Há quatro boas razões para dormir nu

Para alguns, não é preciso nem pensar duas vezes: não há nada melhor do que dormir do jeito que viemos ao mundo, em contato direto com os lençóis.

Outros preferem usar todas as roupas possíveis, e que permitam uma boa noite de sono ao se aconchegar embaixo dos cobertores. Mas, do ponto de vista da saúde, o que é mais conveniente?

Em linhas gerais, a recomendação é dormir usando as roupas mais leves que puder encontrar, que não sejam justas e permitam a ventilação.

No extremo desta tendência estão aqueles que preferem dormir totalmente sem roupa o que, na opinião de alguns especialistas, contribui para um bom descanso, e que consideram que há quatro boas razões para o fazer.

1. Ajuda a melhorar a qualidade do sono

Quando dormimos é importante manter o corpo fresco, já que a temperatura corporal precisa diminuir para que a pessoa consiga dormir.

“Devemos garantir que esta regulagem da temperatura não fique prejudicada pelo fato de dormir com muita roupa”, disse à BBC Francisco Segarra, especialista em medicina do sono da Sociedade Espanhola do Sono.

Estar sem roupa ou com uma roupa mais leve nos deixa transpirar e ajuda a regular a temperatura corporal. “Isso vai permitir um descanso melhor, já que se o corpo não pode regular corretamente a temperatura, a qualidade do sono fica prejudicada”, acrescentou.

“(O sono) Será menos profundo e mais fragmentado.”

2. Contribui com a prevenção de infecções genitais

Ao permitir a ventilação da área genital durante a noite, o corpo tem a oportunidade de se refrescar e se manter mais seco, reduzindo as condições para incidência de fungos.

A ginecologista Natalia Pérez, professora-adjunta da Faculdade de Medicina da Universidade da República em Montevidéu, no Uruguai, explicou à BBC que o ideal é “acostumar as meninas a dormir sem roupa de baixo”.

Isto não significa necessariamente que elas durmam completamente sem roupa, mas apenas com shorts ou um pijama largo para permitir a ventilação da área.

No caso dos homens, dormir com cuecas largas ou sem roupa de baixo reduz a possibilidade de sofrer com tinea cruris, uma infecção superficial da pele que afeta a região inguinal, que inclui os genitais, a região púbica e a região perianal.

3. Melhora o estado da pele

Segundo Sarah Brewer, médica e nutricionista britânica, o calor excessivo durante a noite pode levar à piora de várias condições dermatológicas. E isto também interfere com o sono, pois estes problemas provocam incômodo e coceira.

4. Ajuda a reduzir a pressão arterial

Para aqueles que dividem a cama com um parceiro ou parceira, dormir sem roupas contribui para gerar um aumento nos níveis de ocitocina, o chamado hormônio do amor, que tem vários benefícios para a saúde.

Este hormônio é produzido particularmente “pelo contato de pele com pele”, segundo Kerstin Uvnas Moberg, fisiologista sueca e especialista em ocitocina. A produção do hormônio, além de reforçar o sistema imunológico, ajuda a reduzir a pressão arterial.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …