Peça que retrata Jesus como transexual lota teatro em Brasília – e deve se espalhar pelo país

(dv) Ligia Jardim

A atriz Renata Carvalho, em “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Ceu”

No palco, um cenário simples: uma mesa, flores vermelhas, uma jarra com água, velas ainda não acesas e até mesmo uma lata do refrigerante “Guaraná Jesus”. Vinho? Somente no final, em pequenos cálices, para os espectadores que aplaudiram longamente – e de pé. Sobre o tablado, uma atriz que lotou o Teatro da Caixa Cultural, em Brasília, em plena noite de segunda-feira (28).

Renata Carvalho deu voz e vida, de maneira comovente, ao monólogo “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu” e se tornou a primeira travesti a encenar uma montagem no festival Cena Contemporânea. O festival está na 18ª edição.

A peça, dirigida por Natalia Mallo e traduzida do texto original da inglesa Jo Clifford, foi apresentada nesta segunda (28), mas novas encenações estão marcadas para ocorrer nesta terça (29) em Taguatinga, na quarta (30) em Ceilândia, e na quinta (31), no Gama, encerrando a participação no Festival Internacional de Teatro de Brasília de 2017.

“Ter uma personagem trans interpretada por uma atriz trans faz diferença sim”, disse Renata Carvalho, ao fim da montagem.

No espetáculo, poético e envolvente, Jesus é uma mulher trans que remonta aos ensinamentos seculares para enaltecer mulheres, homossexuais, garotas de programa e outros excluídos.

A “ferramenta”, neste caso, são os ensinamentos de amor, empatia e respeito.

(dv) Ligia Jardim

Por meio de parábolas bíblicas em linguagem pop, texto interpretado por Renata Carvalho evidencia a violência contra minorias e prega mais afeto e empatia

A intolerância e a exclusão da pessoa trans são motes da fala da personagem, que atenta o espectador para a não aceitação e para a sexualização dos corpos dessas pessoas. O tema é abordado no rebuscado texto da obra – ainda que gere risadas fáceis da plateia, quando a atriz apela para o humor desbocado das gírias LGBT.

Os pronomes e adjetivos são colocados no feminino, até mesmo para a figura de Deus. Renata domina a plateia do alto do palco, e também caminhando por entre as fileiras de assentos, como um pregador que orienta seus fiéis sobre preceitos essenciais na condição da vida humana.

O sermão, entretanto, é relaxado: batidas de funk e trocas de figurino são os momentos de respiro em quase uma hora de espetáculo. Ao longo desse tempo, a atriz relaciona as mais variadas parábolas bíblicas aos casos de intolerância, desrespeito e preconceito enfrentados pela população trans.

COMPARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Amigos nao quero ser melhor que ninguem pois sou pecador igual a todos, mas procuro obedecer o que diz a palavra de DEUS, e eu acho isso uma aberraçao falta de de respeito a um DEUS santo e poderoso, e que eu vou chamar isso de uma brincadeira de mal gosto, por isso que o mundo esta do jeito que esta, pois falta respeito ao ser santo e que merece todo nosso respeito, por favor procurem ler a biblia com cuidado e procurando entender com a ajuda do ESPIRITO SANTO, para nao cometerem aberraçoes como essa, por favor amigos repense esse mal entendido, peça perdao a DEUS, se arrependa dessa blasfemia de todo coraçao, pois nao estamos falando de qualquer pessoa nao, estamos falando do ser mais santo e digno de todo o respeito e honra e gloria, olhe o que diz o livro do apocalipse´Ó SENHOR DEUS, TODO PODEROSO COMO SAO GRANDES E MARAVILHOSAS AS TUAS OBRAS REI DAS NAÇOES, COMO SAO JUSTOS E VERDADEIROS OS TEUS PLANOS QUEM NAO TI TEMERÁ?QUEM NAO VAI QUERER ANUCIAR A TUA GLORIA? POIS SO TU ÉS SANTO. . . `Portanto amigo parem com essa bricadeira de mal gosto, se arrependam e respeite o nome de nosso DEUS, E em malaquias ele pergunta, mal, cap, um versos de 6 a 8, O SENHOR TODO PODEROSO DIZ A VOCES, O FILHO RESPEITA O PAI, O ESCRAVO RESPEITA O SEU SENHOR, SE EU SOU O PAI DE VOCES , POR QUE É QUE VOCES NAO ME RESPEITAM, MAS MESMO ASSIM PERGUNTAM: “ COMO FOI QUE TE DESPREZAMOS ? FOI COM ALIMENTO IMPURO QUE VOCES ME OFERECEM NO ALTAR. E VOCES AINDA ME PERGUNTA COMO É QUE ESTAMOS TE OFEDENDO? prestem bem ateçao nestas palavras de deus continuando o verso 7, QUANDO ACHAM QUE TEM O DIREITO DE PROFANAR O MEU ALTAR, amigos queremos todos os direitos do mundo, de igualdade de ir e vir, e ai de alguem que por algum motivo tocar nos meus direitos, e como nos achamos no direito de profanar os direitos de um DEUS santo, puro e verdadeiro, pense nisso e deem um basta nesta profanaçao, pois quem mexe com DEUS do jeito que voces estao mexendo pagará um preço muito alto, nao fica impune nao, por isso tomem cuidado.

