Turquia confirma referendo presidencialista para 16 de abril

Paul Morigi / Flickr

Recep Tayyip Erdogan

Recep Tayyip Erdogan

O referendo constitucional para transformar a Turquia em uma república presidencialista vai acontecer em 16 de abril, anunciou nesta sexta-feira o chefe de Estado, Recep Tayyip Erdogan.

“Este sistema nos colocou algemas. Romperemos em 16 de abril estas algemas?”, perguntou Erdogan em discurso de inauguração de um depósito de gás na cidade de Aksaray, no centro de Anatólia.

“Hoje, ao chegar aqui, assinei (a proposta) e agora começa o processo. Se Deus quiser, nossa querida nação irá às urnas em 16 de abril”, afirmou o líder.

Vários integrantes do alto escalão do governo turco tinham antecipado que a data mais provável do referendo seria 16 de abril, mas ainda falta tornar pública a decisão da Junta Suprema Eleitoral (YSK, sigla em turco), que deve marcar o dia de votação.

A proposta foi aprovada em 20 de janeiro no parlamento com uma maioria de três quintos, graças aos votos do partido governamental, o islamita AKP, e do ultranacionalista MHP, com a taxativa oposição do social-democrata CHP e do esquerdista HDP.

A reforma proposta por Erdogan entrega todo o Poder Executivo na Turquia ao presidente do país e elimina o cargo de primeiro-ministro, que exerce a chefia de governo no sistema atual.

Hoje, Erdogan não deixou dúvidas sobre a importância de votar em favor da reforma, ao comparar o “sim” no referendo com a resistência da população contra a tentativa fracassada de golpe de Estado em 15 de julho do ano passado, e ao qualificar ambos como um exemplo de rejeição aos inimigos da nação.

“No dia 15 de julho (de 2016), esta nação parou com o peito aberto os tanques, os caças F-16, os helicópteros. Agora vem o dia 16 de abril. O ‘sim’ em 16 de abril será uma repetição daquilo”, comentou Erdogan.

“No dia 16 de abril diremos ‘sim’ a uma nação, a uma bandeira, a um Estado. Querem nos dividir, mas somos uma única nação de 80 milhões” de pessoas, clamou o presidente.

Erdogan reiterou que, após a reforma, o presidente turco poderá estar filiado a um partido, ao contrário do que acontece atualmente, já que a Constituição obriga o chefe do Estado a ser imparcial e a manter uma postura equilibrada entre todas os grupos parlamentares, limitando-se a intervenções protocolares.

Mas Erdogan insistiu, desde a sua chegada ao cargo em agosto de 2014, em dirigir a política do país e denunciou a pouca eficiência da manutenção da bicefalia entre o cargo de primeiro-ministro, chefe do Executivo, e ele próprio.

“Acabaremos com o sistema de bicefalia. Será um sistema presidencial de governo de tipo turco”, prometeu o líder.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …