Libélulas se fingem de mortas para não serem violentadas pelos machos

(dr) ironammonite / Flickr

Uma libélula da espécie Aeshna juncea

Uma libélula da espécie Aeshna juncea

Afinal, parece que o machismo não é só uma preocupação humana. Um estudo com a espécie Aeshna juncea descobriu que 88% das libélulas fêmeas se fingem de mortas para escapar do assédio dos machos da espécie.

O cientista Rassim Khelifa, da Universidade de Zurich, observava duas libélulas em pleno voo, quando reparou que o animal à frente dele, uma fêmea, caiu no chão e ficou lá como se estivesse morta.

O macho ficou por perto algum tempo, até que desistiu e foi embora. Logo depois, a primeira libélula começou a voar novamente como se nada tivesse acontecido.

Curioso, o cientista decidiu estudar se este comportamento poderia ser proposital, talvez para evitar o assédio dos machos – e percebeu que sim. Além de ser tudo planejado, esta técnica realmente resulta para mais de 60% das libélulas.

Mas por que estes insetos se sentem obrigados a tomar uma decisão tão drástica? Para entender a questão, é importante perceber como se dá a reprodução da espécie.

As libélulas fêmeas se aproximam de lagos para reproduzir, onde os machos estão à espera. Depois do cruzamento, todos os ovos são fertilizados e deixados na água. O problema é que, quando há muitos machos no local, eles perseguem as libélulas e realizam um tipo de violação que prejudica a fertilidade e a vida da fêmea.

É claro que as libélulas correm um grande risco quando se jogam no chão em pleno voo. Mas, para as Aeshna juncea, a técnica parece valer a pena.

Segundo o estudo publicado na Ecological Society of America, todas as libélulas que não se fingiram de mortas foram alcançadas e violadas pelos perseguidores durante a tentativa de fuga.

Apesar de invulgar, este comportamento já se verificou em outras espécies como nas aranhas. Para evitar serem comidos pelas fêmeas, os machos fazem-se de mortos depois do ato sexual.

// ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Machismo é para humanos. Insetos e muitos outros seres é instinto livre de julgamento, intenção ou sentimentos de qualquer natureza.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Atmosfera da Terra primitiva pode ter sido tão tóxica quanto a de Vênus hoje

Pesquisadores tentaram reproduzir o equilíbrio delicado entre os gases que evaporaram do oceano de magma e a atmosfera que eles podem ter criado, e descobriram que esta seria fina e composta por dióxido de carbono …

Enorme monolito misterioso descoberto no deserto de Utah

Uma ocorrência totalmente comum. Você está em um helicóptero sobrevoando uma região remota do sul de Utah contanto cabras e bodes selvagens, quando de repente avista um monolito inexplicável saindo do solo. A KSL TV, relatou …

Funcionário de funerária é demitido após tirar selfie com corpo de Maradona

Foi demitido o funcionário da funerária responsável pelo velório do ex-jogador Diego Armando Maradona que tirou uma foto ao lado do caixão com o corpo do astro, enterrado nesta quinta-feira, dia 26, na Grande Buenos …

Museu de Londres reunirá relatos de sonhos de britânicos na pandemia

Projeto visa documentar mudanças no sono causadas pelo confinamento e pela crise gerada com a covid-19, além de coletar narrativas sobre o período para gerações futuras. Mudanças no sono aparentemente têm sido comuns durante a pandemia …

'O Gambito da Rainha': série da Netflix ignora sexismo no xadrez, diz ex-campeã

Existem várias cenas comoventes em O Gambito da Rainha, a série da Netflix que conta a história fictícia de Beth Harman, uma jovem prodígio do xadrez da década de 1960. Em uma delas, um jogador experiente …

Detectada "partícula fantasma" no Sol que confirma teoria da década de 1930

Uma equipe internacional de cientistas conseguiu, pela primeira vez, detectar diretamente a presença do ciclo carbono-nitrogênio-oxigênio (CNO) na fusão nuclear do Sol. Este ciclo representa uma das reações de fusão pelas quais as estrelas convertem hidrogênio …

Musk acertou? Tesla se aproxima dos US$ 500 bilhões de valor de mercado

Nesta segunda-feira (23), a Tesla atingiu o valor de mercado de US$ 498 bilhões. E isso em um momento em que não se sabe se a empresa vai conseguir atingir a sua meta de entregar …

Papai Noel é considerado 'trabalhador essencial' na Irlanda

Na mesma semana em que novas restrições de viagem foram colocadas em prática no Reino Unido e na Irlanda diante dos estragos causados pela segunda onda da pandemia de covid-19 na Europa, a Irlanda fez …

Especialistas da ONU advertem sobre viés racista em algoritmos

Os países devem fazer mais para combater o racismo, principalmente nos algoritmos de inteligência artificial utilizados para reconhecimento facial e controles policiais. Essas ferramentas podem reforçar discriminações, alertam especialistas da ONU. Segundo a especialista jamaicana …

Estudo de dentes de megalodonte revela segredos do tubarão de 18 metros

Especialistas em tubarões revelaram mais informações sobre um dos maiores predadores dos mares – o megalodonte. Nova pesquisa de dentes fossilizados da espécie Odotus megalodons, chamada também de megalodonte, sugere que os tubarões fêmeas desta espécie …