Podia ser apenas um episódio de Black Mirror, mas é real. Em Milão, há um restaurante que aceita seguidores no Instagram como forma de pagamento.
O restaurante é especializado em gastronomia japonesa e será inaugurado nos próximos dias, na rua Lazzaro Papi. Foi sonhado e idealizado em detalhes pelos irmãos e empresários Matteo e Tommaso Pittarello, que criaram em 2007 a rede “This is not a sushi bar”, que conta atualmente com seis lojas por toda a Itália.
Segundo a ANSA, o novo restaurante oferecerá pratos e refeições gratuitamente, dependendo do número de seguidores que o cliente tiver na sua conta pessoal de Instagram. Na prática, o cliente faz seu pedido, fotografa e publica no Instagram, identificando a conta do restaurante na foto.
Dependendo do número de seguidores que o cliente tiver no Instagram, o restaurante dá certos benefícios: de 5 mil a 10 mil seguidores, o cliente ganha uma segunda refeição; de 10 mil a 50 mil seguidores, quatro pratos. Acima de 100 mil, o almoço ou o jantar fica inteiramente por conta da casa.
Em entrevista à imprensa italiana, os empresários disseram que o objetivo é fazer com que “o cliente brinque conosco”. Brincadeiras à parte, o objetivo primordial vai muito além disso. “É claro que, para nós, o retorno será todo em publicidade. Nosso pagamento é a visibilidade que recebemos nas redes sociais”, disseram.
Da próxima vez que consultar o cardápio de um restaurante, já sabe… Não se esqueça de verificar seu número de seguidores no Instagram.
Ciberia // ZAP