Hotel espacial com gravidade artificial pode ser construído em 2025

The Gateway Foundation

A Gateway Foundation planeja criar uma estação espacial rotativa que servirá tanto para pesquisas científicas quanto para passeios turísticos.

Descrita no site da empresa como “o primeiro espaçoporto”, a “The Von Braun Rotating Space Station” é projetada para orbitar a Terra e acomodar até 450 visitantes que desejam ter uma experiência no espaço. O projeto é bastante ambicioso, e a Gateway Foundation planeja construir o espaçoporto até o ano de 2025.

Funcionários da companhia, contudo, reconhecem que a estação pode não estar totalmente concluída em 2025, mas a ideia é construir a estrutura principal e ativar suas funções básicas até essa data, e o projeto total poderia ser concluído em 2027.

“Uma vez que a estação esteja totalmente operacional, nossa esperança, nossa meta e nosso objetivo é tê-la disponível para pessoas comuns”, disse Timothy Alatorre, arquiteto principal da estação espacial.

Ele acrescentou que é possível algum atraso. “Entendemos completamente que atrasos são quase inevitáveis na indústria aeroespacial, mas, com base em nossas projeções internas e no fato de estarmos lidando com tecnologia já existente, não estamos inventando nada novo. Sentimos realmente que o prazo é possível,” ele disse.

Alatorre afirma que a Von Braun Rotating Space Station foi projetada para ser a maior estrutura artificial do espaço, e que uma família ou um indivíduo poderá “economizar razoavelmente e ser capaz de ter dinheiro suficiente para visitar o espaço e ter essa experiência”. Alatorre está projetando o interior da estação, incluindo os espaços habitáveis ​​e o ginásio, e conta que a inspiração por trás desta estação espacial veio da ficção científica, a partir de filmes que ele tem assistido nos últimos 50 anos.

De acordo com o arquiteto, a sci-fi mostra que a humanidade tem sonhado há muito tempo com uma cultura ao redor de espaçonaves e aventuras no espaço. “Acho que começou realmente com Star Trek e depois com Star Wars esse conceito de grandes grupos de pessoas que vivem no espaço e têm seu próprio comércio, sua própria indústria e sua própria cultura, por assim dizer,” acrescentou.

A equipe do projeto se inspirou parcialmente no conceito do cientista espacial alemão Werner von Braun. Na década de 1950, ele apresentou a ideia de uma estação espacial rotativa que utiliza gravidade artificial para o conforto de seus passageiros — o que acabou inspirando o design da estação espacial que aparece em 2001: Uma Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick.

Além de espaços para pesquisas científicas e áreas com microgravidade para quem quiser se divertir flutuando, a estação incluirá restaurantes, bares, áreas esportivas, entre outras atrações. A estação também terá programações artísticas, como shows musicais.

“Esperamos que as pessoas se dediquem a se inspirar, a escrever música, a pintar, a participar das artes”, disse Alatorre. “Uma ou duas vezes por semana, teríamos novas pessoas chegando e elas poderiam passar alguns dias ou algumas semanas” no hotel espacial, acrescentou.

Mas ainda há muitos desafios pela frente, como, por exemplo, conseguir o financiamento necessário para viabilizar a construção da estrutura em tão pouco tempo. Outra questão que pode afetar a percepção do público é a associação do projeto com o nome de Wernher von Braun, que era membro do partido nazista e oficial da SS durante a Segunda Guerra Mundial. “Estávamos nos inspirando apenas nas ideias dele e é por isso que começamos a descrevê-la como a Estação de von Braun”, justificou Alatorre.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Pesquisadores se deparam com '1º colar' humano de 160.000 anos

Fósseis de conchas de amêijoas de 160 mil anos encontradas em cavernas de Israel são os primeiros exemplares de conchas usadas como adorno no corpo humano, defendem pesquisadores. Há cerca de 160 mil a 120 mil …

A China diz ter identificado uma nova doença muito mais mortal do que o Covid-19

A embaixada da China no Cazaquistão alertou sobre uma nova pneumonia desconhecida que seria ainda mais mortífera do que o coronavírus (Sars-CoV-2) causador Covid-19, de acordo com o South China Morning Post (SCMP). “A taxa de …

The Sims ganhará reality show para premiar jogadores em US$ 100 mil

A longeva franquia The Sims, onde gamers gerenciam todos os aspectos da vida de avatares virtuais, vai ganhar um reality show. Veiculado pela emissora norte-americana CBS, a atração se chamará “Spark’d” e deve ir ao ar …

Nudes de 100 anos encontrados dentro de parede são avaliados em milhares de dólares

O senso comum sugere que as gerações passadas eram mais conservadoras que as atuais, especialmente no que diz respeito à sexualidade. Basta escavarmos um pouco a memória – ou as paredes de nossas casas – para …

Presidente interina da Bolívia testa positivo para covid-19

A presidente interina da Bolívia, Jeanine Áñez, revelou nesta quinta-feira (09/07) que foi infectada pelo novo coronavírus e que iniciará um período de quarentena. "Junto com toda a minha equipe, temos trabalhado pelas famílias bolivianas durante …

Após Bolsonaro tirar máscara em entrevista, ABI entra com ação contra presidente no STF

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) apresentou nesta quinta-feira (9) uma queixa criminal ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o presidente Jair Bolsonaro, depois que ele tirou a máscara em uma entrevista em que anunciou …

A quantidade de nitrogênio emitida pela pecuária já ultrapassou os limites seguros

A quantidade de nitrogênio emitida pela criação de animais para abate é superior ao que o planeta pode aguentar. Cientistas alertam que é necessário diminuir o consumo de carne e laticínios. As principais fontes de nitrogênio …

França vai adotar teste de saliva nos aeroportos para evitar 2ª onda de Covid-19

O governo francês anunciou nesta sexta-feira (10) a implementação de testes a base de saliva em seus aeroportos. A medida, que tem como objetivo evitar uma segunda onda de contaminação pelo coronavírus, visa principalmente os …

De 4.200 anos? Arqueólogos desvendam em Israel 'emoji' mais antigo do mundo

Arqueólogos israelenses encontraram evidências de arte rupestre sem precedentes em dólmens de 4.200 anos. O novo projeto de pesquisa faz parte de um estudo de dólmens (monumentos megalíticos tumulares construídos por humanos) na Alta Galileia e …

Governo remarca Enem para janeiro e fevereiro de 2021

O Ministério da Educação anunciou nesta quarta-feira (08/07) as novas datas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020, adiado em razão da epidemia de covid-19. As provas em papel serão aplicadas em 17 …