Humanos evoluíram para usar orgasmos para controlar seus parceiros

De acordo com uma nova pesquisa inglesa, os humanos evoluíram para usar o prazer sexual, especialmente o orgasmo, para controlar seus parceiros.

A Dra. Diana Fleischman, psicóloga da Universidade de Portsmouth, diz que o orgasmo e o prazer sexual intenso são formas de reforço positivo e recompensa que podem motivar e mudar nosso comportamento. A evolução nos treinou para usá-los como moedas.

“Todos os animais se envolvem em comportamentos que têm consequências positivas e aprendem a associar a recompensa com os estímulos que eles geram”, explica a cientista.

“Quando experimentamos o prazer sexual com outra pessoa, começamos a ser recompensados por essa pessoa, sua forma, seu cheiro, sua voz etc. A pessoa se torna uma recompensa em seu próprio direito e, finalmente, isso alavanca os relacionamentos”, diz a Dra. Fleischman.

Reforçando comportamentos

Reforço positivo ou recompensa é muito mais propenso a moldar o comportamento do que punição.

“Pense em como usamos com frequência o alimento saboroso e rico em calorias como recompensa: o alimento, o calor, o sono e o prazer sexual são exemplos de recompensas físicas que nos dão prazer, nos fazem sentir bem e podem causar mudanças comportamentais”, afirma.

A Dra. Fleischman argumenta que o comportamento sexual é mais agradável quando cumpre uma necessidade. Orgasmo pode ser um sinal de devoção ao seu parceiro e pode melhorar a ligação entre o casal.

“Recompensar alguém com prazer sexual ou orgasmo poderia ajudar a construir uma base para as pessoas em relacionamentos. Sentimentos de prazer e bem-estar podem levar a associações mais positivas e torná-las mais propensas a perdoar um ao outro por erros ou indiscrições”, exemplifica.

No caso do homem, o prazer do contato sexual com a mãe de seus filhos pode impedi-lo de alocar seu esforço ou recursos para outras oportunidades de acasalamento ou outras crianças.

Para a mulher, o prazer sexual contínuo com o pai de seus filhos poderia impedi-la de abandonar um relacionamento que está protegendo sua prole, e poderia agir como um sinal reconfortante de paternidade para seu companheiro.

O complicado orgasmo feminino

A pesquisa da Dra. Fleischman, que foi publicada na revista Socioaffective Neuroscience and Psychology, também examinou se o comportamento adaptativo pode explicar por que as mulheres experimentam orgasmos menos consistentemente do que os homens, sugerindo que há menos motivadores biológicos.

“Para os homens, o comportamento sexual tem baixos custos potenciais em comparação com grandes benefícios reprodutivos potenciais. As mulheres podem se reproduzir apenas uma vez por ano e seu investimento é maior“, diz a Dra. Fleischman.

“No entanto, enquanto as mulheres não precisam do orgasmo para conceber, o fato de que têm orgasmos é prova de que eles servem a um propósito. Como o orgasmo é variável em mulheres, pode ser mais reforçador do que é para os homens”, aposta a cientista.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …