Pesquisadores usam inteligência artificial para descobrir novo antibiótico

Um time de pesquisadores do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) descobriu, por meio da inteligência artificial, um novo tipo de antibiótico, após um poderoso algoritmo analisar por vários dias mais de 100 milhões de compostos químicos em busca de uma nova via para o combate a bactérias resistentes.

Segundo um relatório do Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, as superbactérias matam aproximadamente 35 mil pessoas por ano no país, e a BBC afirma que o aumento de bactérias resistentes a antibióticos aumentou 9% entre 2017 e 2018 no Reino Unido.

Em ambos os casos, boa parte da “culpa” por esse problema é atribuída à automedicação: quando você toma inadvertidamente algum antibiótico por problemas menores, sem a devida consulta médica, a bactéria dentro de você pode se tornar mais resistente à droga, reduzindo ou eliminando a sua eficácia quando ela for realmente necessária.

Segundo os pesquisadores do MIT, o novo composto antibiótico tem capacidade de combater cerca de 35 tipos diferentes de bactérias. E por ser algo nunca utilizado, a resistência contra ele, estima-se, é virtualmente nula.

“Em termos de descoberta de antibióticos, isso é algo absolutamente inédito”, disse Regina Barzilay, pesquisadora sênior do projeto do MIT.

O discurso é endossado por James Collins, um bioengenheiro da equipe: “Eu acho que esse é um dos mais poderosos antibióticos descobertos até hoje. Nós queríamos desenvolver uma plataforma que nos permitisse domar o poder da inteligência artificial para trazer uma nova era à descoberta de drogas antibióticas”.

O algoritmo utilizado para a descoberta tira a sua inspiração no cérebro humano. Os cientistas o treinaram para analisar a estrutura química de 2,5 mil medicamentos, além de outros componentes químicos que trouxessem capacidades de matar a bactéria Escherichia coli — comumente abreviada para E. coli e que se encontra normalmente no trato gastrointestinal inferior de organismos de sangue quente, como o ser humano.

Identificados os compostos mais promissores, o algoritmo selecionou cerca de 100 candidatos para testes físicos (controlados em laboratórios, não feitos em humanos), até que o time chegou à descoberta da halicina. Segundo o doutor Peter Bannister, chairman do Painel de Engenharia e Tecnologia da Saúde, o método de descoberta já é bem conhecido pela comunidade científica.

“A mesma abordagem ganhou popularidade no desenvolvimento de novos métodos terapêuticos, como fármacos e, no caso dessa pesquisa, antibióticos onde o reconhecimento de padrões incluindo tecnologia de deep learning pode ajudar a organizar o alto número de moléculas”, ele disse à BBC. “Esse estudo vai além da simulação teórica e apresenta resultados pré-clínicos, que são essenciais para, junto dos testes clínicos em si, demonstrar claramente a eficácia e segurança das chamadas ‘drogas da IA’”.

Finalmente, os pesquisadores também afirmam que o uso da inteligência artificial e do machine learning pode ajudar na redução de custos oriundos da pesquisa clínica.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …