Influencer iraniana conhecida como ‘Angelina Jolie zumbi’ é presa por blasfêmia

Instagram

A estrela iraniana do Instagram que ficou famosa por postar fotos que mostram até onde foi capaz de chegar para se parecer com a atriz americana Angelina Jolie foi presa, segundo a imprensa do Irã.

Sahar Tabar é acusada de crimes como blasfêmia (insulto a Deus e costumes sagrados) e instigação à violência, diz a agência de notícias Tasnim. A ordem de prisão teria partido de uma Corte em Teerã, capital iraniana, que lida com “crimes culturais, e corrupção moral e social”.

Tabar ganhou fama mundial no ano passado depois que suas fotos viralizaram na internet. Embora haja rumores de que ela tenha se submetido a mais de 50 cirurgias plásticas para se parecer com a atriz, a maioria das imagens teria passado por um processo intenso de edição digital.

A jovem de 22 anos atraiu a atenção do mundo com fotos e vídeos nos quais ela parece a versão “zumbi” de Angelina Jolie, diz o jornalista da BBC Oriente Médio Sebastian Usher. Com bochechas enxertadas, lábios inchados e nariz extremamente arrebitado, ela provocou discussões sobre os excessos de cirurgias plásticas.

Em algumas fotos, Tabar aparece com esparadrapos no nariz, indicando que teria passado por uma plástica, e usando um hijab frouxo sobre os cabelos.

Após fascinar e horrorizar seus mais de 26,8 mil seguidores no Instagram, ela também deu indicações de que boa parte da sua aparência fantasmagórica se devia a maquiagem e edição digital — na realidade, ela havia se transformado numa espécie de instalação artística.

Tabar foi presa após a polícia receber reclamações contra ela, diz a agência Tasnim. Ela é acusada de blasfêmia, instigação à violência, aquisição ilegal de propriedade, insultar o código de vestimenta do país e de encorajar jovens à corrupção moral.

Desde então, a conta dela no Instagram foi deletada. Tabar passa a integrar uma longa lista de influenciadores e blogueiros iranianos punidos e perseguidos por violações às duras leis do país.

O Instagram é a única grande rede social permitida no Irã. Facebook, Twitter e Telegram foram oficialmente banidos lá.

A notícia sobre a prisão de Tabar gerou protestos na internet, com comentários irônicos dizendo que ela deveria ter se envolvido com crimes menos “incendiários”, como assassinato e desvio de recursos públicos.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Arqueólogos encontram o que seria o túmulo de Rômulo, fundador de Roma

A descoberta é considerada "excepcional" pelos arqueólogos. O que poderia ser o túmulo de Rômulo (Romulus), o rei fundador de Roma, foi apresentado ao público pela primeira vez nesta sexta-feira (21), trazendo à tona uma …

Venezuela pede investigação do aeroporto de Lisboa em caso de tráfico de drogas

Polícia prendeu duas pessoas em Caracas, envolvidas em envio quinzenal de drogas para Portugal. Segundo autoridades venezuelanas, o transporte era feito em voos da TAP e o aeroporto de Lisboa foi acusado de cumplicidade. O Ministério …

Alemanha reforça medidas de segurança contra extrema direita após atentado

Após o choque do ataque racista em Hanau e pressionado por todos os lados a reagir, o governo alemão anunciou nesta sexta-feira (21) um fortalecimento da vigilância policial, especialmente em torno das mesquitas, diante de …

Tribunal autoriza Tesla a derrubar floresta nos arredores de Berlim

O Tribunal Administrativo Superior de Berlim-Brandemburgo, na Alemanha, autorizou nesta quinta-feira (20/02) a fabricante americana de carros elétricos Tesla a continuar derrubando uma floresta nos arredores de Berlim para a construção de sua primeira fábrica …

McDonald’s lança vela perfumada com ingredientes de hambúrguer

Quando você pensa que o McDonald’s já esgotou a sua cota de criatividade, eis que o marketing da franquia de restaurantes surge com as velas perfumadas com ingredientes de hambúrguer. Criadas para comemorar os 50 anos …

Câmara oculta no túmulo de Tutancâmon poderia abrigar rainha Nefertiti, revelam cientistas

Uma equipe de arqueólogos afirma ter encontrado evidências da existência de uma câmara oculta por atrás das paredes da famosa tumba de Tutancâmon, no Vale dos Reis, Egito. Essa câmara, segundo cientistas, poderia ser a …

Donald Trump critica Oscar por ter escolhido Parasita como Melhor Filme

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não ficou nada satisfeito com a escolha de Parasita, longa sul-coreano, como vencedor do Oscar de Melhor Filme. O político disparou contra a Academia, que escolheu a produção de …

Vídeo viral de menino que sofre bullying gera onda de comoção e apoio global

Pessoas de todo o mundo se uniram em apoio a um menino australiano de nove anos depois que um vídeo mostrando sua profunda angústia por ter sofrido bullying viralizou nas redes sociais. Yarraka Bayle postou o …

Inteligência dos EUA diz que Rússia atua por reeleição de Trump

Oficiais alertam parlamentares de que Moscou vem interferindo para ajudar campanha eleitoral do presidente americano. Mídia afirma que Trump substituiu diretor de Inteligência Nacional após se irritar com a revelação. Oficiais de inteligência dos EUA alertaram …

Levantamento aponta que Brasil tem 300 mil bruxos e bruxas

De acordo com a União Wicca do Brasil (UWB), há cerca de 300 mil bruxos e bruxas no país. O Rio de Janeiro é o estado campeão em número de praticantes, somando 40 mil adeptos …