Libélulas se fingem de mortas para não serem violentadas pelos machos

(dr) ironammonite / Flickr

Uma libélula da espécie Aeshna juncea

Uma libélula da espécie Aeshna juncea

Afinal, parece que o machismo não é só uma preocupação humana. Um estudo com a espécie Aeshna juncea descobriu que 88% das libélulas fêmeas se fingem de mortas para escapar do assédio dos machos da espécie.

O cientista Rassim Khelifa, da Universidade de Zurich, observava duas libélulas em pleno voo, quando reparou que o animal à frente dele, uma fêmea, caiu no chão e ficou lá como se estivesse morta.

O macho ficou por perto algum tempo, até que desistiu e foi embora. Logo depois, a primeira libélula começou a voar novamente como se nada tivesse acontecido.

Curioso, o cientista decidiu estudar se este comportamento poderia ser proposital, talvez para evitar o assédio dos machos – e percebeu que sim. Além de ser tudo planejado, esta técnica realmente resulta para mais de 60% das libélulas.

Mas por que estes insetos se sentem obrigados a tomar uma decisão tão drástica? Para entender a questão, é importante perceber como se dá a reprodução da espécie.

As libélulas fêmeas se aproximam de lagos para reproduzir, onde os machos estão à espera. Depois do cruzamento, todos os ovos são fertilizados e deixados na água. O problema é que, quando há muitos machos no local, eles perseguem as libélulas e realizam um tipo de violação que prejudica a fertilidade e a vida da fêmea.

É claro que as libélulas correm um grande risco quando se jogam no chão em pleno voo. Mas, para as Aeshna juncea, a técnica parece valer a pena.

Segundo o estudo publicado na Ecological Society of America, todas as libélulas que não se fingiram de mortas foram alcançadas e violadas pelos perseguidores durante a tentativa de fuga.

Apesar de invulgar, este comportamento já se verificou em outras espécies como nas aranhas. Para evitar serem comidos pelas fêmeas, os machos fazem-se de mortos depois do ato sexual.

// ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Machismo é para humanos. Insetos e muitos outros seres é instinto livre de julgamento, intenção ou sentimentos de qualquer natureza.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Plataforma de gelo no Canadá quebra e cria iceberg pouco menor que Vitória, do Espírito Santo

Após um aquecimento de cerca de 9 ºC nas últimas décadas, a Milne, considerada "a última plataforma de gelo completa" no mundo, perdeu uma grande parte, formando um iceberg. Uma das maiores plataformas de gelo no …

Cientistas propõe adicionar drogas psicoativas na água potável

Pesquisadores do Reino Unido propuseram uma idéia radical para reduzir a taxa de suicídios: incluir o medicamento psicoativo lítio — um estabilizador de humor — na água potável da população. Parece uma idéia completamente radical, mas …

Magnata da mídia é preso em Hong Kong

Jimmy Lai, crítico do regime de Pequim e proprietário de jornal pró-democracia, foi detido com base em nova lei de segurança nacional imposta pela China. O empresário Jimmy Lai, uma das figuras mais influentes do movimento …

Twitter entra na briga pela compra do TikTok e pode fundir redes sociais

O banimento do TikTok nos Estados Unidos virou uma verdadeira novela mexicana. O aplicativo chinês, que tem até 45 dias para encontrar uma companhia americana para assumir suas operações no país e não ser bloqueado …

Motoboy é vítima de racismo de homem branco: "Você tem inveja disso aqui [minha cor]"

A manhã de sexta-feira (7) começou com mais um caso de racismo no Brasil. Um vídeo que viralizou no Twitter registra um homem branco fazendo injúrias raciais contra um entregador de delivery. As fortes imagens são …

‘Grande ameaça à saúde pública’: cientistas descobrem mutação resistente a remédio contra a malária

Pesquisadores em Ruanda identificaram uma cepa do parasita causador da malária que é resistente a medicamentos. O estudo, publicado na revista Nature, revelou que os parasitas eram capazes de resistir ao tratamento com a artemisinina, um …

Brasil, um ano no foco da crítica ambiental mundial

Em agosto de 2019, país virou pária ambiental devido a incêndios e aumento do desmatamento. Bolsonaro reagiu com agressividade e insultos. Agora, aumenta a pressão de investidores estrangeiros por uma mudança de rumo. Foi uma catástrofe …

Com medo da Covid-19, Venezuela discrimina venezuelanos que voltam ao país

Várias medidas vêm sendo aplicadas na Venezuela para conter a Covid-19. Um estádio foi transformado em hospital de campanha, blocos de concreto foram colocados nas vias, festas estão proibidas e há um canal de …

Centro Gamalei, desenvolvedor de vacina russa, explica como funciona e se há riscos para o paciente

O diretor do Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamalei falou sobre os testes da vacina, que será registrada oficialmente na quarta-feira (12). As partículas do coronavírus na vacina da COVID-19 não podem prejudicar …

Mistura inusitada de amônia e água cria raios superficiais e granizos em Júpiter

Júpiter, o maior gigante gasoso do Sistema Solar, é um lugar coberto por tempestades estranhas. O que os cientistas ainda não sabiam é que no meio dessas tormentas, existem raios de natureza bem diferente dos …