Imenso complexo do Reino de Judá é achado em Jerusalém, perto de embaixada dos EUA

Autoridade de Antiguidades de Israel / Yaniv Berman

Arqueólogos israelenses descobriram um complexo administrativo, de 2.700 anos, no bairro Arnon de Jerusalém.

Uma descoberta na Cidade Velha de Jerusalém, em um local rico em artefatos, ajuda a explicar como eram cobrados impostos e como os alimentos eram armazenados no período dos reis em Jerusalém.

Um gigantesco complexo governamental antigo foi escavado perto da nova Embaixada dos EUA em Jerusalém, revelando uma grande coleção de impressões de selos reais, possivelmente uma das maiores coleções do antigo Reino de Judá, de acordo com pesquisadores da Autoridade de Antiguidades de Israel, como relatado pelo jornal The Times of Israel.

A estrutura remonta ao reinado dos reis judeus Ezequias e Manassés, que governaram aproximadamente do século VIII a.C. a meados do século VII a.C., e se acredita ser um prédio administrativo responsável pela cobrança e armazenamento de impostos.

Tal foi indicado pela descoberta de mais de 120 alças de frascos carimbados encontrados no local, pois os produtos agrícolas eram usados como “culturas de rendimento” para o pagamento de impostos naquela época, incluindo bens como vinho e azeite de oliva. A maioria das inscrições carimbadas, que se acredita terem sido feitas há cerca de 2.700 anos, tem “LMLK”, ou “LamMeLeKh”, em hebraico antigo, que pode ser traduzido como “Pertencente ao Rei”.

De acordo com arqueólogos, a descoberta dessas impressões de selo é uma marca importante e soma-se aos vários milhares de selos similares que haviam sido encontrados anteriormente durante escavações.

Acredita-se que a descoberta de todo o complexo, localizado a apenas três quilômetros fora da Cidade Velha de Jerusalém, com sua principal estrutura “excepcional” da Idade do Ferro, lança luz sobre a cobrança de impostos, e como o sistema administrativo funcionava durante o período em que Jerusalém era administrada por reis.

“Esta é uma das descobertas mais significativas do período dos reis em Jerusalém feitas nos últimos anos. No local que escavamos, há sinais de que a atividade governamental gerenciou e distribuiu suprimentos alimentares não apenas por falta, mas administrou excedentes agrícolas, acumulando mercadorias e riqueza”, explicam os arqueólogos Neri Sapir e Nathan Ben-Ari, que estão codirigindo o processo de escavação.

Entre outras descobertas peculiares feitas pelos arqueólogos estão uma coleção de ídolos de barro em forma de animais, mulheres e até mesmo cavaleiros. Segundo arqueólogos, estes objetos de idolatria poderiam ser interpretados como símbolos de culto pagão, que prevaleceram durante o período do Reino de Judá.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …