Hotel é condenado a pagar 20 milhões por discriminação religiosa a funcionária demitida

Quando foi contratada pelo Hotel Conrad, Marie Jean fez um acordo: não trabalharia aos domingos, isto para cumprir seus compromissos religiosos na Igreja Bethel Baptist.

Marie Jean Pierre era uma imigrante tentando ganhar a vida em Miami, nos Estados Unidos. Concorreu a um lugar no Hotel Conrad para lavar pratos. A condição dominical foi respeitada durante nove anos.

Em outubro de 2015, as coisas mudaram e seu nome passou a figurar nos mapas para trabalhar no sétimo dia da semana. Apesar de tudo, as trocas de turnos com colegas solidários foram permitindo a Pierre marcar presença na igreja. “Eu amo Deus. Não trabalho aos domingos, porque no domingo eu honro Deus”, explicou em entrevista à NBC.

Em março do ano seguinte, Marie Jean Pierre, de 60 anos, foi despedida por “má conduta, negligência e ausências injustificadas” – ou seja, por ter tentado escapar do turno aos domingos. Faltou seis vezes.

O caso seguiu foi parar no tribunal. A Comissão de Igualdade de Oportunidades de Emprego, a quem Pierre escreveu se queixando, garantiu a ela que tinha razão, de acordo com o El País.

O argumento de Marie Jean Pierre para enfrentar o hotel foi discriminação religiosa. A batalha jurídica acabaria por ditar uma vitória, pois verificou-se a violação da Lei dos Direitos Civis de 1964.

Agora, o Hotel Conrad, na época gerido pelo grupo Hilton, terá que recompensar a haitiana com cerca de 20 milhões de dólares por danos: 40 mil para cobrir os salários e benefícios que perdeu desde a demissão, 500 mil para compensar a dor emocional e o restante por danos punitivos – concedidos para punir um réu por negligência grave ou má conduta.

Desse montante, receberá 300 mil, o máximo que pode ser pago por danos punitivos. Mas a história pode não terminar por aqui. Os advogados do hotel disseram que pretendiam recorrer da decisão.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …