A Indonésia vai passar a aceitar garrafas de plástico como forma de pagamento nos transportes públicos. A medida funciona como um incentivo para a população deixar de jogar fora o lixo plástico e começar a usar a rede de transportes públicos.
O objetivo é aumentar as iniciativas à reciclagem. Dessa forma, o governo da Indonésia decidiu passar a aceitar garrafas e copos de plástico como moeda de troca em transportes públicos.
Surabaya, a segunda maior cidade do país, foi a pioneira na iniciativa implementada no mês de abril. Segundo o Greenest Post, aproximadamente 15% de todo o lixo produzido na cidade é plástico.
Então, para usar o ônibus basta entregar os materiais nos postos específicos ou até mesmo na hora do embarque. Cinco garrafas de plástico ou dez copos é o equivalente a uma viagem de até duas horas. Depois de recolher todo o material, ele é vendido a empresas de reciclagem e o dinheiro será destinado ao financiamento de espaços públicos verdes.
A iniciativa, que faz uso da rede de transportes públicos, consegue recolher até 250kg de plástico por dia nessa cidade da Indonésia, e um total de 7 toneladas e meia por mês.
E é esse o plano. Até 2020, a cidade pode ficar livre do lixo plástico.
Ciberia // ZAP