Nova descoberta pode nos ajudar a colonizar Marte (e a encontrar extraterrestres)

Goddard Space Center / NASA

Cientistas conseguiram descobrir uma bactéria que seria capaz de sobreviver em Marte, e potencialmente também em outros planetas. A descoberta abre a porta à colonização de Marte e até pode facilitar a busca por sinais de vida extraterrestre.

Uma equipe internacional de cientistas, composta por membros da Universidade Nacional Australiana (ANU, na sigla em inglês) e do Imperial College de Londres, e por cientistas da Itália e da França, se baseou no estudo das cianobactérias.

Esses pequenos organismos foram os grandes responsáveis pelo chamado “Grande Evento de Oxidação”, ocorrido há bilhões de anos, provocando um aumento considerável do oxigênio na Terra, o que permitiu o desenvolvimento de formas de vida mais complexas.

As cianobactérias conseguiram dar início ao evento recorrendo a um tipo especial de fotossíntese, capaz de converter a luz do Sol em energia e de criar oxigênio como um produto de desperdício.

A nova pesquisa descobriu que as cianobactérias podem reproduzir esse processo com menos luz do Sol e, possivelmente, também em outros planetas, como se refere no artigo científico publicado na revista Science.

Em questão está, especificamente, a Chroococcidiopsis thermalis, um tipo de cianobactéria que sobrevive em condições extremas e consegue absorver luz vermelha e de menor energia. Isso permite que ela sobreviva em ambientes com pouca luz, como em águas profundas.

“Organismos adaptados a pouca luz, assim como as cianobactérias que temos estudado, podem crescer debaixo de rochas e, potencialmente, sobreviver nas difíceis condições do Planeta Vermelho”, aponta o professor Elmars Krausz, citado no comunicado sobre o estudo.

“Se importada para Marte, teoricamente, a Chroococcidiopsis thermalis pode mudar a face do planeta, ou potencialmente fornecer as bases para um biorreator que cria oxigênio para ambientes humanos“, constata ainda Krausz, notando que isso abriria a porta para a colonização de Marte e de outros planetas.

“Isso pode parecer ficção científica, mas as agências espaciais e as empresas privadas pelo mundo tentam ativamente transformar essa aspiração em realidade em um futuro não muito distante”, acrescenta Krausz, concluindo que “a fotossíntese pode, teoricamente, ser aproveitada por esse tipo de organismo para criar ar para os humanos respirarem em Marte”.

“Algumas cianobactérias, assim como as do tipo encontrado crescendo em ambientes como a Antártida e o Deserto de Mojave, até sobreviveram no exterior da Agência Espacial Internacional”, refere o comunicado sobre a pesquisa.

Por outro lado, estudar as cianobactérias, através das clorofilas vermelhas, também pode dar pistas aos cientistas sobre o que procurar na busca por vida extraterrestre, explica a cientista Jennifer Norton da ANU. “Procurar a fluorescência da assinatura destes pigmentos pode ajudar a identificar vida extraterrestre”, conclui Norton.

O estudo soma-se àquele que descobriu um novo tipo de fotossíntese, que também alarga a nossa compreensão de como procurar por vida fora da Terra.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …