milhões.

Em três dias, 25 mil pessoas compraram os 40 mil lotes, a 50 francos suíços (R$ 175) cada um, tornando-se oficialmente os felizes proprietários do quadro com dimensões 58 cm x 28,5 cm.

A ideia da Qoqa, inicialmente, era a de “fazer muito barulho” para que as pessoas falassem da empresa, mas também queriam democratizar o mundo da arte, que muitas vezes é visto como “fechado e obscuro”, explicou à AFP Pascal Meyer, diretor executivo e fundador da plataforma.

“Quando lançamos a ideia, disseram: esqueçam, é simplesmente impossível“, conta, na sede da empresa, nos arredores de Lausanne. “Depois, quando começamos a falar de Picasso, disseram: ‘agora é duplamente impossível’. Assim, o desafio se tornou muito divertido, e dissemos que tínhamos que tentar, tentar democratizar um pouco esse campo que parece inacessível para as pessoas comuns“.

A empresa contratou especialistas para certificar “a autenticidade da peça” e “assegurar que pagávamos o preço correto”, conta Meyer, que não quis dizer quanto a Qoqa pagou “a um proprietário europeu” pela obra.

Salvatore di Nolfi / EPA

“Buste de mousquetaire” em exposição no MAMCO, Genebra

Um por todos e todos por um

Como que cumprindo o lema do mosqueteiro retratado no quadro – “Um por todos e todos por um” –, a partir de agora dependerá dessa grande comunidade de proprietários cuidar do destino da obra e decidir, por exemplo, onde ficará exposta.

O Museu de Arte Moderna e Contemporânea de Genebra (Mamco) será a primeira instituição a exibi-lo, a partir desta sexta-feira. A iniciativa seduziu o diretor do museu, Lionel Bovier.

Para o Mamco, que tem fama de expor arte elitista, se associar desta forma à plataforma de compra supõe, em parte, abrir um pouco mais suas portas.

“O principal interesse para nós reside na forma de desenvolvimento de público. Ou seja, de ter contato, de nos dirigirmos a esse público que se tornou proprietário coletivamente do quadro”, explicou Bovier à AFP. “Esperamos receber o maior número possível de proprietários dessa comunidade de 25 mil pessoas”, continuou.

Os proprietários, que possuem um cartão numerado e estampado com uma reprodução da obra, poderão ir ao local para admirar a obra sem precisar pagar entrada.

Bovier também deseja usar a experiência da Qoqa nas tecnologias digitais para expor o quadro de forma original. Nesse sentido, está prevista uma interação com o público pela “PiQasso”, uma plataforma dedicada à peça do portal Qoqa, e por uma webcam.

Também será feito “um escaneamento em 3D da obra para que as pessoas possam passear por dentro do quadro, enfim… pequenas coisas que fazem disso tudo algo um pouco mais interessante e menos tedioso, se me permite dizer”, destacou Meyer.

O museu irá propor “encontros”, “atividades” e “conferências sobre o quadro, Picasso, e também sobre o trabalho de conservação que os museus realizam, especialmente para obras desse tipo”, detalhou Bovier.

O quadro fica em Genebra até outubro. Depois. os 25 mil proprietários terão que votar para decidir o próximo destino.

Ciberia // ZAP / France 24

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …