Comer fibras pode controlar diabetes tipo 2

As fibras são mais poderosas do que pensávamos! Cientistas descobriram que os grãos integrais podem ser fundamentais para controlar os níveis de açúcar no sangue nos diabéticos tipo 2.

Dietas de alto valor de fibras poderiam controlar a doença, de acordo com a nova pesquisa da Rutgers University, nos EUA, publicada esta sexta-feira (9) na revista Science.

Consumir vegetais, grãos integrais e bananas, que têm muitas fibras, mantém a digestão estável e suave. O estudo mostrou que a fibra desempenha um papel muito mais ativo das bactérias intestinais que controlam açúcares e gorduras no sangue.

As descobertas podem abrir caminho para dietas de alta quantidade de fibras para serem usadas no tratamento de primeira linha para a doença, que afeta 29,1 milhões de americanos. Os pesquisadores disseram que isso também poderia ajudar no controle da evolução da diabetes – impulsionada pela crise da obesidade.

“Nosso estudo abre a possibilidade de que as fibras possam eventualmente se tornar uma grande parte dieta para o tratamento “, disse o professor Liping Zhao, um microbiologista da Rutgers University-New Brunswick, em Nova Jersey.

A diabetes tipo 2 pode levar a uma série de problemas devastadores dos ataques cardíacos e derrames a insuficiência renal, cegueira e perda de um membro. Ela se desenvolve quando o pâncreas faz pouco controle de glicose da insulina, ou quando o corpo não usa o hormônio de forma regular.

As bactérias intestinais produzem ácidos graxos que alimentam as células do revestimento intestinal, reduzindo a inflamação e ajudando a controlar o apetite.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Apesar de ter vacinado mais da metade da população, Israel teme 2ª onda de Covid

O primeiro-ministro israelense, Naftali Bennett, alertou nesta terça-feira que o país pode enfrentar uma nova onda de coronavírus. Segundo ele, o aumento do número de doentes, causado pela chegada da variante Delta, “importada” por …

Cientistas resolvem enigma de esculturas de pedra de 3.200 anos da Turquia

Um recente estudo permitiu descobrir finalmente o significado e a função dos relevos em pedra criados há 3.200 anos no santuário de Yazilikaya, na Turquia, após 200 anos de conjeturas. No século XIII a.C., a alguns …

EUA não devem esperar retomada do diálogo com Pyongyang, diz irmã de Kim Jong-un

As expectativas de retomada do diálogo entre os EUA e a Coreia do Norte são erradas, podendo levar a uma "decepção ainda maior", declarou a irmã do líder norte-coreano. Na terça-feira (22), Kim Yo Jong, alta …

Ministro da Saúde diz que não há mudança de estratégia para a Coronavac

No início desta segunda-feira (21), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, revelou que não haverá qualquer mudança de estratégia para a aplicação da CoronaVac. A declaração do ministro foi feita em audiência ao Senado Federal, revelando …

Há 80 anos, Hitler invadia a URSS – e começava a perder a guerra

Adolf Hitler e seus generais vinham planejando há meses para este momento. No domingo, 22 de junho de 1941, havia chegado a hora: às 3h15 da manhã, a Wehrmacht, forças armadas nazistas, atacou a União …

Com apenas 2% da população imunizada, África quer fabricar suas próprias vacinas anticovid

A África do Sul anunciou nesta segunda-feira a primeira etapa para capacitar seu continente na produção de vacinas anticovid. A conclusão do projeto ainda não tem data prevista, mas a iniciativa já é vista …

Pessoas feias superestimam drasticamente suas aparências

Pessoas pouco atraentes parecem menos capazes de julgar com precisão sua própria atratividade, e tendem a superestimar sua aparência. Não faltam disparidades entre pessoas atraentes e pouco atraentes. Estudos mostram que os mais belos entre nós …

Noruega acusa Pequim de ciberataque contra serviços do governo

Pela primeira vez na história, o Serviço de Segurança Policial da Noruega (PST, na sigla em inglês) identificou a China como sendo responsável por um ataque hacker contra as autoridades do país nórdico. A agência de …

China supera marca de 1 bilhão de vacinas contra a covid-19 aplicadas

Quantia representa mais de um terço das doses aplicadas no mundo. Após início lento da imunização, autoridades chinesas querem vacinar completamente 40% da população até o final de junho. O número de doses de vacinas contra …

Brasileiros protestam no exterior contra Bolsonaro e gestão da epidemia

Dezenas de milhares de pessoas tomaram as ruas de várias capitais brasileiras neste sábado para protestar contra o presidente Jair Bolsonaro e sua gestão da pandemia, que já deixou mais de meio milhão de …