  2. Manoel Nazareno, vc disse tudooooooo!!Faço as suas palavras as minhas palavras. Nada fica impune e quem assistir a peça, está apoiando essa aberração.
    Pra não se estender muito… eu tenho pena deles! Só Jesus na causa!

  3. Como considerar arte tamanho desrespeito para com o nome sagrado de Jesus Cristo? Somente a falta de conhecimento de quem foi Jesus Cristo, o que ele representa para mais de dois bilhões cristãos, pode criar e promover essa essa aberração e ainda rotulá-la de arte. Eu também concordo com o que acima escreveu Manoel Nazareno.

  4. Quando adotamos posicionamentos, fazemos ou praticamos coisas que no intimo nos inquieta e nos tira a paz , busca-se logo arrebanhar sócios ou parceiros para justificar e dividir a incomoda culpa que sofrida e veladamente passamos a carregar .
    O fato em questão, induz a se presumir estarem buscando de forma desesperada porem desrespeitosa e inconsequente a tentativa de se justificarem e se libertarem de um intimo e terrível sentimento que os persegue e atormenta. – COITADOS ! – DIGNOS DE PENA !
    – QUE DEUS OS ORIENTE .

  5. Temer não é presidente? Corruptos não estão soltos? Pois é. num país desse
    tudo pode acontecer , até aplaudirem uma peça dessa.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Por que cientistas estão determinados a provar que Einstein estava errado

Ano entra, ano sai, e tanto a lei dos corpos em queda de Galileu Galilei quanto a teoria da relatividade de Albert Einstein são testadas novamente apenas para os pesquisadores confirmarem pela enésima vez que …

Bolsonaro faz apologia à ignorância, afirmam historiadoras no jornal Le Monde

  O jornal Le Monde que chegou às bancas na tarde desta segunda-feira (27) traz um texto de meia página criticando a política cultural em vigor atualmente Brasil. Assinado por duas historiadoras francesas e uma brasileira, …

OMS considera elevado risco global de coronavírus

A Organização Mundial da Saúde admitiu nesta segunda-feira (27/01) um erro na avaliação de risco global do novo coronavírus, que surgiu na China, e disse que o nível correto é elevado. Anteriormente, ele havia sido …

Quem é Vanessa Nakate, ativista negra cortada de foto com Greta em Davos

O tema era o meio-ambiente, mas o debate sofre o futuro da humanidade ganhou outros vultos quando a jovem ativista climática de Uganda, Vanessa Nakate, descobriu que havia sido cortada pela agência de notícias Associated …

Sobreviventes retornam a Auschwitz nos 75 anos da libertação

Autoridades de 50 países participam da solenidade no antigo campo de concentração na Polônia, em meio a temores pelo aumento do antissemitismo. "Precisamos tomar cuidado para que não volte a acontecer", diz sobrevivente. Mais de 200 …

Por que cientistas querem tanto provar que Einstein e Galileu estavam errados

Ano entra, ano sai, e tanto a lei dos corpos em queda de Galileu Galilei quanto a teoria da relatividade de Albert Einstein são testadas novamente apenas para os pesquisadores confirmarem pela enésima vez que …

Morreu Kobe Bryant, um dos maiores astros da NBA

Neste domingo (26), o astro do basquete norte-americano, Kobe Bryant, faleceu em acidente de helicóptero, na cidade de Los Angeles, nos EUA. Autoridades e testemunhas levantam as primeiras hipóteses sobre a causa da queda. O lendário …

Coronavírus terá impacto no PIB chinês e na economia global

A nova epidemia de coronavírus é um balde de água fria na cabeça do mundo. A começar pelos chineses. Em 2003, o último vírus mortal se propagando pelo mundo inteiro – o SARS – …

Abelhas adoram cannabis e este caso de amor pode ajudar a salvar a espécie

Consideradas os seres vivos mais importantes do planeta, as abelhas são animais insubstituíveis, dos quais dependemos para viver. No entanto, nas últimas décadas, devido ao aquecimento global e o uso execessivo de pesticidas, elas estão …

Cientistas finalmente descobriram como capturar o espectro todo da luz solar para gerar hidrogênio

Pela primeira vez, cientistas da Universidade Estadual de Ohio (EUA) desenvolveram uma molécula que é capaz de coletar a energia de todo o espectro da luz solar. O processo, 50% mais eficiente que as atuais …