Hotel espacial com gravidade artificial pode ser construído em 2025

A Gateway Foundation planeja criar uma estação espacial rotativa que servirá tanto para pesquisas científicas quanto para passeios turísticos.

Descrita no site da empresa como “o primeiro espaçoporto”, a “The Von Braun Rotating Space Station” é projetada para orbitar a Terra e acomodar até 450 visitantes que desejam ter uma experiência no espaço. O projeto é bastante ambicioso, e a Gateway Foundation planeja construir o espaçoporto até o ano de 2025.

Funcionários da companhia, contudo, reconhecem que a estação pode não estar totalmente concluída em 2025, mas a ideia é construir a estrutura principal e ativar suas funções básicas até essa data, e o projeto total poderia ser concluído em 2027. “Uma vez que a estação esteja totalmente operacional, nossa esperança, nossa meta e nosso objetivo é tê-la disponível para pessoas comuns”, disse Timothy Alatorre, arquiteto principal da estação espacial.

Ele acrescentou que é possível algum atraso. “Entendemos completamente que atrasos são quase inevitáveis na indústria aeroespacial, mas, com base em nossas projeções internas e no fato de estarmos lidando com tecnologia já existente, não estamos inventando nada novo. Sentimos realmente que o prazo é possível,” ele disse.

Alatorre afirma que a Von Braun Rotating Space Station foi projetada para ser a maior estrutura artificial do espaço, e que uma família ou um indivíduo poderá “economizar razoavelmente e ser capaz de ter dinheiro suficiente para visitar o espaço e ter essa experiência”.

Alatorre está projetando o interior da estação, incluindo os espaços habitáveis ​​e o ginásio, e conta que a inspiração por trás desta estação espacial veio da ficção científica, a partir de filmes que ele tem assistido nos últimos 50 anos.

De acordo com o arquiteto, a sci-fi mostra que a humanidade tem sonhado há muito tempo com uma cultura ao redor de espaçonaves e aventuras no espaço. “Acho que começou realmente com Star Trek e depois com Star Wars esse conceito de grandes grupos de pessoas que vivem no espaço e têm seu próprio comércio, sua própria indústria e sua própria cultura, por assim dizer,” acrescentou.

A equipe do projeto se inspirou parcialmente no conceito do cientista espacial alemão Werner von Braun. Na década de 1950, ele apresentou a ideia de uma estação espacial rotativa que utiliza gravidade artificial para o conforto de seus passageiros — o que acabou inspirando o design da estação espacial que aparece em 2001: Uma Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick.

Além de espaços para pesquisas científicas e áreas com microgravidade para quem quiser se divertir flutuando, a estação incluirá restaurantes, bares, áreas esportivas, entre outras atrações. A estação também terá programações artísticas, como shows musicais.

“Esperamos que as pessoas se dediquem a se inspirar, a escrever música, a pintar, a participar das artes”, disse Alatorre. “Uma ou duas vezes por semana, teríamos novas pessoas chegando e elas poderiam passar alguns dias ou algumas semanas” no hotel espacial, acrescentou.

Mas ainda há muitos desafios pela frente, como, por exemplo, conseguir o financiamento necessário para viabilizar a construção da estrutura em tão pouco tempo. Outra questão que pode afetar a percepção do público é a associação do projeto com o nome de Wernher von Braun, que era membro do partido nazista e oficial da SS durante a Segunda Guerra Mundial. “Estávamos nos inspirando apenas nas ideias dele e é por isso que começamos a descrevê-la como a Estação de von Braun”, justificou Alatorre.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

A polêmica sobre campos de extermínio nazistas que opôs a Polônia ao Netflix

O primeiro-ministro da Polônia, Mateusz Morawiecki, enviou uma carta ao Netflix insistindo em mudanças no documentário The Devil Next Door (o diabo ao lado), sobre campos de extermínio nazistas. Na carta enviada no domingo, 10, e …

O único problema de ser filho único é o estigma

Filhos únicos possuem uma péssima reputação. Quantas vezes você não observou algum pai ser criticado por escolher ter apenas um pimpolho? “Ele vai ficar mimado, muito sozinho, egoísta, etc. etc. etc”. É um senso comum. Parece, …

Epidemia mundial: Pneumonia mata uma criança de menos de 5 anos a cada 39 segundos

O Dia Mundial da Pneumonia é comemorado em 12 de novembro. A data foi proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção da doença, …

Senadora se declara presidente da Bolívia

A parlamentar oposicionista e segunda vice-presidente do Senado Jeanine Áñez declarou-se presidente da Bolívia nesta terça-feira (12). Ela também afirmou que o país terá novas eleições após a formação de uma nova comissão eleitoral. "De acordo …

Bolsonaro anuncia saída do PSL

Em meio à crise por disputa de poder na legenda, presidente afirma que pretende criar novo partido. Cerca de 30 parlamentares aliados de Bolsonaro devem seguir exemplo e deixar o PSL. O presidente Jair Bolsonaro anunciou …

Israel mata comandante da Jihad Islâmica em ataque aéreo

Forças israelense bombardeiam casa de líder extremista na Faixa de Gaza. Militantes palestinos reagem disparando dezenas de mísseis contra Israel. Autoridades pedem que população fique em casa. Um importante comandante militar do grupo extremista palestino Jihad …

Cão aprende a falar usando máquina de escrever e já sabe 29 palavras

Stella tem 18 meses e, apesar de ser um cachorro, já sabe “falar” mais do que muitos humanos da sua idade. Através de uma máquina criada por sua tutora, o animal consegue se comunicar usando …

Saída de Lula da prisão pode ser “oportunidade” para Bolsonaro, diz especialista ao Le Monde

O jornal Le Monde deste domingo e segunda-feira, feriado em que a França comemora o Armistício da Primeira Guerra Mundial, traz uma reportagem de página inteira sobre a liberação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da …

Evo Morales deixa a Bolívia rumo ao México

O agora ex-presidente Evo Morales deixou a Bolívia na noite desta segunda-feira (11) e pegou um avião em direção ao México. Em comunicado via Twitter, Evo Morales disse que estava agradecido ao México por ter lhe …

Turquia repatria jihadistas estrangeiros do "Estado Islâmico"

A Turquia começou a repatriar nesta segunda-feira (11/11) jihadistas estrangeiros do grupo terrorista "Estado Islâmico" (EI) que foram capturados no norte da Síria. Um alemão, um dinamarquês e um americano foram os primeiros deportados por …